Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design
 
Hist da Arq e Estética do Projeto
 
Disciplina: AUH0156 - História e Teorias da Arquitetura IV
History and Theories of Architecture IV

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
O curso examina o desenvolvimento das principais idéias, teorias e formas arquitetônicas elaboradas a partir da consolidação do movimento moderno até os dias de hoje, com o intuito de proporcionar aos alunos um repertório crítico para a atividade de projeto e de leitura do espaço urbano. São abordadas questões decisivas para o desenvolvimento da arquitetura recente, no âmbito nacional e internacional. 
A apresentação das obras contemporâneas e de suas teorias pretende oferecer aos alunos uma melhor compreensão do processo de revisão do movimento moderno e a instauração da condição pós-moderna, que introduz outras referências pelo reconhecimento de várias tradições e práticas e a proposição de outras concepções e posições arquitetônicas.
Através da compreensão crítica das obras apresentadas busca-se desenvolver a capacidade reflexiva dos alunos sobre as especificidades do fazer arquitetônico e urbanístico.
A avaliação dos alunos, realizada sobre um fichamento e uma monografia de elaboração individual, busca promover, com o fichamento, que os estudantes compreendam os diferentes modos de crítica arquitetônica mediante leitura comparativa; com a monografia, desenvolver o espírito crítico com análises de obras arquitetônicas contemporâneas construídas (conferir detalhes mo item 7 adiante).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
95491 - Hugo Massaki Segawa
1536708 - Monica Junqueira de Camargo
1215593 - Nilce Cristina Aravecchia Botas
 
Ementa
Análise da produção arquitetônica entre o final da 2ª Guerra Mundial até o início do século 21, buscando identificar as principais idéias, teorias e formas arquitetônicas elaboradas na Europa e na América. Desenvolve leituras de variadas matizes, contemplando visões panorâmicas e diacrônicas por regiões ou países, e aproximações considerando tipologias arquitetônicas e urbanísticas, manifestos, linhas de pensamentos e tendências, bem como individualidades e suas obras. 
 
 
 
Conteúdo Programático
•	Introdução à cultura arquitetônica no pós-Segunda Guerra: habitação proletária e o movimento moderno na Europa. 
• O urbanismo racionalista. A carta de Atenas como instrumento da reconstrução.
• Construção da Arquitetura Moderna Brasileira
• Outras modernidades na arquitetura brasileira
• A modernidade americana: Frank Lloyd Wright e a arquitetura orgânica
• Os mestres europeus nos Estados Unidos: Walter Gropius e Ludwig Mies Van der Rohe
• Apogeu da cultura norte-americana no segundo pós-guerra. A arquitetura da Califórnia: Case Study Houses.
• A produção arquitetônica contemporânea e a hegemonia norte-americana.
• O panorama britânico no pós-Segunda Guerra: o Welfare State e suas principais realizações.
• A produção britânica recente: Docklands, a influência das forças de mercado.
• A arquitetura francesa e Le Corbusier no pós-Segunda Guerra.
• A produção arquitetônica francesa recente: a era Mitterrand e as grandes obras em Paris.
• Arquitetura holandesa: a investigação como processo de criação.
• Arquitetura holandesa contemporânea.
• A Experiência Alemã: Berlim, da reconstrução à reunificação.
• Arquitetura alemã contemporânea.
• Arquitetura finlandesa. A contribuição de Alvar Aalto.
• A Experiência Escandinava: a produção arquitetônica contemporânea em Estocolmo.
• Arquitetura moderna na América Latina.
• A produção arquitetônica moderna e contemporânea na América Latina.
• Arquitetura Portuguesa. A produção de Alvaro Siza
• A Experiência Espanhola: A produção de Rafael Moneo.
• O Brutalismo como reação: Inglaterra, Japão, Estados Unidos e Brasil.
• A revisão crítica à arquitetura moderna: os manifestos de Jane Jacobs, Robert Venturi e Aldo Rossi. A produção arquitetônica pós-moderna internacional e nacional.
• A busca de caminhos alternativos: a obra de Louis Kahn
• A obra de Eero Saarinen.
• Arquitetura recente na América Latina
• Brasil contemporâneo: o pluralismo na arquitetura brasileira recente.
• Arquitetura paulista contemporânea
• Panorama Contemporâneo: análise de obras paradigmáticas da produção arquitetônica recente
 
 
 
Instrumentos e Critérios de Avaliação
     
Método de Avaliação
O curso é desenvolvido em aulas expositivas com debates em sala de aula. O período entre 8h e 12h é dividido em duas sessões, com intervalo de 10 minutos. Monitores PAE ficam a disposição para orientação do fichamento e monografia e outros esclarecimentos em horário extra- aula.
Critério de Avaliação

A avaliação é feita pela média das notas do fichamento e monografia a serem entregues, respectivamente, na 10ª e 18ª semanas (variando conforme ano e semanas letivas efetivas)
Os trabalhos são de autoria individual.
Fichamento: análise comparativa de dois textos extraídos de autores diferentes da bibliografia a seguir, que tratam de um mesmo tema ou mesmo arquiteto (não obra arquitetônica) do período em estudo. Exemplos:
• Willima Curtis e Josep Maria Montaner comentando Alvar Aalto
• Leonardo Benevolo e Kenneth Frampton historiando a arquitetura brasileira
• Roberto Segre e Ramón Gutiérrez discorrendo sobre Carlos Raúl Villanueva

Monografia: análise comparativa de duas obras construídas entre 1990 e 2008 de mesmo programa arquitetônico, sendo um deles necessariamente latino-americano.
Exemplos:
• Biblioteca Virgílio Barco (1999-2001), Bogotá, de Rogelio Salmona, e Biblioteca Municipal Viana do Castelo (2001-2008), de Álvaro Siza.
• Intervenção na Pinacoteca do Estado (1993-2000), São Paulo, de Paulo Mendes da Rocha, e intervenção no British Museum (1994-2000), Londres, de Norman Foster.
• Catedral de Campo Limpo (1991), São Paulo, do Projeto Paulista, e Cathedral of Our Lady of the Angels (1997-2000), Los Angeles, EUA, de Rafael Moneo.
Norma de Recuperação
Terão direito a recuperação, todos os alunos que obtiverem nota mínima 3,0 (três) e freqüência mínima de 70%, de acordo com as normas vigentes.
 
 
Bibliografia
     
BASTOS, Maria Alice Junqueira. Pós-Brasília: rumos da arquitetura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2003.
BENEVOLO, Leonardo. A arquitetura no novo milênio. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. São Paulo: Perspectiva, 1998.
BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1981.
COLQUHOUN, Alan. Modern architecture. Oxford; New York: Oxford University Press, 2002.
COMAS, Carlos Eduardo. Moderna (1930 a 1960). In: MONTEZUMA, Roberto (Org.). Arquitetura Brasil 500 anos: uma invenção recíproca. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2002, p. 183-238.
CURTIS, William. Arquietura Moderna desde 1900. Porto Alegre: Bookman, 2008.
FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FUSCO, Renato De. Historia de la arquitectura contemporánea. Madrid: Blume, 1981.
GHIRARDO, Diane. Arquitetura contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GUTIÉRREZ, Ramón (ed.). Arquitectura latinoamericana en el siglo XX. Buenos Aires: Cedodal, 1998.
JENCKS, Charles. Modern movements in architecture. London: Penguin, 1980.
JENCKS, Charles. The language of post-modern architecture. New York: Rizzoli, 1977.
MONTANER, Josep Maria. As Formas do Século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
MONTANER, Josep Maria. Depois do movimento moderno: arquitetura da segunda metade do século XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2001.
MONTANER, Josep Maria. Sistemas Arquitectonicos Contemporaneos. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.
SCULLY, Vincent. Arquitetura moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
SEGAWA, Hugo. Arquitectura latinoamericana contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.
SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil 1900-1990. São Paulo: Edusp, 1998.
SEGRE, Roberto. América Latina fim de milênio: raízes e perspectivas de sua arquitetura. São Paulo: Studio Nobel, 1991.
TAFURI, Manfredo, DAL CO, Francesco. Modern Architecture/2. New York: Electa/Rizzoli, 1976.

Bibliografia Complementar
ANELLI, Renato et alii. Rino Levi. Arquitetura e cidade. São Paulo: Romano Guerra, 2001.
ARANTES, Otília. Urbanismo em fim de linha. São Paulo: Edusp, 1998.
ARTIGAS, João Batista Vilanova. Caminhos da arquitetura. São Paulo: LECH, 1981
ARTIGAS, Rosa (Org.). Paulo Mendes da Rocha. São Paulo: Cosac Naify, 2000.
BANHAM, Reyner. Teoria e projeto na primeira era da máquina. São Paulo: Perspectiva, 1975.
BONDUKI, Nabil (Org.). Affonso Eduardo Reidy. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi; Lisboa: Blau, 2000.
BRILLEMBOURG, Carlos (ed.). Latin American architecture 1929-1960: contemporary reflections. New York: Monacelli Press, 2004.
CAMARGO, Mônica Junqueira de. Joaquim Guedes. São Paulo: Cosac Naify, 2000.
COSTA. Lúcio. Registros de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes; Brasília: UnB, 1995.
CZAJKOWSKI, Jorge (org.) Jorge Machado Moreira. Rio de Janeiro: Centro de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro, 1999.
DOURADO, Guilherme Mazza. Modernidade verde: jardins de Burle Marx. São Paulo: Senac São Paulo; Edusp, 2009.
FERRAZ, Marcelo (Coord.). Lina Bo Bardi. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, 1993.
FERRAZ, Marcelo (Coord.). Vilanova Artigas. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M.Bardi, 1997.
FICHER, Sylvia, ACAYABA, Marlene. Arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Projeto, 1982.
GAUZIN-MÜLLER, D. Arquitectura Ecológica, Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
GOODWIN, Philip. Brazil Builds. Architecture new and old. New York: Museum of Modern Art, 1943.
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
HITCHCOCK, Henry-Russell. Architecture: nineteenth and twentieth centuries. 4.ed. London: Penguin, 1978.
JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
KAMITA, João Masao. Vilanova Artigas. São Paulo: Cosac Naify, 2000.
KOPP, Anatole. Quando o moderno não era um estilo e sim uma causa. São Paulo: Nobel; Edusp, 1990.
KOURY, Ana Paula. Grupo Arquitetura Nova. Flávio Império, Rodrigo Lefèvre e Sérgio Ferro. São Paulo: Romano Guerra; FAPESP, 2003.
LATORRACA, Giancarlo (Org.). João Filgueiras Lima. Lelé. São Paulo: Instituto Lina Bo e P.M. Bardi; Lisboa: editorial Blau, 1999.
LEACH, Neil (Ed.). Rethinking architecture: a reader in cultural theory. London: Routledge, 1997.
MARQUES, Sérgio M. A revisão do movimento moderno: arquitetura no Rio Grande do Sul nos anos 80. Porto Alegre: Editora Ritter dos Reis, 2002.
MCCOY, Esther. Case Study Houses 1945-1962. 2. ed. Los Angeles: Hennessey & Ingalls, 1977.
MINDLIN, Henrique. Arquitetura moderna no Brasil. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.
MONTANER, Josep Maria. A Modernidade Superada. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
MONTEZUMA, Roberto (Org.). Arquitetura Brasil 500 anos: o espaço integrador. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2008.
MOTTA, Flávio L. Roberto Burle Marx e a nova visão da paisagem. São Paulo: Nobel, 1983.
NIEMEYER, OSCAR. Minha Arquitetura. Rio de Janeiro: Editora Revan, 2000
NESBITT, Kate (Org.). Uma nova agenda para a arquitetura: antologia teórica (1965-1995). São Paulo: CosacNaify, 2006.
NOBRE, Ana Luiza. Carmen Portinho: o moderno em construção. Rio de Janeiro: Relume Dumará; Prefeitura, 1999.
OCKMAN, Joan. Architecture culture 1943-1968. New York: Rizzoli; Columbia, 1993.
PENTEADO, Fábio. Ensaios de arquitetura. São Paulo: Empresa das Artes, 1997
PORTOGHESI, Paolo. Depois da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ROSSI, Aldo. Arquitetura da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
ROWE, Peter G. Modernity and housing. Cambridge: MIT Press, 1993.
SANTOS, Cecília Rodrigues dos, et alii. Le Corbusier e o Brasil. São Paulo: Tessela; Projeto, 1987.
SCHILDT, Göran. Alvar Aalto – obra completa: arquitectura, arte y diseño. Barcelona: Gustavo Gili, 1996.
SCHWARTZ, Jorge (org.). Da Antropofagia a Brasília/1920-1950. São Paulo: Cosac Naify; FAAP, 2003.
SEGAWA, Hugo (ed.). Arquiteturas no Brasil/Anos 80. São Paulo: Projeto, 1989.
SEGAWA, Hugo, DOURADO, Guilherme Mazza. Oswaldo Arthur Bratke. São Paulo: ProEditores, 1997.
SLESSOR, Catherine. Eco-tech: arquitectura high-tech y sostenibilidad. Barcelona: Gustavo Gili, 1997.
SMITH, Elizabeth A. T. Case Study House, the Complete CSH Program 1945-1966. Cologne: Taschen, 2002.
TOCA, Antonio (ed.). Nueva arquitectura en América Latina: presente y futuro. Barcelona: Gustavo Gili, 1990.
VENTURI, Robert. Complexidade e contradição em arquitetura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
YEANG, K. Design with nature: the ecological basis for architecture design, New York, McGraw-Hill, 1995.
 

Clique para consultar os requisitos para AUH0156

Clique para consultar o oferecimento para AUH0156

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP