O estudante deve ser capaz de: 1. Compreender a importância da inovação e da sua gestão para o crescimento das organizações; 2. Compreender, analisar, avaliar e criar sistemas de gestão da inovação para diferentes organizações, com diferentes intentos estratégicos, particularmente distribuindo entre sistemas de gestão da inovação incremental e sistemas de gestão da inovação estratégica-radical (envolta por incertezas); 3. Ter habilidades para criar (projetar) sistemas de gestão da inovação, incluindo sua parte organizacional, conforme modelo de maturidade dos sistemas de gestão da inovação (que distingue as diferentes situações das diferentes organizações); 4. Avaliar o(s) portfólios de projetos de inovação e, se for o caso criar (projetar) um novo arranjo de portfólios, o que inclui criar e/ou eliminar alguns portfólios; 5. Compreender incertezas em projetos, tanto em seu início quanto em seu ciclo (incertezas imprevisíveis), e apontar atividades para mitigá-las; 6. Avaliar a necessidade de ambidestria organizacional para viabilizar a produção de inovaçãoes estratégicas-radicais de forma sistemática.
Por que as empresas inovam. Definição e tipos de inovação. Sistema nacional de inovação e instrumentos de políticas públicas de incentivo à inovação nas empresas. Pilares da inovação na empresa: P&D e esquema organizacional voltado para o aprendizado. Modelo de contingência para organizar e gerenciar a inovação. Estratégia x inovação: escapar da armadilha da commodity, como começar a inovar em empresas sem estrutura de engenharia. Técnicas para analisar o estágio de inovação na empresa. Processo de inovação incremental e suas representações: funil de desenvolvimento, stage-gates e afins. Técnicas de geração de ideias. Gestão de portfólio de projetos de inovação incremental. Inovação estratégica/radical. Incertezas e gestão de incertezas no projeto e nos ecossistemas de negócios ou inovação da empresa: plano de aprendizagem, selecionismo e aprendizagem. Organizando para a inovação estratégica/radical: ambidestria - hubs/centros de inovação, a função organizacional denominada inovação radical. Sistema de gestão da inovação radical/estratégica. Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências do curso: Competência 3 - Gerir a implementação de soluções de engenharia Competência 5 - Aprender continuamente E das seguintes habilidades: - Aprender de forma autônoma e saber lidar com situações complexas, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e da gestão de operações. - Compreender os métodos de análise e resolução de problemas de produção de forma a analisar os problemas de engenharia de forma sistêmica e humanista para o desenvolvimento de soluções de engenharia de produção nas organizações; - Compreender os conceitos e métodos de gestão de projetos de forma a planejar, executar e controlar projetos de engenharia e gestão.
Conhecimentos (conceitos e atividades teóricas): 1. Por que as empresas inovam. 2. Definição e tipos de inovação. 3. Sistema nacional de inovação e instrumentos de políticas públicas de incentivo à inovação nas empresas. 4. Pilares da inovação na empresa: P&D e esquema organizacional voltado para o aprendizado. 5. Modelo de contingência para organizar e gerenciar a inovação. 6. Estratégia x inovação: escapar da armadilha da commodity, como começar a inovar em empresas sem estrutura de engenharia. Técnicas para analisar o estágio de inovação na empresa. 7. Processo de inovação incremental e suas representações: funil de desenvolvimento, stage-gates e afins. 8. Gestão de portfólio de projetos de inovação incremental e de inovação estratégico-radical. 9. Inovação estratégica/radical. Incertezas e gestão de incertezas no projeto e nos ecossistemas de negócios ou inovação da empresa: plano de aprendizagem, selecionismo e aprendizagem 10. Organizando para a inovação estratégica/radical: ambidestria – hubs/centros de inovação, a função organizacional denominada inovação radical. Sistema de gestão da inovação radical/estratégica. Habilidades (atividades práticas): 1. Saber analisar o estado da inovação na organização 2. Saber diferenciar os slementos de um sistema de gestão da inovalçao incremental dos elementos do sistema de gestão da inovação estratégico-radical 3. Saber fazer projetos (criar) de sistemas de gestão da inovação 4. Saber avaliar por que e onde priorizar ações d emelhoria em processos de gestão de inovação incremental. 5. Saber avaliar incertezas envolvidas em projetos de inovação (particularmente em projetos de inovação estratégico-radicais) 6. Saber avaliar as macrocompetências para a gestão da inovação estratégico-radical: descoberta, incubação e aceleração.
SALERNO, Mario S.; GOMES, Leonardo A. V. Gestão da inovação (mais) radical. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. (livro texto principal) GOFFIN, Keith.; MITCHELL, Rick. Innovation management: strategy and implementation using the Pentathlon framework. 2 ed. Basingstoke (UK): Palgrave Macmillan, 2010.(livro texto auxiliar) Outros textos de apoio – Complementary bibliography GOVINDARAJAN, Vijay; TRIMBLE, Chris. 10 rules for strategic innovators: from idea to execution. Boston: Harvard Business School Press, 2005. HANSEN, Morten T.; BIRKINSHAW, Julian. The innovation value chain, Harvard Business Review, v.85, n.6, p.121-130, July 2007. RICE, M.P; O’CONNOR, G.C; PIERANTOZZI, R. Implementing a learning plan to counter project uncertainty. MIT Sloan Management Review, v.49, n.2, p. 53-62, Winter 2008. Vídeo-curso que aborda temas de gestão da inovação tratados na disciplina: (videocourse that approaches the innovation management themes of the course) a) No site do Laboratório de Gestão da Inovação do PRO (http://nagipro.poli.usp.br/course/view.php?id=2); b) Idem, no YouTube LGI