Introduzir a questão do imaginário natural e construído, por intermédio do suporte visual e escrito. Em particular, o interesse recai sobre a iconografia dos viajantes, especialmente os que percorreram a província/ estado de São Paulo ao longo do século 19. De par com isso, os relatos, quer dos mesmos viajantes ou de outros, que consolidaram versões sobre as paisagens, usos, costumes e formas de trabalho. A partir disso, estudar o circuito de tais relatos (visuais e textuais): produção, circulação e apropriação em muitas variáveis e até mesmo suas contestações.
Partindo-se da premissa da mudança de entendimento do mundo a partir da Ilustração (século 18) e do forte empenho em catalogar seres animados e inanimados, aliado ao aparecimento dos romantismos como reação aos excessos racionalistas no final daquele mesmo século e de um novo entendimento da natureza, a disciplina se concentra em alguns dos relatos e imagens produzidos por artistas-cientistas-viajantes estrangeiros que percorreram parcela da província/estado de São Paulo ao longo do século 19, e como tais paisagens, edificações, costumes e formas de trabalho foram representadas e divulgadas. Terá como contrapontos as representações produzidas por alguns membros locais e como os mesmos elementos são interpretados, como tais imagens e textos foram apropriados para uma determinada construção histórica, em especial por Afonso d'Escragnolle Taunay, quando diretor do Museu Paulista (1917-1945), tanto em parcelas das exposições da instituição como em outros suportes. Por fim, como tais imagens e textos são analisados na contemporaneidade.
I- Prólogo1. Apresentação do programa2. Conceitos de representação, práticas e apropriações3. Ilustração e romantismos: os territórios da razão e da sensibilidade4. As noções de natureza nos séculos 18 e 195. O sublime e o pitoresco6. A paisagem romântica7. Visita de estudos a uma instituição culturalII- Visões e descrições1. Visões do Novo Mundo: a diferença traduzida pelo estrangeiro2. Imagens do país colonial: os viajantes e a representação da natureza tropical3. Imagens do país colonial: os viajantes e a representação das vilas4. Imagens do país colonial: os viajantes e a representação do trabalho5. Trânsito de imagens6. A completude da viagem por meio do relato impresso7. Visita de estudos a uma instituição culturalIII- A apropriação de relatos e de imagens1. A construção de lugares da memória2. O Museu Paulista na concepção de Afonso Taunay: exposição como instrumento ideológico3. O uso de imagens e relatos de viajantes no Museu Paulista4. Um caso exemplar: Hercule Florence no Museu Paulista5. Artistas locais (itinerantes) nas paredes do Museu: Miguelzinho Dutra e José Wasth Rodrigues6. Ampliação das fontes: outros viajantes7. O olhar contemporâneo8. Orientação para o trabalho final
Unidade I - Prólogo * digitalizado I ** exemplar na biblioteca do Museu do Ipiranga ADES, Dawn. Natureza, ciência e pitoresco. In: ADES, Dawn (org.). Arte na América Latina: a era moderna - 1820-1980. São Paulo: Cosac & Naify, 1997. p. 63-99.**CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.* **CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8601.CLARK, Kenneth. O culto da natureza. In: CLARK, Kenneth. Civilização: uma visão pessoal. São Paulo: Martins Fontes: Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1980. p. 289-311.DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. 2ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.* ** GUINSBURG, Jacob (org.). O Romantismo. São Paulo: Perspectiva. (Stylus, 3)*MARTINS, Carlos (cur.). O Brasil redescoberto. Rio de Janeiro: Paço Imperial/MinC Iphan, 1999.MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes textuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, n. 45, 2003, p. 33-56. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/JL4F7CRWKwXXgMWvNKDfCDc/?format=pdf&lang=pt . SERRALLER, Francisco Calvo (ed.). Ilustración y Romanticismo. Barcelona: Gustavo Gili, 1992.STICKEL, Erico J. Siriuba. Uma pequena biblioteca particular: subsídios para o estudo da iconografia no Brasil. São Paulo: Edusp: Imesp, 2004.SUSSEKIND, Flora. O Brasil não é longe daqui. O narrador, a viagem. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.*Unidade II - Visões e descriçõesBANDEIRA, Julio; CORRÊA DO LAGO, Pedro. Debret e o Brasil: obra completa, 1816-1831. 3ed. Rio de Janeiro: Capivara, 2013.**BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes. São Paulo: Metalivros: Salvador: F. E. Odebrecht, 1994, 3v.**CORRÊA DO LAGO, Pedro. Iconografia paulistana do século XIX. 2ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Capivara, 2003.**D’ALINCOURT, Luís. Memória sobre a viagem do Porto de Santos à cidade de Cuiabá. Brasília: Senado Federal, 2006. (Edições do Senado Federal, 69). Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/ 1113.**DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. São Paulo: Livraria Martins, 1940. t. 1, v. 1/2. (Biblioteca Histórica Brasileira, 4). Disponível em: https://bibliotecadigital.seade.gov.br/view/ l i s t a r P u b l i c a c a o . p h p ? lista=0&opcao=5&busca=Viagem%20pitoresca%20e%20historica%20ao%20Brasil&tipoFiltro=pa.id_autor&filt ro=599&descFiltro=DEBRET,%20Jean%20Baptiste.**DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. São Paulo: Livraria Martins, 1940. t. 2, v. 3. (Biblioteca Histórica Brasileira, 4). Disponível em: https://bibliotecadigital.seade.gov.br/view/ l i s t a r P u b l i c a c a o . p h p ? lista=0&opcao=5&busca=Viagem%20pitoresca%20e%20historica%20ao%20Brasil&tipoFiltro=pa.id_autor&filt ro=599&descFiltro=DEBRET,%20Jean%20Baptiste.**FLORENCE, Hercule. Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas: 1825 a 1829. Brasília: Senado Federal, 2007. (Edições do Senado Federal, v. 93). Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/188906.**FLORENCE, Hercule. Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas: pelas províncias brasileiras de São Paulo, Mato Grosso e Grão-Pará, 1825-1829. São Paulo: Masp, 1977. * **FLORENCE, Hercule. L’Ami des Arts Livré à lui-même ou Recherche et Découvertes sur Différents Sujets Nouveaux. São Paulo: Instituto Hercule Florence, 2018. Disponível em: https://ihf19.org.br/pt-br/hercule- florence/lami-des-arts. (transcrição e fac-símile) KIDDER, Daniel Parrish. Reminiscência de viagens e permanência no Brasil: Rio de Janeiro e província de São Paulo, compreendendo notícias históricas e geográficas do Império e das diversas províncias. Brasília: Senado Federal, 2001. (Coleção O Brasil visto por estrangeiros. Série viajantes). Disponível em: http:// www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/1050.**MAWE, John. Viagens ao interior do Brasil, particularmente aos distritos do ouro e do diamante. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1922. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/7921?locale=en.**MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. Imagens dos oitocentos. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Vida cotidiana em São Paulo no século XIX. São Paulo: Ateliê Editorial: Editora da Unesp: Imesp: SEC, 1998. p. 345-407.**PRADO, João Fernando de. Jean-Baptiste Debret. São Paulo: Editora Nacional: Edusp, 1973.* **REIS FILHO, Nestor Goulart. As minas de ouro e a formação das capitanias do sul. São Paulo: Via das Artes, 2013.RUGENDAS, Johann Moritz. Viagem pitoresca através do Brasil. São Paulo: Martins, 1940. Edição em alemão (1835) disponível em: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon94994/icon94994.htm.**SAINT-HILAIRE, Auguste de. Segunda viagem a São Paulo e quadro histórico da Província de São Paulo. São Paulo: Martins, 1976. (Biblioteca histórica paulista, 6). Disponível em: https://bibliotecadigital.seade.gov.br/ view/listarPublicacao.php?lista=0&opcao=6&busca=&tipoFiltro=pa.id_autor&filtro=45&descFiltro=SAINT- HILAIRE,%20Auguste%20de&listarConteudo=Monografias.**SAINT-HILAIRE, Auguste. Viagem à província de São Paulo e resumo das viagens ao Brasil, província Cisplatina e Missões do Paraguai. São Paulo: Martins, [1945]. (Biblioteca Histórica Brasileira, 2). Disponível em: https://ia902800.us.archive.org/9/items/viagemprovinci00sainuoft/viagemprovinci00sainuoft.pdf.SPIX, Johann Baptist von; MARTIUS, Carl Friedrich von. Viagem pelo Brasil: 1817-1820. São Paulo: Senado Federal, 2017, 3 v. (Edições do Senado Federal, 244-A-244-C). Disponível em: https://www2.senado.gov.br/ bdsf/handle/id/573991.TRINDADE, Jaelson Bitran. Debret pitoresco ou o Roteiro do sul. In: 180 ANOS da Escola de Belas Artes. Anais do seminário EBA 180. Rio de Janeiro: UFRJ: Centro de Letras e Artes: Pós-graduação da Escola de Belas Artes, 1996.*TSCHUDI, Johann Jakob von. Viagem às províncias do Rio de Janeiro e S. Paulo. São Paulo: Martins, [1953]. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/7001.**ZALUAR, Augusto-Emílio. Peregrinação pela província de S. Paulo (1860-1861). São Paulo: Martins, 1976. (Biblioteca Histórica Paulista, 2). Disponível em: https://bibliotecadigital.seade.gov.br/view/ l i s t a r P u b l i c a c a o . p h p ? lista=0&opcao=5&busca=Peregrinacao%20pela%20Provincia%20de%20S.Paulo%20(1860-1861)&tipoFiltro=p a . i d _ a u t o r & f i l t r o = 4 7 & d e s c F i l t r o = Z A L U A R , % 2 0 A u g u s t o - Em%C3%ADlio&listarConteudo=T%C3%ADtulo%20%20%C2%BB%20Peregrinacao%20pela%20Provincia% 20de%20S.Paulo%20(1860-1861).**Unidade III - A apropriação de relatos e de imagensBARDI, Pietro Maria (apres.). Miguel Dutra: o poliédrico artista paulista (Itú, 1810 - Piracicaba, 1875). São Paulo: Masp, 1981.**BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso Taunay e a memória nacional (1917-1945). São Paulo: Unesp: Museu Paulista, 2005. A tese Um lugar de memória para a Nação: o Museu Paulista reinventado por Affonso d’Escragnolle Taunay (1917-1945) está disponível para download em: https://doi.org/10.47749/T/ UNICAMP.1999.174704.**BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora Unesp, 2017.CARDOSO, Silvana Meirielle. "Meu ofício é arquitetura": a atuação do arquiteto, decorador e entalhador Miguel Dutra na província de São Paulo durante o oitocentos. 2020. (284 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639677.FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; VIDAL, Diana Gonçalves (orgs.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte: Argentum: Brasília: CNPq, 2005.FRANCISCO, Luís Roberto de; SOUZA, Jonas Soares de; OLIVEIRA, Jair de (org.); MARINS, Paulo César Garcez (apr.). Miguel Dutra: bicentenário de nascimento (1812-2012). Itu: Gráfica Gavioli, 2012.HESSEL, Rodolfo Jacob. Iconografia monçoeira: imagens e ideologia. 2006. 143 f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: https:// repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/12983.LE GOFF, Jacques. História e memória. 5 ed. Campinas: Unicamp, 2003.* **LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos problemas. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.**NASCIMENTO, Ana Paula. A São Paulo do século XIX ilustrada no Museu Paulista, 1922. Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. 1-39, 2022. DOI: 10.20396/resgate.v30i00.8669050. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8669050.NASCIMENTO, Ana Paula. A viagem ao sul de Debret nas paredes do Museu Paulista. Domínios da Imagem, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 369–390, 2022. DOI: 10.5433/2237-9126.2021v16n29p369. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/41780.NASCIMENTO, Ana Paula. Entre a fricção e a serenidade, a caminho do interior: os painéis de Wasth Rodrigues no peristilo do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 27, 1-58, dec. 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/149354/157379.NASCIMENTO, Ana Paula; BORREGO, Maria Aparecida de Menezes (org.). Museu Paulista e as memórias das narrativas de Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence. São Paulo: Museu Paulista da USP: Instituto Hercule Florence, 2021. (bilíngue) doi: https://doi.org/10.11606/9786599306303. Disponível em: https:// www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/964.NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S. l.], v. 10, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ revph/article/view/12101.PARDIM, Sonia Leni Chamon. Imagens de um rio: um olhar sobre a iconografia do rio Tietê. 2005. 252 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.*TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Comemoração do cincoentenário da solene instalação do Museu Paulista no Palacio do Ipiranga. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1946.* **TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Guia da secção historica do Museu Paulista. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1937.*Sítios de internetAcervo online do Museu Paulista: https://acervoonline.mp.usp.br/.Álbuns com ilustrações de viajantes que estiveram no Brasil, 1558-1881: http://docvirt.com/docreader.net/ DocReader.aspx?bib=fotos&id=717406984517&pagfis=2022.Atlas dos viajantes no Brasil: https://viajantes.bbm.usp.br/. Brasiliana Iconográfica: https://www.brasilianaiconografica.art.br/. Instituto Hercule Florence: https://ihf19.org.br/pt-br/.Instituto Moreira Salles: https://acervos.ims.com.br/portals/#/categories.Wikipédia: GLAM/Museu Paulista: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:GLAM/Museu_Paulista.