Geral: O objetivo geral da disciplina é propiciar aos alunos informações de ordem teórica e técnica sobre o campo das psicoterapias, enfocando as suas origens históricas, com o advento da psicanálise, compreendida como matriz dos métodos terapêuticos. Específicos: Os alunos deverão, nesta disciplina:1) Identificar a fundamentação teórica presente na técnica psicanalítica;2) Identificar as particularidades que a diferenciam dos demais métodos terapêuticos;3) Discriminar a aplicação da psicanálise no campo da psicopatologia;4) Definir os pontos básicos que definem a psicoterapia breve;5) Discriminar psicoterapia breve de psicanálise.
UNIDADE I: “Introdução ao campo das psicoterapias” Delimitação técnica das psicoterapias. Identificação dos pontos de intersecção entre diferentes técnicas/abordagens psicoterápicas. Psicoterapia e psicanálise: Semelhanças e diferenças.UNIDADE II: “A psicanálise em seus primórdios” Evolução histórica da psicanálise: As origens A descoberta do inconsciente Sonhos: formação e funçõesAs escolas de psicanálise e a psicanálise contemporâneaUNIDADE III: “Fundamentos teóricos” Estrutura e funcionamento do psiquismo: Alguns conceitos metapsicológicos A constituição do aparelho psíquico e a gênese dos sintomas Posição esquizoparanóide e posição depressiva Teoria dos vínculos Objetos e fenômenos transicionaisUNIDADE IV: “Fundamentos técnicos” Entrevista inicial: Indicações e contra-indicações para psicoterapia; o contrato As “regras técnicas”: Associação livre e atenção flutuante Transferência Contratransferência Interpretação (ou melhor: a “atividade interpretativa”) Insight – Elaboração – Cura UNIDADE V: “Psicoterapia Breve (PB)”Introdução ao estudo das psicoterapias brevesDefinição do campo (em seus pontos básicos) e fundamentação teórica.Critérios de indicação/seleção de pacientes. O conceito de “foco”, aspecto central da psicoterapia breveAlcances e limitações da PB- PB e psicanálise
BIRMAN, J. A constituição da psicanálise: Freud e a experiência psicanalítica. Rio de Janeiro: Taurus/Timbre, 1889.FREUD, S. Obras completas. Edição Standard Brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1976. LAPLANCHE, J. E PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. Trad. de Pedro Tamen. São Paulo: Martins Fontes, 1983. PLASTINO, C. A. A aventura freudiana: Elaboração e desenvolvimento do conceito de inconsciente em Freud. Rio de Janeiro: UFRJ/Tempo Brasileiro, 1993.ROAZEN, P. Freud e seus discípulos. São Paulo: Cultrix, 1978.ZIMERMAN, D. E. Fundamentos psicanalíticos: Teoria, técnica e clínica - Uma abordagem didática. Porto Alegre: ArtMed, 1999.