Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Medicina
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Medicina
 
Disciplina: MSP4271 - Integração das Principais Doenças e Situações Ginecológicas e Obstétricas
Integrating Major Diseases and Gynecological and Obstetric Situations

Créditos Aula: 16
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 240 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Conhecimentos: Em Obstetrícia saber: 

1. Revisão e aprofundamento de Anamnese Obstétrica.
2. Revisão e aprofundamento de Exame Físico Obstétrico.
3. Pré-Natal na Primeira Metade da Gravidez.
4. Pré-Natal na Segunda Metade da Gravidez.
5. Queixas de urgência da 1ª metade da gravidez (abortamento e gravidez ectópica)
6. Queixas de urgência da 2ª metade da gravidez (DPP e PP)
7. Outras queixas de urgência (êmese e perda de líquido)
8. Ultrassonografia na 1ª metade da gravidez
9. Ultrassonografia na 2ª metade da gravidez
10. Vitalidade Fetal – Parte 1: Cardiotocografia e Perfil Biofísico Fetal (PBF)
11. Vitalidade Fetal – Parte 2: Doppler
12. Anomalias do crescimento fetal
13. Como reconhecer a gravidez de alto risco?
14. Fundamentos da anestesia obstétrica
15. Prematuridade: fatores de risco e diagnóstico
16. Uso de medicamentos na gravidez
17. Principais doenças obstétricas: DMG e DHEG     
18. Assistência ao segundo e terceiro períodos do parto
19. Admissão da gestante em Trabalho de Parto.
20. Assistência ao Trabalho de Parto e Parto.
21. Quando indicar cesárea?


Em Ginecologia saber:

1.Cuidado com a paciente:
a.prestar atendimento médico forma eficaz, apropriada e com acolhimento e respeito; comunicação (comunicar informação entre seus pares e outros profissionais envolvidos na atenção à saúde); profissionalismo (respeitar os diferentes níveis de responsabilidade e princípios éticos).
2.Avaliação da paciente:
a.Anamnese ginecológica; exame físico ginecológico
3.Promoção e Prevenção saúde feminina
4.Contracepção, planejamento familiar
5.Dor
a.Dor pélvica aguda, dor pélvica crônica, endometriose, disforia pré menstrual, dismenorréia, dispareunia
6.Climatério e menopausa, terapia hormonal
7.Síndrome hiperandrogênicas, hipotireoidismo e hiperprolactinemia
8.Desenvolvimento puberal
a.Aspectos éticos e legais no atendimento de adolescentes
9.Sangramento uterino anormal
a.Leiomiomas, adenomiose, pólipos
b.Sangramentos funcionais
10.Infertilidade Conjugal
11.Prolapso genital
12.Incontinência urinária
13.Técnicas cirúrgicas em ginecologia
14.Doenças benignas da mama
15.Neoplasias anexiais benignas
16. ISTs e Patologia do trato genital inferior
17.	HPV e patologia cervical
a.	Câncer de colo uterino - uma perspectiva de controle e prevenção mundial
18.	Revisão
a.	Antimicrobianos
b.	Fisiologia do Ciclo Menstrual
c.	Aspectos anatomopatológicos das doenças mamárias
d.	Radiologia trato genital


Habilidades: Obstetrícia: fazer anamnese em simulações ou em pacientes, fazer exame físico (palpação obstétrica, mensuração de altura uterina, ausculta de BCF, toque vaginal e exame especular) em manequins e em pacientes, simular assistência ao parto em manequins, fazer diagnóstico clínico das principais síndromes obstétricas (sangramentos de primeira e segunda metade da gravidez, RPMO, trabalho de parto, emêse/hiperêmese, RCF, macrossomia, infecções congênitas, DHEG, DMG)

Ginecologia: anamnese, exame físico ginecológico, exame de mamas, coleta de material biológico para colpocitologia ou pesquisa biológica, biópsias cervicais, paramentação cirúrgica, postura em campo cirúrgico, elaborar hipóteses diagnósticas e diagnósticos diferenciais, planejamento e orientação a partir de hipóteses diagnósticas.     


Atitudes: Cuidar da paciente para a promoção da saúde por meio de orientação com acolhimento, empatia e respeito; demonstrar conhecimento das informações técnicas e raciocínio clínico; demonstrar capacidade e interesse de investigar e avaliar queixas e demandas de suas pacientes frente às melhores práticas clínicas; dialogar e transmitir informação com seus pares e diferentes profissionais envolvidos na atenção à saúde com profissionalismo; respeitar diferentes níveis de responsabilidade e hierarquia a partir dos melhores princípios éticos. Ser pontual nas atividades presenciais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2274921 - Edmund Chada Baracat
7489422 - Isabel Cristina Esposito Sorpreso
5776266 - José Maria Soares Júnior
1482633 - Marco Aurélio Knippel Galletta
 
Ementa
O programa visa a capacitar o aluno a realizar o diagnóstico das principais síndromes obstétricas e ginecológicas e ao para o desenvolvimento da observação e reflexão, preparando o estudante para o início do internato. Em obstetrícia, o conteúdo teórico abordará diversos aspectos da assistência pré-natal e de urgência, assim como de assistência ao parto. Haverá imersão do aluno em cenários práticos de assistência obstétrica (em ambulatório, no setor de ultrassonografia e vitalidade fetal, pronto atendimento e centro obstétrico). Em ginecologia, o programa visa iniciar o aprendizado das competências necessárias à realização da anamnese e exame físico ginecológicos com o desenvolvimento do raciocínio clínico para interpretação de dados semiológicos e realização de diagnósticos diferenciais. O desenvolvimento de aprendizado prático ocorrerá através do acompanhamento de atividades assistenciais em ambulatório geral e especializado, além de centro cirúrgico com supervisão de médicos assistentes, preceptores e residentes. O conteúdo das disciplinas será desenvolvido por meio de aulas expositivas presenciais, aulas remotas (síncronas e assíncronas), seminários, discussão de casos clínicos com fixação de conceitos, elaboração de portfolios e treinamento em ambiente de simulação, tanto no Laboratório de Habilidades, como no ambiente hospitalar. 
 
 
 
Conteúdo Programático
Temas
 Puberdade anormal
 Amenorréia
 Síndromes androgênicas
 Infertilidade conjugal
 Endometriose
 Afecções benignas do útero: mioma, adenomiose, pólipo uterino
 Prolapso de órgãos pélvicos
 Incontinência urinária
 Infecções do trato reprodutivo
 Moléstia inflamatória pélvica aguda
 Infecção pelo HPV e neoplasia intra-cervical
 Câncer de colo de útero
 Lesões precurspras e câncer de emdométrio
 Tumores benignos e malignos de ovário
 Doenças benignas da mama e câncer de mama 
 Uso de medicamentos e drogas durante a gravidez
 Aspectos nutricionais na gravidez
 Psicodinâmica da gravidez
 Avaliação clínica da bacia obstétrica
 Contratilidade uterina e fases clínicas do parto
 Mecanismo de parto nas apresentações cefálicas fletidas
 Assistência ao parto vaginal
 Puerpério

Programa/Cronograma: 
https://drive.google.com/open?id=1JcWH0oVoWgOs4lNzt1WmIINHBBsB3BE6

Programa educacional:
https://docs.google.com/document/d/1jo-_h4Unj0T7PUn82ApP3EO72B0MS_LCso4W0JgWVzk/edit?usp=drive_link
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Teste de múltipla escolha, Prova prática (em laboratório), Portfolio, Seminários, Testes de múltipla escolha postados na plataforma Google Classroom, e entregues pelos alunos após cada aula teórica; Nota de avaliação de desempenho nas atividades de simulações; Avaliação prática durante o atendimento; Realização de tarefas pedagógicas como preenchimento de formulários; Realização de pesquisas. Controle de frequência: Lista de assinatura, Registro eletrônico, Presença nas atividades práticas; Presença nas atividades por videoconferência; Envio de portfólio para registro das atividades práticas.
Critério de Avaliação
1) Para ser considerado aprovado, o aluno deverá ter a nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) e 70% de frequência, no mínimo, em Ginecologia e em Obstetrícia, separadamente. 2) Alunos com no mínimo 70% de frequência e nota entre 3,0 e 4,9, em uma ou nas duas disciplinas –Ginecologia e Obstetrícia - deverão realizar avaliação para recuperação da(s) disciplina(s) especifica(s). 3) Alunos com Nota Final inferior a 3,0 (três) e/ou frequência inferior a 70% estarão reprovados automaticamente. 4) Justificativas de faltas deverão ser entregues ao Serviço de Graduação, impreterivelmente em até 03 (três) dias corridos após a falta/ausência, para serem considerados. 5) A Prova Substitutiva poderá ser disponibilizada aos alunos que entregarem a justificativa de falta no Serviço de Graduação, impreterivelmente em até 03 (três) dias corridos, a contar da data da falta/ausência na Prova Teórica. Serão consideradas prioritariamente como critério de justificativas pelo professor responsável pela disciplina, para a marcação desta prova, as situações de doenças ou lutos comprovados, atividades de representação oficial, apresentação de trabalho científico e ida a congressos. 6) A Prova Substitutiva será marcada, pelo professor responsável pela disciplina em até 30 (trinta) dias após o final da disciplina. 7) A Nota Final da Disciplina, a ser lançada no Sistema Júpiter, será calculada a partir da média das notas das Disciplinas de Obstetrícia e Ginecologia, desde que cumpridos os requisitos de 70% de frequência mínima nas duas disciplinas e nota igual ou superior a cinco nas duas disciplinas. Cálculo da média final: A avaliação geral do aluno no curso se fará a partir de 02 elementos, conforme descrição a seguir: Nota: - Obstetrícia: Nota de Atividade Teórica (NAT) composta pelas seguintes notas: Prova Teórica Final (Peso 6) + Média das Notas dos Formulários Google Classroom (Peso 4)/ 10 Nota de Atividade Prática (NAP) composta pelas seguintes notas: Prova de Atividade Prática (Peso 5) + Média das Notas dos Portfólios de Obstetrícia (Peso 5)/10 Nota Final em Obstetrícia = NAT (peso 7) + NAP (Peso 3)/10 - Ginecologia: Nota de Atividade Teórica (NAT): Prova Teórica Final (peso 8)+ Casos clínicos (peso 1) + Seminário (peso 1)/10 Nota de Atividade Prática (NAP): Avaliação dos atendimentos (peso 2) + Atividades - FORMs - Google Classroom (peso 2) + Atividade portfólio (peso 6) ■ Maior ou igual a 21 atendimentos - nota 4 ■ 11 a 20 atendimentos - nota 2 ■ 0 a 10 atendimentos - nota 0 ● Nota final = NAT peso 2; NAP peso 1 Nota final: o aluno deverá obter média maior ou igual a cinco nos conteúdos de obstetrícia e de ginecologia separadamente.
Norma de Recuperação
Os alunos que obtiverem 70% de frequência e nota entre 3 e 4,9 deverão realizar uma prova de recuperação, em até 10 dias corridos a contar da data de aplicação da prova teórica oficial.
 
Bibliografia Básica
     
Obstetrícia:
1. ZUGAIB OBSTETRÍCIA BÁSICA. Editor Marcelo Zugaib; editores associados Roberto Eduardo Bittar, Rossana Pulcineli Vieira Francisco]. – 1. ed. – Barueri, SP: Manole, 2015
2. ZUGAIB OBSTETRÍCIA. Organização Marcelo Zugaib, Rossana Pulcineli Vieira Francisco. - 4. ed. - Barueri [SP] : Manole, 2020.

Ginecologia:
1.Condutas em ginecologia baseadas em evidências: Baseada em Evidências - Protocolos Assistenciais - Clínica Ginecológica Hospital das Clinicas – FMUSP, Baracat et al, 2016
2.Protocolos da Atenção Básica: Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

3.Comprehensive Gynecology - 7th Edition, Lobo et al, 2017
4.Speroff’s CLINICAL GYNECOLOGIC ENDOCRINOLOGY AND INFERTILITY - Ninth Edition Taylor et al., 2020
5.Medical eligibility criteria for contraceptive use -- 5th ed. WHO Library Cataloguing-in-Publication Data, 2015
 

Clique para consultar os requisitos para MSP4271

Clique para consultar o oferecimento para MSP4271

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP