Atividade

95153 - Diversidade cultural: literaturas de língua portuguesa e educação

Período da turma: 01/01/2021 a 11/11/2021

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Descrição: Ementa:

A disciplina propõe uma reflexão sobre alguns aspectos da realidade escolar brasileira, a partir da constatação das desigualdades presentes desde a formação de nosso sistema educacional, até os recentes avanços que dizem respeito às diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Propõe, também, o ensino e a aprendizagem da literatura como uma disciplina fundamental não apenas para a compreensão da diversidade cultural, mas também para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre questões sócio-políticas mais amplas. Nesse sentido, são destacadas as literaturas de língua portuguesa, cuja abordagem comparativa é bastante propícia para o estabelecimento de discussões sobre identidade, alteridade, preconceito e inclusão.

Objetivos:

Fornecer subsídios teóricos e práticos aos educadores para que, através da abordagem de textos literários produzidos nos países de língua oficial portuguesa, possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial.

Conteúdo programático:

1.A desigualdade como marca constitutiva do sistema de ensino brasileiro.
2. A Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.
3.Raça, gênero e etnia: uma abordagem crítica.
4.O mito da democracia racial brasileira.
5.O texto literário e seus valores.
6.Fundamentos de uma educação literária emancipadora.
7.A escolha e a abordagem crítica de textos literários.
8.As literaturas de língua portuguesa no contexto escolar.

Avaliação:

Prova escrita

Bibliografia:

ABDALA Jr., Benjamin. De vôos e ilhas. Literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L.M.A. e SILVÉRIO, V.R. (org.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006.

ABREU, Márcia. Cultura letrada. Literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

APA, A.; BARBEITOS, A. e DÁSKALOS, M. A. (org.) Poesia africana de língua portuguesa. Antologia. Rio de Janeiro: Lacerda editores, 2003.

BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003.

CADERNOS NEGROS. Organizador: Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995.

CHAVES, Rita. Angola e Moçambique. Experiência Colonial e Territórios Literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio Editora

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005.

FIGUEIREDO, Eurídice (org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora, UFJF, 2005.

FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo e GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1986.
GUIMARÃES, Antônio Sergio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Summus, 2006.

MELLO e SOUZA, Marina de. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006.

MUNANGA, Kabengelê. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MUNANGA, Kabengelê e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global/ Ação Educativa, 2000.

NOGUEIRA, M.A. e CATANI, A. (org.). Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

SANTILLI, Maria Aparecida. Paralelas e tangentes entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 2003.

SILVA, Cidinha da.(org.). Ações afirmativas em educação. Experiências brasileiras. São Paulo: Summus, 2003.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 97
 
Ministrantes: Emerson da Cruz Inacio
Heloisa Pires Lima
Rosangela Sarteschi


 
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