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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP5202 - Estágio Integrado em Especialidades Médicas e Doenças Infecciosas
Integrated Internship in Specialties and Infectious Diseases

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 240 h ( Estágio: 240 h )
Carga Horária de Extensão: 72 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
Endocrinologia 
Competências gerais: Colaborador, Cuidador, Profissional

Hematologia
Competências gerais: Comunicador, Profissional

Imunologia 
Competências gerais: Colaborador, Comunicador, Cuidador, Gestor/Líder, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate)

Infectologia
Competências gerais: Cuidador, Profissional

Reumatologia
Competências gerais: Colaborador, Comunicador, Cuidador, Gestor/Líder, Profissional, Estudioso, Defensor da saúde (Health advocate)
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
500022 - Anna Sara Shafferman Levin
97451 - Berenice Bilharinho de Mendonça
523657 - Edna Regina Nakandakare
432902 - Eduardo Ferreira Borba Neto
143257 - Elvira Deolinda Rodrigues Pereira Velloso
87856 - Jorge Elias Kalil Filho
4851205 - Maria Lucia Cardillo Correa Giannella
2170748 - Pedro Francisco Giavina-Bianchi Junior
 
Ementa
Endocrinologia
Diabetes mellitus tipo 2, Diabetes mellitus tipo 1, Doenças osteometabólicas (hiperparatireoidismo, hipoparatireoidismo, osteoporose), Síndrome de Cushing, Hipocortisolismo, Hipertensão endócrina, Obesidade, Doenças tireoidinas (hipertireoidismo, hipotireoidismo, nódulos tireoidianas), Dislipidemias primárias e secundárias.


Hematologia
Programa voltado para desenvolver habilidades de reconhecimentos das principais neoplasias onco-hematológicas da prática clínica que perfazem cerca de 10% de todos as neoplasias malignas (sólidas e não sólidas), importante causa de morte. O foco do estágio é reconhecer padrões de apresentação clínica, interpretação de exames complementares e detecção, abordagem e condutas iniciais nas emergências onco-hematológicas, relembrando conceitos de anemias, distúrbios de hemostasia e hemoterapia; PATOLOGIAS ABORDADAS: Linfomas (avaliação inicial de adenomegalia, discussão sobre indicação de biópsia excisional, incisional e agulha grossa; discussão específica para estadiamento e princípios básicos de PET-CT), Mieloma Múltiplo (Epidemiologia, Fisiopatologia, Quadro Clínico e laboratorial das paraproteinemias, interpretação de exames complementares - eletroforese de proteínas e imunofixação de proteínas séricas e urinárias, dosagem de imunoglobulinas e cadeias leves livres, aspirado de medula com quantificação de plasmócitos e bases terapêuticas), Leucemias Agudas e Crônicas (Epidemiologia, Quadro Clínico e laboratorial, interpretação de hemograma, aspirado medular, imunofenotipagem, cariótipo e testes moleculares e bases terapêuticas); EMERGÊNCIAS ONCO-HEMATOLÓGICAS:  a) Mieloma Múltiplo: hipercalcemia da malignidade, síndrome de compressão medular e síndrome de hiperviscosidade (elementos figurados e não figurados), b) Leucemias Agudas: Coagulação Intravascular Disseminada, Leucemia Promielocítica Aguda, paciente neutropênico febril, Síndrome de Lise Tumoral, Leucostase; REVISÃO DOS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE HEMOSTASIA PRIMÁRIAS, SECUNDÁRIAS E ANEMIAS: Anemia da Inflamação (fisiopatologia básica e seus diferenciais), Plaquetopenias (distúrbio de hemostasia primária e suas principais caraterísticas com ênfase em Doença de von Willebrand e Púrpura Trombocitopênica Imune (apresentação clínica e tratamento inicial); HEMOTERAPIA: indicações de hemocomponentes, indicação de filtração, irradiação, lavagem e fenotipagem, principais reações/eventos adversos transfusionais: reação febril hemolítica e não hemolítica, sepse, Sobrecarga Circulatória Associada à Transfusão (TACO) e Lesão Pulmonar Aguda Associada à transfusão (TRALI).



Imunologia 
Atividades práticas realizadas em pacientes ambulatoriais e pacientes do Hospital Dia. Discussão de casos clínicos. Aulas teóricas e seminários. Interação/trabalho multidisciplinar. Técnica de teste cutâneo de leitura imediata com aeroalérgenos. Noções de imunoterapia com alimentos, venenos de insetos e aeroalérgenos.Noções de teste de provocação oral com alimentos  e medicamentos. Angioedema Hereditário, Anafilaxia, Erros inatos da imunidade, Urticária, Alergia Alimentar, Reposição de Imunoglobulina Humana Endovenosa, Reação de Hipersensibilidade a Medicamentos.



Infectologia
Tuberculose: investigação e manejo inicial ;Hepatites virais: interpretação de sorologias e quadro clínico ; IST: quadro clínico e manejo inicial ;HIV: quadro clínico, principais complicações, manejo inicial e prevenção combinada;Antibióticos: indicações, noções de resistência bacteriana e aplicações nas principais síndromes infecciosas;Vacinas e profilaxias em acidentes com material perfuro cortante e outros cenários como risco de raiva e tétano;Arboviroses: quadro clínico e manejo inicial. 


Reumatologia
Semiologia osteoarticular, artrocentese diagnóstica, espondiloartrites, artrite reumatoide, monoartrites agudas - com destaque às artrites microcristalinas, osteoporose, lúpus eritematoso sistêmica, síndrome antifosfolípide, osteoartrite, lombalgia mecânica comum
 
 
 
Conteúdo Programático
Endocrinologia
Cuidados e Profissional: Prova teórica, avaliação do desempenho assistencial nas atividades práticas (ambulatório) e avaliação do desempenho ético-profissional com pacientes e colaboradores (ambulatório)
Colaborador: Avaliação do desempenho ético-profissional com pacientes e colaboradores (ambulatório)
ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em pequenos grupos, Prática assistencial supervisionada, Participação na visita geral da endocrinologia
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório

https://docs.google.com/document/d/1r45p0IDmjXoLTbd3ja9__lveUXLLzM-5BHg9-Vq88Ww/edit?usp=drive_link
 

Hematologia
COMUNICADOR: avaliação durante coleta de anamnese, exame físico e discussões clínicas. O(a) aluno(a) é avaliado quanto à postura e comunicação com paciente, seus pares, preceptores, assistentes e residentes; PROFISSIONAL: é avaliado ao aplicar normas de segurança no ambiente de trabalho, demonstrar habilidades e atitudes em relação à abordagem ao paciente e comunicação efetiva com seus pares, preceptores, pacientes, cuidadores, e demais integrantes do Serviço.
ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em pequenos grupos, Team-based learning, Flipped classroom (sala de aula invertida), Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Google Classroom, Aula síncrona online
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório, Enfermaria

https://docs.google.com/document/d/1xhkfZ7vkSGMAbKIGcVRY_KNdT9ziH3JjiKPo3v0__WA/edit?usp=drive_link


Imunologia
1. Comunicador: o estudante é avaliado por meio de sua prática diária em atividades do ambulatório e diagnóstico as quais ele é responsável por coletar, registrar e compartilhar informações clínicas de seus pacientes. Ademais, o aluno é responsável por realizar as orientações aos pacientes em relação ao diagnóstico e conduta supervisionado pelo preceptor da disciplina. A competência é avaliada por meio de observação da equipe assistencial (atendimentos e discussões de caso), revisão do prontuário e prova teórica. Essa competência é avaliada no ambulatório e diagnóstico de Imunologia Clínica, enfermaria, Hospital Dia e sala de aula.
2.	Profissional: o estudante é avaliado ao conhecer e aplicar as normas de segurança do trabalho em ambiente hospitalar e do estágio, demonstrar comportamentos e atitudes fundamentais para exercício da profissão (atitude ética, humana e respeitosa, compromisso com o serviço e honestidade) e reconhecer/respeitar o contexto sócio cultural e religioso do paciente e da sua família. A competência é avaliada por observação do aluno e feedback ao aluno. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são atendimento clínico, discussão de casos, visita médica e interdisciplinar. Essa competência é avaliada no ambulatório e diagnóstico de Imunologia Clínica, enfermaria, Hospital Dia.
3.	Colaborador: o estudante é avaliado ao trabalhar com equipes médicas e interprofissionais (respeito, comunicação, compromisso) e ao reconhecer a necessidade de uma avaliação de equipe multiprofissional. Essa competência é avaliada por meio de observação diária. Em relação as atividades que abrangem essa competência, podemos citar atendimendo em consulta, acompanhamento dos paciente nos testes diagnósticos e visita à enfermaria. Essa competência é avaliada no ambulatório e diagnóstico de Imunologia Clínica, enfermaria, Hospital Dia.
4.	Gestor/Líder: o estudante é avaliado por gerenciar tempo, equipe e recursos. Essa competência é avaliada por meio de observação diária dos alunos. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são atendimento clínico, pontualidade e utilização eficiente do tempo durante o estágio. Essa competência é avaliada no ambulatório e diagnóstico de Imunologia Clínica, enfermaria, Hospital Dia.
5.	Cuidador: o estudante é avaliado ao cuidar dos pacientes em ambiente ambulatorial, acompanhar pacientes hospitalizados. As atividades são avaliadas por observação diária, questões de múltipla escolha e discurssivas. As atividades que são utilizadas como estratégia para essas competências são atendimento clínico ambulatorial e evolução em enfermaria e Hospital Dia (anamnese, exame físico, raciocínio clínico e plano terapêutico), discussão de casos. Essa competência é avaliada no ambulatório e diagnóstico de Imunologia Clínica, enfermaria, Hospital Dia.
6.	Estudioso: o estudante é avaliado ao reconhecer sua necessidade de aprendizado e realizar auto gestão da aquisição de conhecimento. As atividades são avaliadas por questões de múltipla escolha e discurssivas. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são atendimento clínico, medicina baseada em evidências e discussões de caso. Essa competência é avaliada no ambulatório e diagnóstico de Imunologia Clínica, enfermaria, Hospital Dia, sala de aula .
7.	Defensor da Saúde (Health Advocate): o estudante é avaliado ao defender os direitos dos pacientes e reconhecer suas necessidades sociais. A competência é avaliada por observação das práticas do aluno. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são manejo do paciente. Essa competência é avaliada no ambulatório e diagnóstico de Imunologia Clínica, enfermaria, Hospital Dia.
ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em pequenos grupos, Prática assistencial supervisionada, Seminários, Google Classroom
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório, Enfermaria, Hospital Dia

https://docs.google.com/document/d/1WmOo58OBolyaz3GsHIdPb58j7TshXqeqfkvZxtqUndg/edit?usp=drive_link


Infectologia
Observação das atitudes durante estágios de enfermaria e ambulatório.
ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Aula prática, Atividade em pequenos grupos, Vídeo aulas, Prática assistencial supervisionada, Seminários, Google Classroom
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório, Enfermaria

https://docs.google.com/document/d/1iDtOZehUe-eOl9ZO-fmNBMcxii42h5upXpxUu-UNYIw/edit?usp=drive_link


Reumatologia
1. Comunicador: o estudante é avaliado por meio de sua prática diária em atividades do ambulatório e diagnóstico as quais ele é responsável por coletar, registrar e compartilhar informações clínicas de seus pacientes. Ademais, o aluno é responsável por realizar as orientações aos pacientes em relação ao diagnóstico e conduta supervisionado pelo preceptor da disciplina. A competência é avaliada por meio de observação da equipe assistencial (atendimentos e discussões de caso), revisão do prontuário e prova teórica. Essa competência é avaliada no ambulatório e enfermaria de Reumatologia e sala de aula.
2.	Profissional: o estudante é avaliado ao conhecer e aplicar as normas de segurança do trabalho em ambiente hospitalar e do estágio, demonstrar comportamentos e atitudes fundamentais para exercício da profissão (atitude ética, humana e respeitosa, compromisso com o serviço e honestidade) e reconhecer/respeitar o contexto sócio cultural e religioso do paciente e da sua família. A competência é avaliada por observação do aluno e feedback ao aluno. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são atendimento clínico e discussão de casos. Essa competência é avaliada no ambulatório e enfermaria de Reumatologia.
3.	Colaborador: o estudante é avaliado ao trabalhar com equipes médicas e interprofissionais (respeito, comunicação, compromisso) e ao reconhecer a necessidade de uma avaliação de equipe multiprofissional. Essa competência é avaliada por meio de observação diária. Em relação as atividades que abrangem essa competência, podemos citar atendimendo em consulta, acompanhamento dos durante procedimento de infiltração/artrocentese. Essa competência é avaliada no ambulatório e enfermaria de Reumatologia.
4.	Gestor/Líder: o estudante é avaliado por gerenciar tempo, equipe e recursos. Essa competência é avaliada por meio de observação diária dos alunos. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são atendimento clínico, pontualidade e utilização eficiente do tempo durante o estágio. Essa competência é avaliada no ambulatório e enfermaria de Reumatologia.
5.	Cuidador: o estudante é avaliado ao cuidar dos pacientes em ambiente ambulatorial. As atividades são avaliadas por observação diária, questões de múltipla escolha e discurssivas. As atividades que são utilizadas como estratégia para essas competências são atendimento clínico ambulatorial (anamnese, exame clínico, raciocínio clínico e plano terapêutico), discussão de casos. Essa competência é avaliada no ambulatório e enfermaria de Reumatologia.
6.	Estudioso: o estudante é avaliado ao reconhecer sua necessidade de aprendizado e realizar auto gestão da aquisição de conhecimento. As atividades são avaliadas por questões de múltipla escolha e discurssivas. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são atendimento clínico, medicina baseada em evidências e discussões de caso. Essa competência é avaliada no ambulatório e enfermaria de Reumatologia e sala de aula .
7.	Defensor da Saúde (Health Advocate): o estudante é avaliado ao defender os direitos dos pacientes e reconhecer suas necessidades sociais. A competência é avaliada por observação das práticas do aluno. As atividades que são utilizadas como estratégia para essa competência são manejo do paciente. Essa competência é avaliada no ambulatório e enfermaria de Reumatologia.
ESTRATÉGIAS E CENÁRIOS
Estratégias educacionais: Aula teórica, Atividade em pequenos grupos, Flipped classroom (sala de aula invertida), Prática assistencial supervisionada, Google Classroom, resolução de questões, apresentação de caso e discussão de casos.
Cenários de aprendizagem: Sala de aula, Ambulatório, Enfermaria

https://docs.google.com/document/d/107x3jZcUqj-2zOr3_GeFWf3P__2QOnSLo-SKJdmo_Xc/edit?usp=drive_link
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Endocrinologia Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Conceito com base no desempenho nas atividades com os preceptores Controle de frequência: Chamada oral Hematologia Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, feedback Controle de frequência: Chamada oral Imunologia Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Prova prática (em laboratório), Obtenção de feedback pelo preceptor Controle de frequência: Lista de assinatura, Realizado em todas as atividades. Critérios de aprovação: Nota final maior ou igual a 7,0 para aprovação (nota mínima na prova escrita igual a 5,0). Infectologia Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Seminários Controle de frequência: Chamada oral Reumatologia Estratégias de avaliação do desempenho dos estudantes: Teste de múltipla escolha, Prova dissertativa, Apresentação de Caso Clínico, Obtenção de feedback pelo preceptor Controle de frequência: Chamada oral
Critério de Avaliação
Endocrinologia Cálculo da média final: Média final da Endocrinologia: Nota da prova teórica (90%) + nota de conceito (10%) A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito-2024 Critérios de aprovação: Obter média das duas provas (1. Especialidades, 2. Dermato/oftalmo) igual ou maior que 5,0 (cinco) Hematologia Cálculo da média final: 1) Prova teórica ao final do curso junto com as demais especialidades; na qual o conceito deverá ser superior a 70%; 2) Conceito a ser acrescentado à nota da prova teórica de até 10%. A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito-2024 Critérios de aprovação: Nota maior ou igual a 70% na especialidade. Imunologia Cálculo da média final: 60% prova teórica (3 testes), 40% questões discurssivas (2 questões) , conceito. A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito-2024 Critérios de aprovação: Nota final maior ou igual a 7,0 para aprovação (nota mínima na prova escrita igual a 5,0). Infectologia Cálculo da média final: Conceito da enfermaria (assistentes) - 50% Prova teórica - 30% Conceito ambulatórios (preceptora) - 10% Seminários - 10% A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit.ly/conceito-2024 Critérios de aprovação: Aprovação: Nota média final igual ou maior que 5,0 e nota de conceito da enfermaria igual ou maior que 5,0 Reprovação: Nota média final < 5,0 e/ou nota de conceito da enfermaria < 5,0. O aluno deverá repor o estágio integralmente. Reumatologia Cálculo da média final: 36% prova teórica (3 testes), 64% questões discursivas (2 questões) , conceito. A avaliação do conceito do aluno será realizada por meio de Instrumento Institucional que pode ser acessado em: bit-ly/conceito-2024 Critérios de aprovação: Nota final maior ou igual a 7,0 para aprovação (nota mínima na prova escrita igual a 5,0).
Norma de Recuperação
Endocrinologia requência abaixo de 70% e/ou nota abaixo de 3,0: reprovação sem recuperação Frequência acima de 70% e nota entre 3,0 e 5,0: com estes critérios o aluno deverá fazer nova avaliação teórica. Hematologia Reconciliação oral inicial e, se aluno não demonstrar ter estudado após resultado <70%, realizará outra prova teórica. Imunologia A ser combinada para cada aluno. Infectologia Recuperação: nota da prova teórica < 5,0. O aluno deve refazer a prova teórica com o próximo grupo. Reumatologia A ser combinada para cada aluno.
 
Bibliografia Básica
     
Endocrinologia

Clínica Médica – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP – Manole, 2015 
Série Manual do Médico-Residente do HCFMUSP - Endocrinologia e Metabologia - Atheneu, 2021


Hematologia

Hoffbrand AV, Moss PAH. Hoffbrand’s Essential Haematology, 7th Edition.; 2016; O’Connell TX, Horita TJ, Kasravi B. Understanding and interpreting serum protein electrophoresis. Am Fam Physician. 2005;71(1):105–112; van de Donk NWCJ, Pawlyn C, Yong KL. Multiple myeloma. Lancet. 2021;397(10272):410–427; Ralston SH, Penman ID, Strachan MWJ, Hobson RP. Davidson’s Principles & Practice of Medicine. 23rd ed.; 2018;


Imunologia

Kalil J, Motta AA, Agondi R. Alergia e Imunologia- Aplicação Clínica. 2ª edição.2021.
Dirceu Solé, Luciana R. Silva, Renata Rodrigues Cocco e cols. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 –  Parte 1 - Etiopatogenia, clínica e diagnóstico. Arq Asma Alerg Imunol 2018; 2: 7-38. doi.org/10.5935/2526-5393.20180004.
Dirceu Solé, Luciana R. Silva, Renata Rodrigues Cocco e cols. Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar: 2018 – Parte2 - Diagnóstico, tratamento e prevenção. Arq Asma Alerg Imunol 2018; 2: 39-82. doi.org/10.5935/2526-5393.20180005.
Campos RA, Serpa FS, Mansour E, Alonso MLO, Arruda LK, Aun MV, et al. Diretrizes brasileiras do angioedema hereditário 2022 - Parte 1: definição, classificação e diagnóstico. Arq Asma Alerg Imunol. 2022;6(2):151-169 ata de preenchimento: 29/01/2023 21:43:00
Campos RA, Serpa FS, Mansour E, Alonso MLO, Arruda LK, Aun MV, et al. Diretrizes brasileiras de angioedema hereditário 2022 - Parte 2: terapêutica. Arq Asma Alerg Imunol. 2022;6(2):170-196
Tangye et al.  Human Inborn Errors of Immunity: 2022 Update on the Classification from the International Union of Immunological Societies Expert Committee. J Clin Immunol 42, 1473–1507 (2022). https://doi.org/10.1007/s10875-022-01289-3
Goudouris ES, Rego Silva AM, Ouricuri AL, Grumach AS, Condino-Neto A, Costa-Carvalho      BT, et al. II Brazilian Consensus on the use of human immunoglobulin in
patients with primary immunodeficiencies. Einstein (Sao Paulo). 2017;15(1):1-16.


Infectologia

PCDTs e Manuais do Ministério da Saúde sobre ISTs, HIV, PrEP, Guia de Vigilância em Saúde, entre outros.


Reumatologia

Manual de Reumatologia para Graduação em Medicina. Ricardo Fuller e Rosa M. R. Pereira. 2ª edição. 2016
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Usuários do sistema de saúde em atendimento de hospital terciário
Objetivos da atividade
Oferecer cuidado integral e ético em saúde nesta área aos usuários do SUS
Descrição da atividade
Atendimento a pacientes em ambulatório e enfermaria
Indicadores de avaliação da atividade
Número de pacientes atendidos; número de procedimentos realizados; grau de satisfação do usuário (avaliado pelo NPS); taxa de abstenção ou evasão dos usuários

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