1. As necessidades das empresas modernas.2. Os novos modelos de produção. 3. As escolas de organização do trabalho. 4. Princípios sócio-técnicos de planejamento do trabalho. 5. Trabalho em grupo6. Organização por processos.7. Mudanças organizacionais.
Compreender as várias possíveis formas de organização do trabalho na produção a partir dos fundamentos das diversas escolas de organização do trabalho, com ênfase na escola "sócio-técnica moderna".
1. As necessidades das empresas modernas: Organização, produtividade, qualidade, flexibilidade e competitividade.2. Os novos modelos de produção: a "revolução" contemporânea nas fábricas.3. As escolas de organização do trabalho: administração científica, escola clássica (taylorismo/fordismo), escola de relações humanas (enriquecimento de cargos), escola sócio-técnica (grupos semi-autônomos), da contingência4. Princípios sócio-técnicos de planejamento do trabalho: metodologia original de projeto organizacional de Tavistock.5. Trabalho em grupo: tipos, casos. Grupos abertos e grupos fechados. Relações de fronteira (produção-manutenção, qualidade e planejamento, dentre outros).6. Organização por processos.7. Implantação de mudanças organizacionais
FLEURY, Afonso C.C.; VARGAS, N. Organização do trabalho. São Paulo: Atlas, 1983.HELOANI, Roberto. Organização do Trabalho e Administração: Uma Visão Multidisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994.MARX, Roberto. Trabalho em grupo e autonomia como instrumentos da competição. São Paulo: Atlas, 1998.SALERNO, Mario S. Projeto organizacional de produção integrada e flexível. São Paulo: EPUSP/PRO, 1998.SOUZA LIMA, J. C. Relações entre empresas da cadeia e questões contemporâneas de organização do trabalho. Itu: Ottoni, 2006.TAYLOR, Frederick W. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1976.VARGAS, Nilton. Organização do trabalho e capital. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ/PEP, 1979.WOOMACK, James P.; JONES, Daniel T.; ROOS, Daniel. A máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 1992.