Unidade:
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Faculdade de Educação |
Modalidade:
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Difusão |
Tipo:
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Presencial |
Público Alvo:
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Estudantes de Graduação, de Pós Graduação e professores da Educação Básica |
Objetivo:
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No cerne das atividades escolares, nas histórias de formação individual e coletiva, científica e profissional ou artística, habita a leitura. Que mais não precisa ser lembrada aqui para dizer de sua relevância. Lembremo-nos apenas dos embates atuais entre os jovens estudantes (e os nem tão jovens) sobre o prazer ou o tédio que a atividade pode ocasionar. O território dos estudos sobre a leitura é vasto, muito já se falou, investigou e recomendou sobre a questão. Que, por excelência, interessa à maioria das ciências humanas e ocupa posição central para os trabalhos educacionais. Deixemos aos especialistas o domínio das peculiaridades da leitura. A proposição que fazemos é a de falar de nossos interesses pela leitura como leitores e professores, falar dos nossos modos de ler, das ancoragens que fazemos na literatura (como modo de conhecimento e de constituição pessoal). Tentaremos reimaginar nossas relações com o ler e seus objetos, a partir de alguns teóricos, desde os momentos inaugurais do aprendizado da leitura até uma reflexão que pode se perguntar hoje sobre nossas "bibliotecas pessoais", as obras que se tornaram "nossos clássicos" (no sentido de I. Calvino), lidas em momentos especiais e que fazem frutificar nossos pensamentos e podem conduzir a nossa apreensão da realidade. |
Pré-requisito Graduação:
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Não |
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Área de Conhecimento:
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Educação
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