1. INTRODUZIR O ALUNO INGRESSANTE NAS QUESTÕES BÁSICAS REFERENTES AO PROJETO, EM DISTINTAS FINALIDADES: DO EDIFÍCIO, DO PLANEJAMENTO URBANO, DO DESENHO INDUSTRIAL, DO PAISAGISMO E DA VISUALIDADE DO ESPAÇO.2. FORNECER AO ALUNO FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS, QUEPOSSIBILITEM A CRIAÇÃO DE UM EMBASAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO, NECESSÁRIOAO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS DE PROJETO, NOS SEUS DIFERENTESNÍVEIS DE ABORDAGEM DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DESENVOLVIDAS NODEPARTAMENTO DE PROJETO, OU SEJAM A ARQUITETURA DO EDIFICIO, OPLANEJAMENTO FÍSICO E TERRITORIAL, O PAISAGISMO NAS SUAS ESCALASURBANA E AMBIENTAL, O DESENHO INDUSTRIAL E A PROGRAMAÇÃO VISUAL.3. ENVOLVER OS DISCENTES EM ATIVIDADE EXTENSIONISTA DE CARÁTER LÚDICO,PREPARANDO-OS PARA PRÁTICAS QUE ESTARÃO PRESENTES EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
ESTA DISCIPLINA INTRODUZ OS FUNDAMENTOS DO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO E SEUS MEIOS DE DESENVOLVIMENTO, REPRESENTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO. ADISCIPLINA CENTRA-SE NO ALUNO, RESPEITA O QUE É SINGULAR DE CADA UM , SEU REPERTÓRIOCULTURAL, E PROCURA EXTRAIR O MÁXIMO DE SUA EXPERIÊNCIA ANTERIOR, DESENVOLVENDO A ATITUDE DE AGIR E PENSAR SIMULTANEAMENTE, NA QUAL O ATO DE PROJETAR, DESENCADEADO A PARTIR DO PROCESSO DE REFLEXÃO DA REALIDADE A SER TRABALHADA, INTERAGE COMIMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE. TAMBÉM INTRODUZ OS ALUNOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE EXTENSIONISTA, DE CARÁTER LÚDICO, COM A COMUNIDADE VISITANTE E FREQUENTADORA DA CIDADE UNIVERSITÁRIA, A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRÓPRIA FAUUSP ( USO DE ESTÚDIO,AMBIENTES INTERNOS E LABORATÓRIOS).
PERCEPÇÃO , CONCEPÇÃO, EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO VISUAL RELACIONADAS AO OBJETO O EDICIFIO E A CIDADE. VISUALIDADE DO OBJETO DA ARQUITETURA E DO URBANO. . CONCEITOS BÁSICOS DE DESENHO INDIVIDUAL (CONCEPÇÃO, PROJETO, PRODUÇÃO E CONSUMO) LEITURA, ANÁLISE PROJETUAL E FORMAS DE REPRESENTAÇÃO. . PAISAGEM, PAISAGEM URBANA E ESPAÇOS LIVRES - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E MÉTODOS DE PROJETO. INTRODUÇÃO A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL URBANA. . PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO, INTRACIDADES E REGIONAL. COMPREENSÃO DAS LÓGICAS DE RELACIONAMENTO ENTRE SEUS ELEMENTOS E OS ATORES QUE A PRODUZEM.
COSTA, LUCIO. ARQUITETURA. RIO DE JANEIRO: JOSÉ OLIMPIO EDITORA, 2016(6ª ED).DONDIS, D. A. LA SINTAXIS DE LA IMAGEN (INTRODUCCIÓN AL ALFABETO VISUAL).BARCELONA: GUSTAVO GILLI, 1976.GERALDO DE BARROS: ISSO. ORG. FABIANA DE BARROS. SÃO PAULO: EDIÇÕES SESC SP,2013HERTZBERGER, HERMAN. LIÇÕES DE ARQUITETURA.TRAD. CARLOS EDUARDO L MACHADO.3ª ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2018.HOLMES, MARCO T. THE URBAN SKETCHER: TECHNIQUES FOR SEEING AND DRAWING ON LOCATION. COLORADO: NORTH LIGHT BOOKS, 2014.LYNCH, KEVIN. A IMAGEM DA CIDADE. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1997.LUPTON, ELLEN; MILLER, J. ABBOTT, ORG. ABC DA BAUHAUS. BAUHAUS E A TEORIA DO DESIGN. SÃO PAULO: COSAC NAIFY, 2008MARTINS, GISELE B. HOBJETO: A RACIONALIZAÇÃO DO MÓVEL E DO ESPAÇO DOMÉSTICO.DISSERTAÇÃO DE MESTRADO -FAUUSP, 2018MUNARI, BRUNO. ARTISTA E DESIGNER.TRAD. MARIA LUÍSA JACQUINET. LISBOA: EDIÇÕES 70, 2001MUNARI, BRUNO. DISEÑO Y COMUNICACIÓN VISUAL. BARCELONA: GUSTAVO GILLI, 1973.REBELLO, YOPANAN C.P. CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E ARQUITETURA. EDITORA ZIGURATE.SÃO PAULO. 2000PERRONE, RAFAEL A. C E VARGAS, HELIANA C. FUNDAMENTOS DE PROJETO:ARQUITETURA E URBANISMO. SÃO PAULO: EDUSP, 2016 (REIMPRESSÃO).SCHUTZER, JOSÉ GUILHERME. "CIDADE E MEIO AMBIENTE: A APROPRIAÇÃO DO RELEVO NO DESENHO AMBIENTAL URBANO. EDUSP. 2012TOLEDO, BENEDITO L. SÃO PAULO: TRÊS CIDADES EM UM SÉCULO. 2ª ED. SÃO PAULO: DUAS CIDADES, 1983.VILLAÇA, FLÁVIO. ESPAÇO INTRAURBANO NO BRASIL. STUDIO NOBEL EDITORA. SÃO PAULO.2001.ZEVI, BRUNO.SABER VER ARQUITETURA. 5ª ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1996.NAIFY, 2002SITES:HTTPS://WWW.ACERVOS.FAU.USP.BRHTTPS://WWW.ARCHDAILY.COM