1)Apresentar um panorama histórico do design voltado para a compulsão do consumo e do design voltado para o atendimento das necessidades humanas e sociais.2)Discutir a questão dos modelos do design simples, do design útil e do design fútil.3)Analisar a questão das estratégias do desperdício e obsolescência planejada, na sua origem e nos produtos atuais.4)Analisar a relação entre progresso técnico e progresso humano.
Aulas teóricas, Estudos de casos;Apresentação e debates dos trabalhos discentes.
O design americano dos anos 20/30. As autoestradas americanas e a moradia nos subúrbios. O “dever de consumir” do cidadão americano no pós-guerra. Raymond Loewy e Henry Dreyfuss. Vance Packard e Ralf Nader. A obsolescência planejada e as novas técnicas de convencer. A vitória da obsolescência nos computadores e na fotografia digital. O consumismo hoje. O branding, o marketing e o merchandising. Produtos úteis e produtos fúteis. A complicação desnecessária. Atendimento eletrônico bancário – facilidade de uso ou desemprego planejado. As “modas”, as “tendências”, a necessidade de pertencer ao grupo e os conceitos de “contemporaneidade”. Necessidades e vaidades egoísticas e suas consequências sociais. O design com fetiche. Análise de produtos e de informações.
ANDREWS, EDGARD; ANDREWS, FAITH. Shaker furniture: the craftsmanship of an american communal sect. New York: Dover Publications, 1964.BISHOP, TERRY. Design history: fad or function? London: Design Council: 1978CONRAM, TERENCE; FRASER, MAX. Designers on design. New York: Conran Octopus, 2004.DAHLIN, TORSTEN et alii. The human dimension: Swedish industrial design. Stokholm: Svensk Industridesign, 1994.DREYFUSS, HENRY. Designing for people. New York: Grossman Publishers. 1974.DUITS, THIMO te. The origin of things. Rotterdam: NAi Publisher, 2003.FERNÁNDEZ, SILVIA; BONSIEPE, GUI. Historia del deseño em América Latina y el Caribe. São Paulo: Editora Blücher, 2008.FLINCHUM, RUSSEL. Henry Dreyfuss industrial designer: the man in the brown suit. New York: Cooper-Hewitt National Design Museum. 1997.FORTY, ADRIAN. Objetos de desejo. São Paulo: Cosac Naify, 2007.GLOAG, JOHN.A social history of furniture. New York: Bonanza Books, HAWKEN, PAUL. The ecology of commerce – a declaration of sustainability. New York: HarperColims Publishers, 1993.KAO, JOHN. The new business of design. New York: Allworth Press, 1996.KELLEY, TOM. The ten faces os innovation. New York: Corrency Doubleday, 2005.KELLEY, TOM. The art of innovation. New York: Corrency Doubleday, 2001.KEPES, GYORGY (org.). L`objet créé par l`homme. Bruxelas: La connaissance, 1968KEPES, GYORGY (org.). Éducation de la vision. Bruxelas: La connaissance, 1967KUNKEL, PAUL, Apple design. New York: Graphis Inc, 1997.LINDINGER, HERBERT. Ulm design: the morality of objects. Cambridge: The MIT Press, 1991.LOEWY, RAYMOND. Industrial design. London: Faber and Faber, 1979.LONGINOTTI-BUITONI, GIAN LUIGI. Vendendo sonhos – como deixar qualquer produto irresistível. São Paulo: Negócio Editora Ltda., 2000.MAHEU, JEAN. Désign: actuali´tes fin de siècle. Paris: Centre Georges Pompidou, 1986.MANZINI, EZIO. The material of invention: materials and design. Cambridge: The MIT Press, 1989.MANZINI, EZIO; VEZZOLI, CARLO. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2002.MARCUS, GEORGE H. Functionalist design: an ongoing history. New York: Prestel, 1995.McDONOUGH, WILLIAM; BRAUNGART, MICHAEL. Cradle to cradle: remaking the way we make things. New York: North Point Press, 2002.MORIN, EDGAR. Cultura de massas no século XX. Rio de Janeiro: Forense, 1967.NORMAN, DONALD A. The design of everyday things. New York: Currency Doubleday, 1989.NORMAN, DONALD A. Design emocional. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda, 2008.PACKARD, VANCE. Estratégia do desperdício. São Paulo: IBRASA. 1965.PAPANECK, VICTOR. Design for the real world. New York: Pantheon Books, 1971.SAAD, ANA LÚCIA. Autocad – atualizações frequentes: avanço tecnológico ou obsolescência programada? São Paulo: FAUUSP: Dissertação MSc. 2001.TULLIS, TOM; ALBERT, BILL. Measuring the user experience. Burlington: Elsevier, 2008