Unidade:
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Instituto de Física |
Modalidade:
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Atualização |
Tipo:
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Presencial |
Público Alvo:
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Professores da Educação Básica I (1º ao 5º ano), Educação Básica II (6º ao 9º ano e Ensino Médio) das áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática |
Objetivo:
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O curso discutirá os diferentes sistemas energéticos que têm sido utilizados pela humanidade desde a pré-história e que determinam a capacidade social de realizar trabalho e de executar tarefas complexas. O homem e outros animais neste sentido também são vistos como máquinas capazes de converter energia fornecida por alimentos em trabalho.
Trataremos o conceito físico de energia e sua conservação nas múltiplas transformações que sofre na natureza. A partir daí serão abordados os sistemas energéticos adotados pelos povos ao longo da história e sua inter-relação com as estruturas sociais e de poder dominantes. Destaque especial será dado à discussão do sistema energético predominante hoje, baseado majoritariamente na queima de combustíveis fósseis. Ele tem produzido impactos ambientais profundos, particularmente sobre a saúde humana. Em combinação com a enorme expansão da população humana e em função de um sistema econômico consumista, observa-se também a possibilidade de estar associado a mudanças climáticas em dimensões globais.
O uso de recursos energéticos em larga escala provavelmente representa hoje o maior desafio que a humanidade tem a enfrentar sob o ponto de vista da qualidade de vida e sustentabilidade de nosso planeta. Discutiremos brevemente os modelos que analisam esta interação entre os sistemas energéticos, o Efeito Estufa e as possibilidades e incertezas quanto a uma mudança climática global de origem antropogênica, bem como as alternativas que vêm sendo propostas para resolver esta crise energético ambiental. Procuraremos também montar, analisar e resolver problemas que mostrem a grande importância e contemporaneidade do conceito de energia e sua conservação e de como trata-se de uma ferramenta poderosa para auxiliar-nos na tomada de decisões, desde as questões mais comezinhas de nosso cotidiano até a fundamentação de ações sociais coletivas, que exijam políticas públicas sustentáveis e que atendam a maioria da população. Estará aberta a possibilidade para os participantes interagirem conosco em período posterior ao curso, ao levarem esta experiência para a sala de aula do ensino médio. |
Pré-requisito Graduação:
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Sim |
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Área de Conhecimento:
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Educação
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