95759 - Ensinar Ciências por Investigação: "Programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa" (2019) |
Período da turma: | 01/07/2025 a 26/08/2025
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Descrição: | O ensino de ciências promove o acesso ao conhecimento científico, que permite opinar sobre ele e utilizá-lo para resolução de problemas em situações individuais ou coletivas (Krasilchik e Marandino, 2007). Nessa perspectiva, podemos dizer que é fundamental a sua contribuição para o fornecimento de instrumentos que possibilitem uma melhor compreensão do mundo em que vivemos. Ademais, é também inquestionável o relevante papel que desempenha para a consecução de um dos objetivos principais da educação, o pleno exercício da cidadania (Santos, 2006).
Nesse sentido, o trabalho com projetos proporciona uma forma de repensar a prática pedagógica e as teorias que lhe dão sustentação, uma mudança de postura e pensar na aprendizagem dos alunos como um processo, no qual não estão dissociados o conhecimento da realidade e a intervenção nela. Dentre as iniciativas nacionais voltadas para a realização de trabalhos com projetos na Educação em Ciências destaca-se o denominado de ABC na Educação Científica – Mão na Massa. Este teve início no Brasil em 2001, a partir de um acordo entre as Academias de Ciências da França e do Brasil. Foi implementado em parceria com a Universidade de São Paulo (Estação Ciência, na capital e CDCC, em São Carlos), da FIOCRUZ (Rio de Janeiro), Secretarias Municipais de Educação (São Paulo, São Carlos e Rio de Janeiro), bem como Secretarias Estaduais de Educação (São Paulo e Rio de Janeiro). As origens do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa remontam aos anos noventa. Nesse período, em Chicago, pela ação do prêmio Nobel de Física, Leon Lederman, teve início um Programa de Ciências para crianças de 5 a 12 anos de idade, baseado na articulação entre a experimentação e o desenvolvimento da expressão oral e escrita, conhecido como “Hands-on”. Em 1995, Georges Charpak, prêmio Nobel de Física, toma conhecimento a seu respeito e, diante da necessidade de uma renovação na escola francesa em relação ao ensino de ciências e tecnologia, implementa a proposta nesse país, com o apoio da Academia de Ciências. O Programa foi denominado na França de “La main à la pâte” (Charpak, 2005). A proposta do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa possibilita provocar momentos de reflexão e desperta a curiosidade, permitindo que o trabalho investigativo dos alunos assuma múltiplas formas: manipulação, questionamentos, direito ao tateamento e ao erro, observação, expressão, comunicação, verificação. Oferece aos alunos condições necessárias para que possam articular o conhecimento científico, o desenvolvimento de habilidades e o domínio da língua falada e escrita. Este Programa tem como proposta metodológica a problematização, as atividades de exploração (seja pela experimentação, observação direta do ambiente ou pesquisas bibliográficas), enfatizando os registros (individuais, coletivos e do professor) e finalmente a divulgação do trabalho realizado. É favorecida a interação aluno/aluno, aluno/professor e em alguns casos aluno/comunidade, de modo a discutirem tentativas de explicar um determinado conceito ou fenômeno científico. Desde sua implementação no CDCC, em 2001, vem se consolidando por meio de oferecimento de cursos de formação continuada, presencial ou a distância, para professores de educação infantil e de 1º a 5º ano do ensino fundamental, principalmente de São Carlos e região. Cabe ainda destacar que esta ação foi ampliada para outras regiões do Brasil entre 2004 e 2008, quando foram ministrados cursos semipresenciais em: Jaraguá do Sul (SC), Vitória (ES), Viçosa (MG), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Juiz de Fora (MG) e Campina Grande (PB). Os cursos oferecidos são certificados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP) ou pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A equipe responsável pelo Programa ministrou, desde a sua implementação, mais de 40 cursos presenciais de extensão universitária e 6 a distância, além de um curso de aperfeiçoamento e um curso no âmbito do Programa Teia do Saber, junto a Diretoria de Ensino da Região de São Carlos. Os fundamentos do Programa também foram difundidos pela equipe em 2 disciplinas do Curso de Especialização em Educação em Ciências, no período de 2013 a 2015 e 1 disciplina do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, no período de 2016 a 2017 e serão difundidos em 1 disciplina do Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais, que acontecerá no período de 2019 a 2020, todos oferecidos pelo CDCC. Até o momento, participaram de tais iniciativas aproximadamente 1500 professores. O Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa se constitui em uma das principais ações realizadas pelo CDCC junto à comunidade escolar da rede pública e particular de ensino. A sua abrangência e relevância alcançam tanto os professores envolvidos na formação continuada, quanto os seus alunos, também beneficiados pelo processo. Tendo em vista o exposto, este curso tem como finalidade dar continuidade às atividades de extensão vinculadas ao Programa, possibilitando apresentar aos interessados uma proposta investigativa para o ensino de ciências. Ementa: Na elaboração deste curso foram consideradas as concepções teórico-metodológicas no campo da educação científica nas quais destacamos: I- o movimento das concepções espontâneas; II- o papel da história da ciência na aprendizagem escolar; III- o papel da problematização e da investigação na aprendizagem; IV- a concepção metodológica de formação que norteia o Programa Parâmetros em Ação, da Secretaria de Educação Fundamental, do Ministério da Educação. No curso constarão atividades teóricas e práticas que apresentam subsídios para a melhoria do ensino de ciências, além de propiciar reflexões sobre formas de registro e comunicação, tipos de investigações possíveis e sua articulação com outras áreas de ensino, particularmente a língua portuguesa, a matemática e as artes. No final do curso cada participante deverá entregar um relatório da aplicação de um tema de ciências com seus alunos, utilizando a proposta metodológica investigativa do Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, de modo a considerar as reflexões realizadas nos encontros. Tópicos que serão abordados no curso: - A proposta metodológica do programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa. - A Argumentação no Ensino de Ciências. - Observação e registro no Ensino de Ciências. - Isolamento de variáveis. - Atividade de campo como estratégia para investigação. - Aplicação da proposta metodológica do programa em uma atividade de ciências, em sala de aula, com posterior entrega de relatório. Bibliografia: CHARPAK, G. Manos a La obra – las ciências em La escuela primaria. Coord. Georges Charpak; trad. de Rafael Segovia. México: FCE, 2005.143p. KRASILCHIK, M, MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007, p. 20. SANTOS, P. R. O ensino de Ciências e a ideia de cidadania. Revista Mirandum, ano X, n. 17, 2006. Disponível em: ZÔMPERO, A. F., LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.13, n.03, p.67-80, 2011. CRONOGRAMA DO CURSO ENCONTROS (18:30 às 21:30 - 3 horas) ATIVIDADES 13/03/2019 Encontro 1 - Apresentação da proposta metodológica do programa “ABC na Educação Científica - Mão na Massa” - A Argumentação no Ensino de Ciências 20/03/2019 Encontro 2 - Realização da atividade experimental “Ebulição da água” com a proposta metodológica do programa, com posterior reflexão e discussão sobre a importância da observação e do registro nas aulas de Ciências. 27/03/2019 Encontro 3 - Realização da atividade experimental “Evaporação da água” utilizando a proposta metodológica do programa: discussão sobre as variáveis envolvidas, seu isolamento e os resultados obtidos na investigação. 03/04/2019 Encontro 4 - Discussão e conclusão sobre o processo de vaporização da água, focando nas diferenças das transformações do estado físico líquido para o gasoso (ebulição, evaporação e calefação). 10/04/2019 Encontro 5 - Realização da atividade experimental “Condensação da água”, utilizando a proposta investigativa do programa. 17/04/2019 Encontro 6 - Experimento investigativo de simulação do mecanismo de formação da chuva, utilizando os conceitos abordados nos encontros anteriores. 24/04/2019 Encontro 7 - Realizar uma atividade de campo como estratégia para investigação. A importância de definir os objetivos da atividade e os dados que serão coletados e utilizados em um estudo posterior. 22/05/2019 - Data final para a entrega do relatório da aplicação da proposta metodológica do programa em uma atividade de ciências em sala de aula. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Angelina Sofia Orlandi Salete Linhares Queiroz |
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