O curso pretende fornecer um panorama de contribuições representativas das diversas ciências humanas ao estudo da imagem – da história da arte à sociologia, da antropologia à semiologia -, analisar criticamente a trajetória da disciplina historiográfica em função do tratamento dispensado às fontes iconográficas e, por fim, passar em revista crítica alguns estudos de casos concretos, da Antiguidade à Época Contemporânea.
Desde sua constituição, no século XIX, a historiografia moderna privilegiou o texto como fonte documental. Do mesmo modo, em sintonia com a tradição humanística e filosófica ocidental, conferiu à palavra, particularmente à palavra escrita, uma importância matricial como elemento de organização social e um potencial ímpar na construção do conhecimento. Por decorrência, a imagem (como a cultura material, em geral) foi confinada a certas zonas específicas de reflexão, como a história da arte e a estética. Nas últimas décadas, porém, esse cenário vem sendo questionado e esforços consideráveis têm sido feitos para inserir a iconografia na operação historiográfica, bem como para analisar historicamente os fenômenos imagéticos. Isso implica o desenvolvimento de novas abordagens do processo social, que considerem sua dimensão visual, e de instrumentais teórico- metodológicos que explorem adequadamente a imagem como fonte documental. A disciplina também destinará 20 horas para o planejamento e desenvolvimento de práticas extensionistas, a serem computadas nas ACE constantes do Histórico Escolar do aluno. Essa atividade deverá ser voltada para o público externo à Universidade, previamente delimitado pelo aluno e com aval do professor, e deverá ter caráter historiográfico, que poderá assumir diferentes formas, tais como: formação historiográfica de público- externo à universidade, formação continuada de professores da rede básica, atividades e organização de eventos culturais com temas históricos, atividades de preservação patrimonial, organização documental e direito à memória, exposições, performances teatrais, intervenções urbanas, ações vinculadas a monumentos e contra monumentos, placas comemorativas, roteiros turísticos, dentre outros, podendo ser de caráter presencial ou remoto, de acordo com as definições institucionais e normas vigentes na Universidade. O desenvolvimento das atividades se fará sob a tutoria do docente- responsável pela disciplina, sendo avaliada conforme as regras vigentes para aprovação em disciplinas, mediante relatório final e sistematização da avaliação pelo grupo social envolvido, conforme indicadores previamente definidos pelo docente e pelos alunos envolvidos.
- A constituição da historiografia moderna e o problema das fontes: textos, cultura material, imagens; - Abordagens da imagem, tendências e debates: história da arte (da iconologia renascentista ao século XX); - Sociologia da arte; Antropologia das imagens: psicologia social e psiquiatria; semiologia e linguística; - O ‘visual turn’; Sociedade, materialidade, visualidade; - A imagem como artefato cultural; - O problema da percepção visual: do biológico ao social; - Historiografia e imagens: relações, limites e possibilidades; - Perspectivas recentes de uma história a partir das imagens; - Problemas metodológicos da análise iconográfica
- Alloa, Emmanuel (ed.) - Penser l’image. Dijon: Les Presses du Réel, 2010. - Alloa, Emmanuel (ed.) - Penser l’image II. Anthropologie du visuel. Dijon: Les Presses du Réel, 2015. - Alloa, Emmanuel & Cappelletto, Chiara (eds.) - Dynamis of the image. Moving images in a global world. Berlin-Boston : De Gruyter, 2020. - Almont, Jacques – A imagem. Campinas : Papirus, 1993. Barnaby, Edward - Realistic critiques of visual culture. Cham, Switzerland: Palgrave-Macmillan, 2018. - Bazin, Germain – História da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989. - Belting, Hans - Pour une anthropologie des images. Paris: Gallimard, 2004. - Belting, Hans - Likeness and presence. A history of the image before the era of art. Chicago: The University of Chicago Press, 1994. - Belting, Hans – O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2012. - Brennan, Teresa & Jay, Martin (eds.) - Vision in context: historical and contemporary perspectives on sight. New York: Routledge, 1996. - Bryson, Norman; Holly, Michael Ann & Moxey, Keith (eds.) - Visual culture: images and interpretations. Middletown: Wesleyan University Press, 1994. - Burke, Peter – Testemunha ocular. História e imagem. Bauru: Edusc, 2004. - D’Alleva, Anne – Methods and theories of art history. London: Lawrence King, 2012. - Dierkens, Alain et alii (eds.) – La performance des images. Bruxelles: Éditions de l’Université de Bruxelles, 2010. - Dikovitskaya, Margaret – Visual culture: the study of the visual after the cultural turn. Cambridge, MA: The MIT Press, 2006. - Elkins, James – Visual studies. A skeptical introduction. New York: Routldege, 2003. - Elkins, James & Naef, Maja (ed.) – What is an image? Pennsylvania: The Pennsylvania State University Press, 2011. - Freedberg, David - The power of images: Studies in the history and theory of response. Chicago: The University of Chicago Press, 1989. - Gauthier, G. – Vingt une leçons sur l’image et le sens. Paris, 1989. - Gell, Alfred - Art and agency: An anthropological theory. Oxford: Oxford University Press, 1998. - Hentschel, Klaus - Visual cultures in Science and technology. A comparative history. Oxford: Oxford University Press, 2019. - Holly, Michael Ann & Moxey, Keith (eds.) - Art history, aesthetics, visual studies. New haven: Yale University Press, 2002. - Jay, Martin & Ramaswamy, Sumathi (eds.) - Empires of vision. A reader. Durham-London: Duke University Press, 2014. - Luhmann, Niklas - Art as a social system. Stanford: Stanford University Press, 2000. - Meneses, Ulpiano T. B. - Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, 23 (45), 2003, p. 11-36. - Meneses, Ulpiano T. B. - História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: Cardoso, Ciro Flamarion & Vainfas, Ronaldo (Eds.) – Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 243-262. - Mirzoeff, Nicholas – The right to look. A counterhistory of visuality. Durham: Duke University Press, 2011. - Mirzoeff, Nicholas (ed.) – The visual culture reader. London: Routledge, 2013. - Mitchell, William J. T. - Iconology: image, text, ideology. Chicago, 1989. - Mitchell, William J. T. – Picture theory. Chicago: The University of Chicago Press, 1995. - Mitchell, William J.T. - What do pictures want? Chicago: The University of Chicago Press, 2005. - Moxey, Keith – Visual Time. The image in history. Durham: Duke University Press, 2013. - Neiva Jr, Eduardo – A imagem. São Paulo: Editora Ática, 1994. - Pink, Sarah (ed.) - The future of visual anthropology. Engaging the senses. London: Routledge, 2006. Rose, Gillian & Tolia-Kelly, Divya (eds.) - Visuality/Materiality. Images, objects and practices. Surrey: Ashgate, 2012. - Vovelle, Michel – Imagens e imaginário na história. São Paulo: Editora Ática, 1997. - Woodiwiss, Anthony – The visual in social theory. London: The Athlone Press, 2001.