Atividade

95161 - Performance em Violino

Data da turma: 05/07/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: OBJETIVO

A Masterclass terá o objetivo de proporcionar a jovens violinistas (estudantes e profissionais) o contato e o aprendizado com um renomado violinista no cenário internacional. Os jovens violinistas terão a chance de apresentar o repertório violinístico, bem como vivenciar e discutir questões da técnica no instrumento e das questões de performance musical.

Os músicos inscritos e selecionados como “ativos” ou “ouvintes” poderão participar, mesmo não sendo violinistas, sendo que todos se beneficiarão da Masterclass.

METODOLOGIA

A Masterclass se dará

Aulas individuais: serão selecionados 5 alunos “ativos” e até 2 “suplentes” que terão aula individual. Nessas aulas haverá o aprofundamento do repertório violinístico apresentado, além de serem trabalhados aspectos técnicos e artísticos com os respectivos alunos.

BIBLIOGRAFIA

BOYDEN, David. The History of Violin Playing from its Origins to 1761: its relationship to the violin and violin music. Oxford: Clarendon, 1990. CAMPBELL, Margaret. The Great Violinists. London: Granada, 1980. FISCHER, Simon. Basics. London: Peters, 1997. ________. Practice. London: Peters, 2003. FLESCH, Carl. The Art of Violin Playing. Book One. Tradução e edição por Eric Rosenblith. 2 ed. New York: Carl Fischer, 2000. ________. The Art of Violin Playing: Artistic Realization & Instruction. Book Two. New York: Carl Fischer, 1930. GALAMIAN, Ivan. Principles of Violin Playing and Teaching. 3 ed. Englewood Cliffs: Prentice-Hall, 1985. GERLE, Robert. The Art of Practising the Violin: with useful hints for all string players. London: Stainer & Bell, 1983. ________. The Art of Bow Practice: the expressive bow technique. London: Stainer & Bell, 1991. HAVAS, Kato. A New Approach to Violin Playing. London: Bosworth, 2005. ________. Stage Fright: its causes and cures. London: Bosworth, 2005. HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para uma nova compreensão musical. Tradução por Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. KLICKSTEIN, G. The Musician’s Way: A Guide to Practice, Performance, and Wellness. New York: Oxford University Press, 2009. LELAND, Valborg. The Dounis Principles of Violin Playing: the meaning and practical application. London: The Strad, 1949. MARIZ, Vasco, História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994. NEVES, José Maria. Música Contemporânea Brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981. ROLLAND, Paul. Basic Principles Of Violin Playing. Van Nuys: Alfred Music, 2010. ROSEN, Charles. The classical style. Edição expandida. Nova York: W. W. Norton, 1997. SLOBODA, J., LEHMANN, A., WOODY, R. Psychology for Musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007. STOWELL, Robin. Violin Technique and Performance Practice in the Late Eighteenth and Early Nineteenth Centuries. Cambridge: Cambridge University, 1985. ________(ed). The Cambridge Companion to the Violin. Cambridge: Cambridge University, 1992. STRANGE, Patricia; STRANGE, Allen. The Contemporary Violin: Extended Performance Techniques. Berkeley: University of California, 2001. TARLING, J. Baroque String Playing for ingenious learners. London: Corda Music Publications, 2001. WILLIAMON, A. Musical Excellence: Strategies and techniques to enhance performance. New York: Oxford University Press, 2004.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Nicolas Koeckert


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP