95153 - Diversidade cultural: literaturas de língua portuguesa e educação |
Período da turma: | 01/01/2021 a 11/11/2021
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Descrição: | Ementa: A disciplina propõe uma reflexão sobre alguns aspectos da realidade escolar brasileira, a partir da constatação das desigualdades presentes desde a formação de nosso sistema educacional, até os recentes avanços que dizem respeito às diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Propõe, também, o ensino e a aprendizagem da literatura como uma disciplina fundamental não apenas para a compreensão da diversidade cultural, mas também para o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre questões sócio-políticas mais amplas. Nesse sentido, são destacadas as literaturas de língua portuguesa, cuja abordagem comparativa é bastante propícia para o estabelecimento de discussões sobre identidade, alteridade, preconceito e inclusão. Objetivos: Fornecer subsídios teóricos e práticos aos educadores para que, através da abordagem de textos literários produzidos nos países de língua oficial portuguesa, possam atuar pedagogicamente no combate à discriminação cultural e étnico-racial. Conteúdo programático: 1.A desigualdade como marca constitutiva do sistema de ensino brasileiro. 2. A Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 3.Raça, gênero e etnia: uma abordagem crítica. 4.O mito da democracia racial brasileira. 5.O texto literário e seus valores. 6.Fundamentos de uma educação literária emancipadora. 7.A escolha e a abordagem crítica de textos literários. 8.As literaturas de língua portuguesa no contexto escolar. Avaliação: Prova escrita Bibliografia: ABDALA Jr., Benjamin. De vôos e ilhas. Literatura e comunitarismos. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. ABRAMOWICZ, A.; BARBOSA, L.M.A. e SILVÉRIO, V.R. (org.). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006. ABREU, Márcia. Cultura letrada. Literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006. APA, A.; BARBEITOS, A. e DÁSKALOS, M. A. (org.) Poesia africana de língua portuguesa. Antologia. Rio de Janeiro: Lacerda editores, 2003. BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua e poder na sociedade brasileira. São Paulo: Parábola, 2003. CADERNOS NEGROS. Organizador: Quilombhoje. São Paulo: Quilombhoje. CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1995. CHAVES, Rita. Angola e Moçambique. Experiência Colonial e Territórios Literários. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005. CHEVALIER, J. & GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio Editora Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005. FIGUEIREDO, Eurídice (org.). Conceitos de Literatura e Cultura. Juiz de Fora, UFJF, 2005. FONSECA, Maria Nazareth Soares (org.). Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, Paulo e GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente. São Paulo: Paz e Terra, 2003. FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e sociedade. São Paulo: Moraes, 1986. GUIMARÃES, Antônio Sergio Alfredo. Racismo e anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2005. LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social. São Paulo: Martins Fontes, 2004. LOPES, Nei. Dicionário escolar afro-brasileiro. São Paulo: Summus, 2006. MELLO e SOUZA, Marina de. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2006. MUNANGA, Kabengelê. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. MUNANGA, Kabengelê e GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global/ Ação Educativa, 2000. NOGUEIRA, M.A. e CATANI, A. (org.). Pierre Bourdieu. Escritos de Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. SANTILLI, Maria Aparecida. Paralelas e tangentes entre literaturas de língua portuguesa. São Paulo: Arte & Ciência, 2003. SILVA, Cidinha da.(org.). Ações afirmativas em educação. Experiências brasileiras. São Paulo: Summus, 2003. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 97 | ||||
Ministrantes: |
Emerson da Cruz Inacio Heloisa Pires Lima Rosangela Sarteschi |
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