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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Projetos
 
Disciplina: AUP0608 - Fundamentos de Projeto
Fundamentals of Project

Créditos Aula: 16
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 300 h
Carga Horária de Extensão: 20 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2025 Desativação:

Objetivos
1. INTRODUZIR O ALUNO INGRESSANTE NAS QUESTÕES BÁSICAS REFERENTES AO PROJETO, EM 
DISTINTAS FINALIDADES: DO EDIFÍCIO, DO PLANEJAMENTO URBANO, DO DESENHO
INDUSTRIAL, DO PAISAGISMO E DA VISUALIDADE DO ESPAÇO.
2. FORNECER AO ALUNO FUNDAMENTOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS, QUE
POSSIBILITEM A CRIAÇÃO DE UM EMBASAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO, NECESSÁRIO
AO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHOS DE PROJETO, NOS SEUS DIFERENTES
NÍVEIS DE ABORDAGEM DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DESENVOLVIDAS NO
DEPARTAMENTO DE PROJETO, OU SEJAM A ARQUITETURA DO EDIFICIO, O
PLANEJAMENTO FÍSICO E TERRITORIAL, O PAISAGISMO NAS SUAS ESCALAS
URBANA E AMBIENTAL, O DESENHO INDUSTRIAL E A PROGRAMAÇÃO VISUAL.
3. ENVOLVER OS DISCENTES EM ATIVIDADE EXTENSIONISTA DE CARÁTER LÚDICO,
PREPARANDO-OS PARA PRÁTICAS QUE ESTARÃO PRESENTES EM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
86070 - Feres Lourenço Khoury
1549911 - Myrna de Arruda Nascimento
 
Ementa
ESTA DISCIPLINA INTRODUZ OS FUNDAMENTOS DO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO E 
SEUS MEIOS DE DESENVOLVIMENTO, REPRESENTAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO. A
DISCIPLINA CENTRA-SE NO ALUNO, RESPEITA O QUE É SINGULAR DE CADA UM , SEU REPERTÓRIO
CULTURAL, E PROCURA EXTRAIR O MÁXIMO DE SUA EXPERIÊNCIA ANTERIOR, DESENVOLVENDO A
ATITUDE DE AGIR E PENSAR SIMULTANEAMENTE, NA QUAL O ATO DE PROJETAR, DESENCADEADO
A PARTIR DO PROCESSO DE REFLEXÃO DA REALIDADE A SER TRABALHADA, INTERAGE COM
IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE. TAMBÉM INTRODUZ OS ALUNOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADE
EXTENSIONISTA, DE CARÁTER LÚDICO, COM A COMUNIDADE VISITANTE E FREQUENTADORA DA
CIDADE UNIVERSITÁRIA, A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRÓPRIA FAUUSP ( USO DE ESTÚDIO,
AMBIENTES INTERNOS E LABORATÓRIOS).
 
 
 
Conteúdo Programático
PERCEPÇÃO , CONCEPÇÃO, EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO VISUAL RELACIONADAS AO OBJETO O 
EDICIFIO E A CIDADE. VISUALIDADE DO OBJETO DA ARQUITETURA E DO URBANO.
. CONCEITOS BÁSICOS DE DESENHO INDIVIDUAL (CONCEPÇÃO, PROJETO, PRODUÇÃO E
CONSUMO) LEITURA, ANÁLISE PROJETUAL E FORMAS DE REPRESENTAÇÃO.
. PAISAGEM, PAISAGEM URBANA E ESPAÇOS LIVRES - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E MÉTODOS DE
PROJETO. INTRODUÇÃO A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL URBANA.
. PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO, INTRACIDADES E REGIONAL. COMPREENSÃO DAS LÓGICAS DE
RELACIONAMENTO ENTRE SEUS ELEMENTOS E OS ATORES QUE A PRODUZEM.
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
AULAS EXPOSITIVAS E SEMINÁRIOS SÃO APRESENTADOS NA SALA 812 E OUTRAS SALAS A SEREM
INDICADAS CONFORME A NECESSIDADE DE DIVISÃO DA TURMA. EXCETO NAS ATIVIDADES DE
CAMPO, OS DEMAIS TRABALHOS DEVERÃO SER REALIZADOS DURANTE O HORÁRIO DE AULA. O
LOCAL DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DO 1° ANO É O ESTÚDIO 1 NO EDIFÍCIO DA FAUUSP, E O
LABORATÓRIO DE MODELOS (LAME), NO SEGUNDO EXERCÍCIO. DURANTE O HORÁRIO E AS
ATIVIDADES DA DISCIPLINA O ALUNO DEVERÁ DEDICAR-SE INTEGRALMENTE À EXECUÇÃO DOS
EXERCÍCIOS PROPOSTOS E ÀS PESQUISAS NECESSÁRIAS PARA SUA EXECUÇÃO.
OS ALUNOS SÃO DIVIDIDOS EM MESAS COM UM PROFESSOR ORIENTADOR QUE ACOMPANHARÁ
INDIVIDUALMENTE CADA ALUNO, PORÉM, A PARTIR DO EXERCÍCIO 2, OS TRABALHOS SERÃO
DESENVOLVIDOS EM SUBGRUPOS PARA VIABILIZAR E OTIMIZAR O ATENDIMENTO COM O
PROFESSORES. OCORRERÃO DISCUSSÕES PERMANENTES DOS TRABALHOS DURANTE AS QUAIS
SERÁ POSSÍVEL PARA OS PROFESSORES ACOMPANHAR O PROCESSO DE TRABALHO DE CADA
GRUPO DE ALUNOS ORIENTADOS POR ELE EM SUA MESA. OS PRODUTOS SERÃO APRESENTADOS
EM DESENHOS OU MODELOS TRIDIMENSIONAIS E POSTERIORMENTE FOTOGRAFADOS E
GUARDADOS NO AMBIENTE DO E-DISCIPLINAS/ MOODLE.
AS PASTAS CRIADAS DENTRO DE CADA GRUPO/MESA PERMITIRÃO O ACOMPANHAMENTO DA
PRODUÇÃO INDIVIDUAL DO DISCENTE, E SERÃO UTILIZADAS PARA ANÁLISE, AVALIAÇÃO E
ORIENTAÇÃO DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES. A
AVALIAÇÃO PODERÁ OCORRER DENTRO DO SISTEMA MOODLE OU INDIVIDUALMENTE , COM CADA
ALUNO, CONFORME O DOCENTE DECIDIR COM SUA MESA.
AO FINAL DE CADA EXERCÍCIO SERÃO REALIZADOS SEMINÁRIOS NO ESTÚDIO 1 OU NA SALA 812,
COM A ANÁLISE E OS COMENTÁRIOS DE ALGUNS TRABALHOS, PELOS PROFESSORES. APÓS CADA
APRESENTAÇÃO, HAVERÁ ENTREGA DIGITAL NO MOODLE PARA AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
ORIENTADOR.
AS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS SERÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DE UM ROTEIRO, POR 5
GRUPOS DE 40 ALUNOS, UMA EM CADA DIA DA SEMANA, SUPERVISIONADOS E COORDENADOS
PELOS DOCENTES ENVOLVIDOS. OS ALUNOS DEVERÃO REALIZAR A ATIVIDADE EM UM DIA DA
SEMANA, E NOS DEMAIS PROVIDENCIAR A PREPARAÇÃO DO MATERIAL; ORGANIZAR E AVALIAR OS
RESULTADOS E EVIDÊNCIAS GERADOS E, POR FIM, ORGANIZAR A EXPOSIÇÃO SOBRE A ATIVIDADE
NO SALÃO CARAMELO.
Critério de Avaliação
A DISCIPLINA TEM CARATER EXPERIMENTAL, E OS ALUNOS DESENVOLVEM EXERCÍCIOS PRÁTICOS,
DE SIMULAÇÃO, EXPLORANDO REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ARQUITETÔNICO ATRAVÉS DA
PRODUÇÃO DE DESENHOS, MODELOS E SEMINÁRIOS.
CRITÉRIO DE APROVAÇÃO
NO CASO DOS EXERCÍCIOS, A MÉDIA FINAL SERÁ OBTIDA POR MEIO DA MÉDIA PONDERADA DOS
EXERCÍCIOS EXECUTADOS E PELA EVOLUÇÃO PESSOAL DE CADA UM.
NO CASO DA ATIVIDADE EXTENSIONISTA OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS CONSIDERANDO-SE SUA
PARTICIPAÇÃO : 1. NO PREPARO DO MATERIAL DA ATIVIDADE; 2 NA SUA APLICAÇÃO; 3. MA
PRODUÇÃO DO RELATÓRIO COLETADO SOBRE AS DEVOLUTIVAS DO GRUPO SOCIAL PARTICIPANTES
E DOS RESULTADOS OBTIDOS.
Norma de Recuperação
O ALUNO DEVERÁ REFAZER OS EXERCÍCIOS EM QUE OBTIVER NOTA ENTRE 3,00 A
4,9.
 
 
Bibliografia
     
COSTA, LUCIO. ARQUITETURA. RIO DE JANEIRO: JOSÉ OLIMPIO EDITORA, 2016
(6ª ED).
DONDIS, D. A. LA SINTAXIS DE LA IMAGEN (INTRODUCCIÓN AL ALFABETO VISUAL).
BARCELONA: GUSTAVO GILLI, 1976.
GERALDO DE BARROS: ISSO. ORG. FABIANA DE BARROS. SÃO PAULO: EDIÇÕES SESC SP,
2013
HERTZBERGER, HERMAN. LIÇÕES DE ARQUITETURA.TRAD. CARLOS EDUARDO L MACHADO.
3ª ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2018.
HOLMES, MARCO T. THE URBAN SKETCHER: TECHNIQUES FOR SEEING AND DRAWING ON
LOCATION. COLORADO: NORTH LIGHT BOOKS, 2014.
LYNCH, KEVIN. A IMAGEM DA CIDADE. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1997.
LUPTON, ELLEN; MILLER, J. ABBOTT, ORG. ABC DA BAUHAUS. BAUHAUS E A TEORIA DO
DESIGN. SÃO PAULO: COSAC NAIFY, 2008
MARTINS, GISELE B. HOBJETO: A RACIONALIZAÇÃO DO MÓVEL E DO ESPAÇO DOMÉSTICO.
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO -FAUUSP, 2018
MUNARI, BRUNO. ARTISTA E DESIGNER.TRAD. MARIA LUÍSA JACQUINET. LISBOA: EDIÇÕES
70, 2001
MUNARI, BRUNO. DISEÑO Y COMUNICACIÓN VISUAL. BARCELONA: GUSTAVO GILLI, 1973.
REBELLO, YOPANAN C.P. CONCEPÇÃO ESTRUTURAL E ARQUITETURA. EDITORA ZIGURATE.
SÃO PAULO. 2000
PERRONE, RAFAEL A. C E VARGAS, HELIANA C. FUNDAMENTOS DE PROJETO:
ARQUITETURA E URBANISMO. SÃO PAULO: EDUSP, 2016 (REIMPRESSÃO).
SCHUTZER, JOSÉ GUILHERME. "CIDADE E MEIO AMBIENTE: A APROPRIAÇÃO DO RELEVO NO
DESENHO AMBIENTAL URBANO. EDUSP. 2012
TOLEDO, BENEDITO L. SÃO PAULO: TRÊS CIDADES EM UM SÉCULO. 2ª ED. SÃO PAULO: DUAS
CIDADES, 1983.
VILLAÇA, FLÁVIO. ESPAÇO INTRAURBANO NO BRASIL. STUDIO NOBEL EDITORA. SÃO PAULO.
2001.
ZEVI, BRUNO.SABER VER ARQUITETURA. 5ª ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 1996.
NAIFY, 2002
SITES:
HTTPS://WWW.ACERVOS.FAU.USP.BR
HTTPS://WWW.ARCHDAILY.COM
 
Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
ESTUDANTES DA ESCOLA DE APLICAÇÃO USP E/OU FILHOS DE FUNCIONÁRIOS FAUUSP
Objetivos da atividade
1. DESPERTAR O INTERESSE POR PROCESSOS CRIATIVOS ASSOCIADOS AO CAMPO DA
ARQUITETURA E URBANISMO ( PROJETO DA EDIFICAÇÃO,PLANEJAMENTO, PAISAGISMO,
DESENHO INDUSTRIAL E PROGRAMAÇÃO VISUAL) 2.EXPLORAR PROCESSOS CRIATIVOS E
LINGUAGENS QUE SUBSIDIAM AS PRÁTICAS REPRESENTACIONAIS UTILIZADAS NA ATIVIDADE:
PRODUÇÃO DE MODELOS E DESENHOS ( ELEMENTOS NATURAIS E ARTIFICIAIS PRESENTES NO
EDIFÍCIO: VEGETAÇÃO E MATERIAIS DIVERSOS), MAPAS, FOTOGRAFIAS E VIDEOS.
Descrição da atividade
ATIVIDADES EXTENSIONISTAS 40 ALUNOS ENVOLVIDOS EM UMA MESMA ATIVIDADE DE
PROPOSTA LÚDICA (A SER DETALHADA POSTERIORMENTE), DE DURAÇÃO DE 4H EM UMA TARDE
DA SEMANA;
NOS DEMAIS DIAS ANTERIORES À AÇÃO: ORGANIZAM-SE EM TAREFAS PARA PREPARAR O
MATERIAL , E SUBDIVIDEM-SE EM GRUPOS PARA COORDENAR A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
TENDO EM VISTA O NUMERO DE INSCRITOS ( PODE HAVER VARIAÇÃO NO NÚMERO DE ALUNOS
DA ESCOLA DE APLICAÇÃO QUE PARTICIPARÃO DA ATIVIDADE E DA FAIXA ETÁRIA).
NOS DEMAIS DIAS POSTERIORES À AÇÃO: ORGANIZAM E PRODUZEM DOCUMENTOS SOBRE OS
RESULTADOS OBTIDOS ( EVIDÊNCIAS E RETORNO DOS PARTICIPANTES SOBRE APRENDIZADOS,
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS)
NA SEXTA-FEIRA DA SEMANA DESTINADA À ATIVIDADE EXTENSIONISTAS: DISCENTES EXPÕEM
NO CARAMELO A PRODUÇÃO DAS ATIVIDADES, ATRAVÉS DE BANNERS , FOTOS/VÍDEOS (
PROJEÇÃO). NO FINAL DA EXPOSIÇÃO AVALIAREMOS A ATIVIDADE EM CONJUNTO.
Indicadores de avaliação da atividade
OS PARTICIPANTES SERÃO CONVIDADOS A PREENCHER UM QUESTIONÁRIO E/OU GRAVAR
DEPOIMENTOS SOBRE APRENDIZADOS E APLICAÇÕES NA SUA VIDA COTIDIANA DECORRENTES
DOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES/COMPETÊNCIAS TRABALHADOS NA ATIVIDADE,
CONDUZIDA PELOS DISCENTES DIVIDIDOS EM GRUPOS DE 40 ALUNOS, EM CADA UM DOS DIAS
DA SEMANA DESTINADA PARA ESTE FIM, SUPERVISIONADOS PELOS DOCENTES ENVOLVIDOS.

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