95322 - Promoção da saúde e do cuidado às pessoas em contextos hospitalares II |
Período da turma: | a
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Descrição: | Ementa: Possibilitar ao residente o conhecimento e a reflexão sobre as práticas profissionais de promoção à saúde e cuidado no hospital e sobre a construção de práticas interdisciplinares, intersetoriais, em equipe e em rede. a atuação da profissional e multiprofissional no cuidado da criança, adolescente, adulto e idoso nos vários ambientes hospitalares. Auxiliar o residente a desenvolver o raciocínio clínico tanto para a avaliação quanto para o tratamento multidimensional, considerando as necessidades de saúde da população atendida, bem como suas características psicossociais e culturais.
Módulo - Fisioterapia, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e músculo-esquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da mulher e a implicação para o atendimento fisioterapêutico da criança e adolescente. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares, avaliação multidimensional da criança e do adolescente. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em enfermaria e terapia intensiva. Ventilação mecânica invasiva e não invasiva em pediatria. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido e a relação mãe-bebê. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador. Módulo - Fonoaudiologia, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: 1. Fonoaudiologia nas práticas de promoção à saúde e cuidado no hospital, no âmbito das unidades de internação intensiva e não-intensiva, e programa de atendimento domiciliar; 2. Interdisciplinaridade, intersetorialidade e atenção em rede na atenção hospitalar; 3. A violência e os acidentes e seus impactos na saúde da criança e do adolescente: • Violência: conceitos e perspectivas • As recomendações do Relatório Mundial sobre Violência e Saúde da Organização Mundial de Saúde, o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Violências, Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e a Implantação e Implementação de Núcleos de Prevenção à Violência em Estados e Municípios. • As ações de promoção à saúde, de prevenção aos acidentes e violências, e de tratamento às seqüelas dos que sofrem atos violentos; 4. A dinâmica de atendimento da fonoaudiologia no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva,programa de atendimento domiciliar, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de atendimento, avaliação e intervenção (individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e contra-referência. 5. Tecnologias de cuidado em fonoaudiologia no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva: escuta, acolhimento, sustentação e continência; tecnologias de promoção da saúde e do desenvolvimento infanto-juvenil; o uso da Tecnologia Assistiva. 6. A atuação do fonoaudiólogol junto à família, aos cuidadores formais e informais e à rede social das crianças e adolescentes, acompanhados no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva, e programa de atendimento domiciliar; 7. Cuidados paliativos e fonoaudiologia. Módulo - Terapia Ocupacional, a promoção da saúde e do cuidado a crianças e adolescentes em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: 1. Terapia ocupacional nas práticas de promoção à saúde e cuidado no hospital, no âmbito das unidades de internação intensiva e não-intensiva, e programa de atendimento domiciliar; 2. Interdisciplinaridade, intersetorialidade e atenção em rede na atenção hospitalar; 3. A violência e os acidentes e seus impactos na saúde da criança e do adolescente • Violência: conceitos e perspectivas • As recomendações do Relatório Mundial sobre Violência e Saúde da Organização Mundial de Saúde, o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Violências, Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e a Implantação e Implementação de Núcleos de Prevenção à Violência em Estados e Municípios. • As ações de promoção à saúde, de prevenção aos acidentes e violências, e de tratamento às seqüelas físicas e ao sofrimento psíquico dos que sofrem atos violentos; 4. A morte, o morrer e os processos de elaboração do luto; 5. Atividade lúdica infantil e os processos de escuta, acolhimento, sustentação e enfrentamento das situações de crise; 6. A dinâmica de atendimento da terapia ocupacional no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva,programa de atendimento domiciliar, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de atendimento, avaliação e intervenção (individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e contra-referência. 7. Tecnologias de cuidado em terapia ocupacional em no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva: escuta, acolhimento, sustentação e continência; a atividade lúdica; tecnologias de promoção da saúde e do desenvolvimento infanto-juvenil; o uso da Tecnologia Assistiva. 8. A atuação do terapeuta ocupacional junto a crianças e adolescentes com variadas situações clínicas, condições de vulnerabilidade social, intensidades de sofrimento psíquico, e impactos no cotidiano e nas atividades da vida diária, acompanhados no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva, e programa de atendimento domiciliar 9. A atuação do terapeuta ocupacional junto à família, aos cuidadores formais e informais e à rede social das crianças e adolescentes, acompanhados no âmbito das unidades pediátricas de internação intensiva e não intensiva, e programa de atendimento domiciliar; 10. Cuidados paliativos e terapia ocupacional. Módulo - Fisioterapia, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: semiologia e fisiologia dos sistemas respiratório, neurológico, urológico, cardiovascular e musculoesquelético, interação entre a avaliação dos sistemas e a proposta de tratamento fisioterapêutico. Fisiologia da mulher e do idoso e a implicação para o atendimento fisioterapêutico. O processo de adoecimento e o processo de cura. Classificação das funcionalidades, interpretação dos exames laboratoriais e complementares. Avaliação multidimensional do adulto, da mulher e do idoso. O tratamento fisioterapêutico aplicado às principais disfunções respiratórias, cardiológicas, neurológicas, ortopédicas e reumatológicas atendidas em enfermaria e terapia intensiva. Ventilação mecânica invasiva e não invasiva. A abordagem fisioterapêutica do recém-nascido. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado na assistência hospitalar. A saúde e os cuidados necessários com o cuidador. Módulo - Fonoaudiologia, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II Conteúdo Programático: 1. O campo da produção do cuidado em saúde, a fonoaudiologia e as práticas no hospital: uma discussão sobre a constituição do campo. 2. As origens e trajetórias da intervenção do fonoaudiólogo no hospital geral: as origens da fonoaudiologia nos hospitais e as tendências atuais de sua intervenção. A humanização da atenção e a integralidade do cuidado como eixo da gestão e da assistência hospitalar. 3. A fonoaudiologia e os processos saúde-doença-cuidado, com destaque para: • o desenvolvimento de práticas e saberes da fonoaudiologia no hospital e em seus contextos, apoiados nos princípios de uma clínica ampliada que reconhece e acolhe as necessidades singulares das pessoas sob cuidados clínicos ou cirúrgicos; • os desafios para a construção e fortalecimento de uma atenção hospitalar, fundada em ações de cuidado interdisciplinares, intersetoriais e em rede. 4. A atenção fonoaudiológica no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva, e de acordo com programas variados (atendimento domiciliário, internação domiciliar, humanização hospitalar, cuidado ao cuidador, dentre outros). Normas de controle de infecção hospitalar. 5. A dinâmica de atendimento fonoaudiológico no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva, os processos de triagem, identificação de prioridades, confecção do mapa de atendimento, avaliação e intervenção (individual, grupal, familiar, domiciliar, institucional), encaminhamento, referência e contra-referência. 6. Tecnologias de cuidado em fonoaudiologia no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva: escuta, acolhimento, sustentação e continência; tecnologias de promoção da saúde; o uso da Tecnologia Assistiva. 7. A atuação do fonoaudiólogo junto à família, aos cuidadores formais e informais e à rede social de adultos e idosos, acompanhados no âmbito das unidades ambulatoriais e de internação intensiva. 8. Fundamentos biológicos, psicológicos e sociais para atendimento ao idoso e portador de afecções do Sistema Nervoso Central . 9.Fisiopatologia do Sistema Nervoso Central, em seus aspectos lingüístico cognitivos. 10. Metodologia de avaliação e terapia fonoaudiológicas (disfagias, disartrias, afasias e distúrbios linguistico-cognitivos) em lesados cerebrais e pacientes geriátricos, na perspectiva cognitiva. 11.Visão crítica da inserção do fonoaudiólogo no sistema regional e nacional de saúde e implicações no atendimento aos portadores de distúrbios neurológicos e geriátricos 12. Estudo de modelos de equipe multidisciplinar, destacando o papel da família na inserção dos indivíduos lesados cerebrais e idosos, com alterações fonoaudiológicas. 13.Estudo do contexto hospitalar e implicações para o atendimento fonoaudiológico. Módulo - Terapia Ocupacional, a promoção da saúde e do cuidado a adultos e idosos em contextos hospitalares II Conteúdo programático: - Desenvolvimento de uma assistência humanizada através do acolhimento e estabelecimento de vínculos com os usuários de forma a desenvolver compromisso e co-responsabilidade com o processo de cuidado. - Reconhecimento por parte do profissional e da família das manifestações das fases psicológicas (choque, negação, reconhecimento e adaptação) como parte do processo terapêutico e sua importância no processo de tratamento, reabilitação e reorganização da vida. - Identificação e estabelecimentos de relações entre os fatores biológicos, psicológicos, sociais, comportamentais, econômicos, culturais e ambientais que podem gerar adoecimento e incapacidades em adultos e idosos acompanhados no âmbito hospitalar. - Estudo dos principais acometimentos que geram incapacidades na população adulta e idosa acompanhadas no ambulatório, unidade de terapia intensiva e domicílio. - Utilização da Classificação de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde - CIF e de procedimentos de avaliação em terapia ocupacional e de qualidade de vida para identificação das necessidades e condução do tratamento terapêutico ocupacional. - Utilização das atividades humanas para o desenvolvimento de habilidades, competências, condições externas/internas para capacitar o adulto e o idoso. - Adoção de medidas de autocuidado para a prevenção primária e secundária de incapacidades em adultos e idosos envolvendo orientação quanto aos equipamentos, adaptações e barreiras arquitetônicas no domicílio, facilitação das modificações do estilo de vida e nova forma de realizar as atividades de vida diária, visando a manutenção ou ampliação da participação social. - Orientação de familiares e cuidadores na perspectiva multidisciplinar visando esclarecimentos gerais, reorganização do cotidiano, formas de cuidado (mudanças posturais, posicionamentos adequados), estimulação nas atividades de auto-cuidado físico e rotina familiar. - Mecanismos de referência e contra-referência entre o hospital e os diferentes serviços da rede de saúde. Módulo - Saúde e Trabalho do Profissional da Saúde II Conteúdo Programático: - Introdução à Saúde do Trabalhador (riscos ocupacionais) - Legislação (Normas Regulamentadoras) - Política Nacional de Saúde do Trabalhador e a Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (RENAST) - Epidemiologia das Doenças Ocupacionais - Processo Saúde Doença em Saúde do Trabalhador - Atuação do profissional em saúde dentro do SESMET (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) -Ergonomia e Análise Ergonômica do Trabalho - Saúde Mental e Trabalho e Noções de Psicodinâmica do Trabalho - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) - Readaptação e Retorno ao Trabalho - Saúde dos Trabalhadores da Saúde. - Avaliação dos riscos ambientais, monitoramento da saúde do trabalhador, medidas de proteção coletivas e individuais, treinamento para promoção / prevenção da saúde do trabalhador, manutenção dos registros, avaliação da efetividade do PPRA. Metodologia de Ensino: aulas teóricas, apresentação discussão de artigos e desenvolvimento. Metodologia de Avaliação: a avaliação de realizada por meio de prova escrita ao final. Referências Bibliográficas: ADAMS,R.D.& Victor, M. Principles of Neurology, 5 ª ed.USA: Ed.Mc-Graw-Hill, 1993. AEHLERT, B. Emergências em cardiologia. Suporte avançado de vida em cardiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 AMADO-JOÃO, SM. Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. AULER-Jr, J.O.C. & ALMEIDA, S. Pós-operatório de cirurgia torácica e cardiovascular: rotinas do Instituto do Coração. Porto Alegre: Artmed, 2004. BECKER, H. Fisioterapia em Ortopedia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2008. BECKER, H. Fisioterapia em Traumatologia/ Cirurgia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 BOBATH, K. A Deficiência Motora em Pacientes com Paralisia Cerebral. Barueri: Manole, 1996. CARVALHO, C.R.R. Ventilação Mecânica. Vol. I Básico. São Paulo: Atheneu, 2000. 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Barueri: Manole, 2007 SARMENTO, G.J.V.; VEGA, JM; LOPES, N S. Fisioterapia em UTI: Avaliação e procedimentos. São Paulo: Atheneu, 2006 SCANLAN, C. L; WILKINS, R. L., STOLLER, J. K. Fundamentos da terapia respiratória de Egan., 7a ed. Barueri: Manole, 2000 SHEPHERD, R.B Fisioterapia em Pediatria, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 1996. STEPHENSON, R & CONNOR, L. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia. 2ª ed Barueri: Manole, 2004. UNPHRED,D.A..Fisioterapia Neurológica. Baltimore: Mosby Company/MIR, 1994. Fernandes FDM, Mendes BCA, Navas ALPGP. Tratado de Fonoaudiologia – Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Editora Roca, São Paulo, 2a ed., 2010 - Musiek FE, Ritelmann WF. Perspectivas atuais em avaliação audiológica. Ed. Manole, São Paulo, 2001 - Bevilacqua MC, Martinez MAN, Balen AS, Pupo AC, Reis ACMB, Frota S. Tratato de Audiologia da Academia Brasileira de Audiologia. Ed. Santos, São Paulo, 2011 - periódico Dysphagia Bibliografia Arvedson JC, Brodsky L. 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Suporte avançado de vida em cardiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 AULER-Jr, J.O.C. & ALMEIDA, S. Pós-operatório de cirurgia torácica e cardiovascular: rotinas do Instituto do Coração. Porto Alegre: Artmed, 2004. AMADO-JOÃO, SM. Métodos de Avaliação Clínica e Funcional em Fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. BECKER, H. Fisioterapia em Ortopedia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2008. BECKER, H. Fisioterapia em Traumatologia/ Cirurgia, Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2007 BOBATH, B. Hemiplegia no Adulto: Avaliação e Tratamento. Barueri: Manole, 1978. CARVALHO, C.R.R. Ventilação Mecânica. Vol. I Básico. São Paulo: Atheneu, 2000. CARVALHO, CRC Fisiopatologia Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2005. CARVALHO FILHO, E.T. & PAPALEO NETTO, M. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 1994. FREITAS, E. V.; PY, L.; NERI, A. L.; CANÇADO, F. A. X.; GORZONI, M. L.; ROCHA, S. M. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. GIRÃO, M.; LIMA, G.; BARACAT, E. Uroginecologia. São Paulo: Artes Médicas, 1997. GREVE, J.M Tratado de Medicina de Reabilitação, São Paulo: Roca, 2007. GROSSE, D. & SENGLER, J. Reeducação Perineal. Barueri: Manole, 2002. PERRACINI, M & Flo C. Funcionalidade e Envelhecimento. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2009. SARMENTO, G.J.V. Fisioterapia respiratória no paciente crítico. Barueri: Manole, 2007 SARMENTO, G.J.V.; VEGA, JM; LOPES, N S. Fisioterapia em UTI: Avaliação e procedimentos. São Paulo: Atheneu, 2006 SCANLAN, C. L; WILKINS, R. L., STOLLER, J. K. Fundamentos da terapia respiratória de Egan., 7a ed. Barueri: Manole, 2000 Lee D. A Cintura Pélvica. Barueri: Manole, 2001. MAGEE, DJ. Disfunção Musculoesquelética. 3 ed. Barueri: Manole, 2002 NEGRÃO, C.E. & BARRETO, A.C.P. Cardiologia do exercício: do atleta ao cardiopata. Barueri: Manole, 2006 NETTER, F.H. Sistema Nervioso - Transtornos neurológicos y neuromusculares. Tomo 1.2. Barcelona: Ed Masson-Salvat, 1993 NITRINI, R. & BACHESCHI, L.A. ANeurologia que Todo Médico Deve Saber. São Paulo: Santos Maltese, 1991. REBELATTO, J. R.; MORELLI, J. G. S. Fisioterapia Geriátrica. A prática da assistência ao idoso. Barueri: Manole,, 2004. STEPHENSON, R & CONNOR, L. Fisioterapia aplicada à ginecologia e obstetrícia. 2ª ed Barueri: Manole, 2004. UNPHRED,D.A..Fisioterapia Neurológica. Baltimore: Mosby Company/MIR, 1994. Furkim AM, Santini CS. (orgs.) Disfagias Orofaríngeas 2a. edição revisada, atualizada e ampliada. Carapicuíba: Pró-fono, 2004, p.340. Furkim AM, Silva RG. Programa de Reabilitação em Disfagia Neurogênica. São Paulo, Frontis Editora, 1999. Mansur LL, Radanovic M. Neurolinguística: Fundamentos para a prática clínica. Edições Inteligentes. São Paulo, 2004. Roach ES, Biller J, Bettermann K. Toole's Cerebrovascular Disorders. Cambridge Medicine. 2010.448 p Chapey R (ed). 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Carga Horária: |
176 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 17 | ||||
Ministrantes: |
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