95156 - Literatura Infantil e Juvenil em Língua Portuguesa |
Período da turma: | 30/01/2021 a 04/03/2021
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Descrição: | Ementa: A disciplina procura refletir sobre a especificidade e a gênese da literatura infantil no Brasil, seus principais autores e historiografia. Além de estabelecer uma relação dialógica com suas origens em textos da literatura mundial, procura discutir a função pedagógica a ela associada. São estudadas as principais formas que assume no percurso de formação. O sincretismo de linguagens e as imagens produzidas por essa literatura. A disciplina discute as questões sociais pertinentes à diversidade cultural dos países de língua portuguesa que se fazem presentes nessa modalidade de texto, questões essas que assumem características específicas quando engendradas em um objeto artístico-literário. Objetivos: Ampliar a competência textual dos educadores no que se refere ao trabalho com a literatura infantil e juvenil produzida em língua portuguesa, bem como instrumentalizá-los para a leitura e ensino desse gênero, seja no seu aspecto estético, seja na abordagem de questões ideológicas. Avaliação: Freqüência e prova escrita ao final da disciplina Conteúdo Programático: 1. As origens da literatura infantil: a narrativa primordial 2. Leitor, leitura e texto 3. Os precursores da literatura infantil no Brasil 4. Monteiro Lobato e a criação da literatura infantil no Brasil 5. As formas assumidas pela literatura infantil na atualidade 6. A escolarização da literatura infantil-juvenil. 7. Sincretismo de linguagens na literatura infantil 8. Brasil, Portugal e África: imagens em diálogo na literatura infantil/juvenil. Bibliografia: BÁSICA ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988. CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura Infantil. São Paulo: Global, 1984. COELHO, Nelly Novaes. Dicionário Crítico da Literatura Infantil Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006. _____________________. Panorama Histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Ática, 1991. _____________________. A Literatura Infantil. São Paulo: Moderna, 2000. GÓES, Lúcia Pimentel. Olhar de Descoberta. São Paulo: Paulinas, 2004. GERAL ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. São Paulo, Melhoramentos, 1988. BORDINI, Maria da Glória. Poesia Infantil. São Paulo: Ática, 1986. CAMARGO, Luís. A ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995. CÃNDIDO, Antonio. Estudo analítico do poema. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria e Prática. São Paulo: Ática, 1983. CUNHA, Maria Zilda. "A literatura infantil e os novos meios de produção de linguagem". In: Pedagogias do Imaginário: olhares sobre a literatura infantil. Portugal, Ed. ASA, 2002. DINORAH, Maria. O livro na sala de aula. Porto Alegre: LP&M, 1987. EVANGELISTA, Aracy Alves. M. (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. GÓES, Lúcia Pimentel. A aventura da literatura para crianças. São Paulo: Melhoramentos, 1991. _____________________. A Fábula Brasileira ou a Fábula Saborosa. Tentativa paideumática da Fábula no Brasil. São Paulo, 1994. Tese apresentada à FFLCH-USP. _____________________. Em busca da matriz. Uma contribuição para a História da Literatura Infantil Portuguesa. São Paulo: Cliper/ Fac. Teresa Martin, 1998. GREGORIN FILHO, José Nicolau. A roupa infantil da literatura. Araraquara, SP: 1995. Dissertação apresentada à FCL-UNESP. _____________________. Figurativização e imaginário cultural. Araraquara. SP, 2002. Tese apresentada à FCL-UNESP. JESUALDO, J. A Literatura Infantil. São Paulo: Cultrix/USP, 1978. JOLLES, André. As formas simples. (trad. Álvaro Cabral) São Paulo: Cultrix, 1976. JOUVE, Vincent. A leitura. Trad. Brigitte Hervor. São Paulo: Editora UNESP, 2002. KHEDE, Sônia Salomão (org.) Literatura Infanto-Juvenil:uma gênero polêmico. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1983. _____________________. Personagens da Literatura Infanto-Juvenil. São Paulo: Ática, 1986. LAJOLO Marisa. Usos e abusos da Literatura na escola. Rio de Janeiro: Globo, 1982. MENDES, Maria dos Prazeres Santos. Monteiro Lobato, Clarice Lispector e Lygia B. Nunes: o estético em diálogo na literatura infanto-juvenil. São Paulo: 1994. Tese apresentada à Comunicação e Semiótica PUC-SP. MORAES, Antonieta Dias de. Reflexos da violência na literatura infanto-juvenil. SP: letras e Letras, 1991. PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na Literatura Infantil. São Paulo: Ícone, 1986. _____________________. Confinamento cultural, Infância e Leitura. São Paulo: Summus Editorial, 1990. ROSEMBERG. Fúlvia. Literatura Infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1984. VALE, Fernando Marques do. A obra infantil de Monteiro Lobato. Inovações e repercussões. Lisboa: Portugalmundo, 1994. ZILBERMAN, Regina (org.). Leitura em crise na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. _____________________. (org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. _____________________. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. WORNICOV, Ruth et al. Criança, leitura, livro. São Paulo: Nobel, 1986. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 90 | ||||
Ministrantes: |
Jose Nicolau Gregorin Filho Maria Zilda da Cunha |
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