Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Matemática e Estatística
 
Ciência da Computação
 
Disciplina: MAC0340 - Laboratório de Engenharia de Software
Software Engineering Lab

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018       Desativação:

 
Ementa
1. Revisão dos conceitos fundamentais de engenharia de software; a) fases de desenvolvimento e o ciclo de vida do software; b) técnicas em modelos fundamentais para cada fase de desenvolvimento; c) técnicas para gerenciamento de software.  2. Um histórico sobre as metodologias de desenvolvimento de software. 3. Metodologias para desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. 4. Estudos de casos reais utilizando as metodologias de desenvolvimento. 5. Projetos a serem desenvolvidos utilizando as metodologias (ferramentas/ambientes serão utilizados na práticas de tais estudos).  6. Análise comparativa entre metodologias de desenvolvimento.
 
Objetivos
Sistemas computacionais complexos requerem formas disciplinadas de desenvolvimento. A Aplicação de metodologias de desenvolvimento de software, desenvolvidas no âmbito da Engenharia de software, viabiliza o desenvolvimento de software em tempo hábil e com uma qualidade desejada. Esta disciplina tem como objetivo a aplicação de metodologias e estudo de casos reais de desenvolvimento de software.  O Estudo e aplicação das metodologias visa desenvolver a maturidade tanto na avaliação de metodologias apropriadas para o desenvolvimento de novos sistemas,  quanto na aplicação das mesmas em sistemas reais.
 
Conteúdo Programático
1. Revisão dos conceitos fundamentais de engenharia de software; a) fases de desenvolvimento e o ciclo de vida do software; b) técnicas em modelos fundamentais para cada fase de desenvolvimento; c) técnicas para gerenciamento de software.  2. Um histórico sobre as metodologias de desenvolvimento de software. 3. Metodologias para desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. 4. Estudos de casos reais utilizando as metodologias de desenvolvimento. 5. Projetos a serem desenvolvidos utilizando as metodologias (ferramentas/ambientes serão utilizados na práticas de tais estudos).  6. Análise comparativa entre metodologias de desenvolvimento.
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Média ponderada de provas e exercícios.
Critério de Avaliação
Média ponderada de provas e exercícios.
Norma de Recuperação
Média ponderada da nota final e de provas e/ou trabalhos de recuperação
 
 
Bibliografia
     
1. Object-Oriented Software Engineering: Practical Software Development using UML and Java, by T. Lethbridge and R. Laganiere, McGraw-Hill, 2002. 2. Developing Software with UML - Object-oriented Analysis and Design in Pratice, by B. Oestereich, Addison-wesley, 1999. 3. Extreme Programming Explained: Embrace Change, by K. Beck, Addison - Wesley, 2000. 4. Engenharia de Software, by Ian Sommerville, Addison-Wesley, 2003, sexta edição. (Uma tradução de "software Engeneering, by Ian Sommerville, Addison-Wesley, 2001")  5. Software Engineering. A practioner's approach, by Roger S. Pressman, Mc Graw-Hill, 2001, fifth edition.  6. Software Engineering Theory and Practice, by Shari L. Pfleeger, Prentice Hall, 2001.
 
Docente(s) Responsável(eis)
2564323 - Ana Cristina Vieira de Melo
78352 - Flavio Soares Correa da Silva

 
Clique para consultar os requisitos para MAC0340

Clique para consultar o oferecimento para MAC0340

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP