Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Educação
 
Adm Escolar e Economia da Educação
 
Disciplina: EDA0664 - Cultura e Educação I: Teoria da Complexidade e Cultura Escolar
EDA0664 - Culture and Education I: Complexity Theory and School Culture

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Este curso tem como finalidade propiciar ao aluno o conhecimento de novas perspectivas de estudo e de pesquisa sobre a cultura escolar, tendo como base a mudança paradigmática e as contribuições da Teoria da Complexidade.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1678040 - Rogério de Almeida
5937060 - Sabrina da Paixão Bresio
 
Ementa
Este curso tem como finalidade propiciar ao aluno o conhecimento de novas perspectivas de estudo e de pesquisa sobre a cultura escolar, tendo como base a mudança paradigmática e as contribuições da Teoria da Complexidade.
 
This course aims to provide knowledge on new perspectives in the study and research on school culture based on paradigm shifts and the contributions of Complexity Theory.
 
 
Conteúdo Programático
•	Novos paradigmas e Educação
•	Complexidade Social: os fatores de auto-organização
•	Aspectos sociais e antropológicos do cotidiano escolar
•	Dimensões latentes e patentes da cultura escolar
•	Métodos de investigação e análise da cultura e das formas simbólicas
•	A contribuição moriniana para a análise escolar: a recursividade e a hipercomplexidade
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
aulas expositivas, seminários, trabalhos, leituras.
Critério de Avaliação
avaliação contínua por meio de provas, seminários, trabalhos escritos e outras atividades.
Norma de Recuperação
critérios de aprovação e épocas de realização das provas ou trabalhos
 
Bibliografia Básica
     
CHAUÍ, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 1984.
CRESPI, Franco. Médiation symbolique et société. Paris: Librairie des Meridiens, 1983.
ENRIQUEZ, Eugène. A organização em análise. Petrópolis; Vozes, 1997.
ERNY, Pierre. Etnologia da Educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
FÉTIZON, Beatriz A. Moura. Educar professores? (um questionamento dos Cursos de Licenciatura da Universidade de São Paulo). São Paulo: FEUSP, Série Estudos e Documentos, v. 24., 1984.
MAFFESOLI, Michel. A Conquista do Presente. Rio de Janeiro: Rocco, 1985.
MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
MORIN, Edgar. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2ªed., 1997.
MORIN, Edgar. O enigma do homem: para uma nova antropologia. RJ, Zahar, 1979.
SAHLINS, Marshall. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro, Zahar, 1979.
TEIXEIRA, M. Cecília Sanchez. Antropologia, cotidiano e educação. Rio de Janeiro, Imago, 1990.
 

Clique para consultar os requisitos para EDA0664

Clique para consultar o oferecimento para EDA0664

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP