Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Projetos
 
Disciplina: AUP2405 - Design para o Mundo Real
Design for the Real World

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
1)Apresentar um panorama histórico do design voltado para a compulsão do consumo e do design voltado para o atendimento das necessidades humanas e sociais.
2)Discutir a questão dos modelos do design simples, do design útil e do design fútil.
3)Analisar a questão das estratégias do desperdício e obsolescência planejada, na sua origem e nos produtos atuais.
4)Analisar a relação entre progresso técnico e progresso humano.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
506352 - Cristiane Aun Bertoldi
 
Ementa
Aulas teóricas, 
Estudos de casos;
Apresentação e debates dos trabalhos discentes.
 
 
 
Conteúdo Programático
O design americano dos anos 20/30. As autoestradas americanas e a moradia nos subúrbios.  O “dever de consumir” do cidadão americano no pós-guerra. Raymond Loewy e Henry Dreyfuss. Vance Packard e Ralf Nader. A obsolescência planejada e as novas técnicas de convencer. A vitória da obsolescência nos computadores e na fotografia digital. O consumismo hoje. O branding, o marketing e o merchandising. Produtos úteis e produtos fúteis. A complicação desnecessária. Atendimento eletrônico bancário – facilidade de uso ou desemprego planejado. As “modas”, as “tendências”, a necessidade de pertencer ao grupo e os conceitos de “contemporaneidade”. Necessidades e vaidades egoísticas e suas consequências sociais. O design com fetiche. Análise de produtos e de informações.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
Caso viável pelo número de alunos os trabalhos serão desenvolvidos por equipes de, no máximo, três alunos.
Ensaios preliminares.
Estudos de casos de produtos atuais.
Seminários, debates e apresentações.
Critério de Avaliação
Presença e participação nas atividades de classe.
Desenvolvimento dos trabalhos.
Qualidade do resultado final e de sua apresentação.
Norma de Recuperação
Poderá haver recuperação para o aluno, ou grupo, que, embora tenha apresentado um trabalho de qualidade, não tenha conseguido formalizar a sua apresentação final.
De acordo com normas da USP, só terão direito à recuperação alunos com presenta (70% ou mais) e nota superior a 3,0 (três).
 
 
Bibliografia
     
ANDREWS, EDGARD; ANDREWS, FAITH. Shaker furniture: the craftsmanship of an american communal sect. New York: Dover Publications, 1964.
BISHOP, TERRY. Design history: fad or function? London: Design Council: 1978
CONRAM, TERENCE; FRASER, MAX. Designers on design. New York: Conran Octopus, 2004.
DAHLIN, TORSTEN et alii. The human dimension: Swedish industrial design. Stokholm: Svensk Industridesign, 1994.
DREYFUSS, HENRY. Designing for people. New York: Grossman Publishers. 1974.
DUITS, THIMO te. The origin of things. Rotterdam: NAi Publisher, 2003.
FERNÁNDEZ, SILVIA; BONSIEPE, GUI. Historia del deseño em América Latina y el Caribe. São Paulo: Editora Blücher, 2008.
FLINCHUM, RUSSEL. Henry Dreyfuss industrial designer: the man in the brown suit. New York: Cooper-Hewitt National Design Museum. 1997.
FORTY, ADRIAN. Objetos de desejo. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
GLOAG, JOHN.A social history of furniture. New York: Bonanza Books,
HAWKEN, PAUL. The ecology of commerce – a declaration of sustainability. New York: HarperColims Publishers, 1993.
KAO, JOHN. The new business of design. New York: Allworth Press, 1996.
KELLEY, TOM. The ten faces os innovation. New York: Corrency Doubleday, 2005.
KELLEY, TOM. The art of innovation. New York: Corrency Doubleday, 2001.
KEPES, GYORGY (org.). L`objet créé par l`homme. Bruxelas: La connaissance, 1968
KEPES, GYORGY (org.). Éducation de la vision. Bruxelas: La connaissance, 1967
KUNKEL, PAUL, Apple design. New York: Graphis Inc, 1997.
LINDINGER, HERBERT. Ulm design: the morality of objects. Cambridge: The MIT Press, 1991.
LOEWY, RAYMOND. Industrial design. London: Faber and Faber, 1979.
LONGINOTTI-BUITONI, GIAN LUIGI. Vendendo sonhos – como deixar qualquer produto irresistível. São Paulo: Negócio Editora Ltda., 2000.
MAHEU, JEAN. Désign: actuali´tes fin de siècle. Paris: Centre Georges Pompidou, 1986.
MANZINI, EZIO. The material of invention: materials and design. Cambridge: The MIT Press, 1989.
MANZINI, EZIO; VEZZOLI, CARLO. O desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: Edusp, 2002.
MARCUS, GEORGE H. Functionalist design: an ongoing history. New York: Prestel, 1995.
McDONOUGH, WILLIAM; BRAUNGART, MICHAEL. Cradle to cradle: remaking the way we make things. New York: North Point Press, 2002.
MORIN, EDGAR. Cultura de massas no século XX. Rio de Janeiro: Forense, 1967.
NORMAN, DONALD A. The design of everyday things. New York: Currency Doubleday, 1989.
NORMAN, DONALD A. Design emocional. Rio de Janeiro: Editora Rocco Ltda, 2008.
PACKARD, VANCE. Estratégia do desperdício. São Paulo: IBRASA. 1965.
PAPANECK, VICTOR. Design for the real world. New York: Pantheon Books, 1971.
SAAD, ANA LÚCIA. Autocad – atualizações frequentes: avanço tecnológico ou obsolescência programada? São Paulo: FAUUSP: Dissertação MSc. 2001.
TULLIS, TOM; ALBERT, BILL. Measuring the user experience. Burlington: Elsevier, 2008
 

Clique para consultar os requisitos para AUP2405

Clique para consultar o oferecimento para AUP2405

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP