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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
 
Psicologia
 
Disciplina: 5940511 - Teorias e Tecnicas Psicoterapicas I
Psychotherapeutic Theories and Techniques I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Geral: O objetivo geral da disciplina é propiciar aos alunos informações de ordem teórica e técnica sobre o campo das psicoterapias, enfocando as suas origens históricas, com o advento da psicanálise, compreendida como matriz dos métodos terapêuticos. 

Específicos: Os alunos deverão, nesta disciplina:
1) Identificar a fundamentação teórica presente na técnica psicanalítica;
2) Identificar as particularidades que a diferenciam dos demais métodos terapêuticos;
3) Discriminar a aplicação da psicanálise no campo da psicopatologia;
4) Definir os pontos básicos que definem a psicoterapia breve;
5) Discriminar psicoterapia breve de psicanálise.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
53802 - Manoel Antonio dos Santos
 
Ementa
 
 
 
Conteúdo Programático
UNIDADE I: “Introdução ao campo das psicoterapias”
Delimitação técnica das psicoterapias.
Identificação dos pontos de intersecção entre diferentes técnicas/abordagens psicoterápicas.
Psicoterapia e psicanálise: Semelhanças e diferenças.

UNIDADE II: “A psicanálise em seus primórdios”
Evolução histórica da psicanálise: As origens
A descoberta do inconsciente
Sonhos: formação e funções
As escolas de psicanálise e a psicanálise contemporânea

UNIDADE III: “Fundamentos teóricos”
Estrutura e funcionamento do psiquismo: Alguns conceitos metapsicológicos
A constituição do aparelho psíquico e a gênese dos sintomas
Posição esquizoparanóide e posição depressiva
Teoria dos vínculos
Objetos e fenômenos transicionais

UNIDADE IV: “Fundamentos técnicos”
Entrevista inicial: Indicações e contra-indicações para psicoterapia; o contrato
As “regras técnicas”: Associação livre e atenção flutuante
Transferência
Contratransferência
Interpretação (ou melhor: a “atividade interpretativa”)
Insight – Elaboração – Cura

UNIDADE V: “Psicoterapia Breve (PB)”
Introdução ao estudo das psicoterapias breves
Definição do campo (em seus pontos básicos) e fundamentação teórica.
Critérios de indicação/seleção de pacientes.
O conceito de “foco”, aspecto central da psicoterapia breve
Alcances e limitações da PB
- PB e psicanálise
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
As unidades serão desenvolvidas por intermédio de aulas expositivas e discussão de textos em sala de aula, combinando-se o esquema de discussão em pequenos grupos com o de discussão em grupo geral. Também poderão ser programadas algumas aulas ministradas por profissionais experientes nas abordagens estudadas, nas quais deverão ser apresentados casos clínicos. Poderão, ainda, ser exibidos vídeos (documentários, filmes, etc.) que ilustrem os tópicos a serem trabalhados.
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados por intermédio de (1) um trabalho escrito, individual, contendo os principais tópicos estudados nas abordagens psicoterápicas incluídas no programa da disciplina; (2) seminário referente a uma das abordagens previstas no programa; (3) assiduidade, de acordo com a presença e participação do aluno durante as aulas ministradas. Cada uma destas atividades será avaliada com notas de zero a dez, sendo a nota final a média aritmética simples das três avaliações realizadas.
Norma de Recuperação
Realização de uma prova oral, e ou síntese de leitura, e ou seminários, e ou trabalhos escritos sobre o conteúdo da disciplina no prazo previsto pela regulamentação. O aluno deverá entrar em contato com o docente para saber qual critério será adotado.
 
 
Bibliografia
     
BIRMAN, J. A constituição da psicanálise: Freud e a experiência psicanalítica. Rio de Janeiro: Taurus/Timbre, 1889.
FREUD, S. Obras completas. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LAPLANCHE, J. E PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. Trad. de Pedro Tamen. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
PLASTINO, C. A. A aventura freudiana: Elaboração e desenvolvimento do conceito de inconsciente em Freud. Rio de Janeiro: UFRJ/Tempo Brasileiro, 1993.
ROAZEN, P. Freud e seus discípulos. São Paulo: Cultrix, 1978.
ZIMERMAN, D. E. Fundamentos psicanalíticos: Teoria, técnica e clínica - Uma abordagem didática. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
 

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