Atividade

95139 - Direitos da Criança e do Adolescente

Período da turma: 02/05/2020 a 03/05/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Título: Direitos da Criança e do Adolescente
Grande Área: Humanidades
Área de conhecimento: Direitos Especiais
Forma: Presencial
Público Alvo: Estudantes de graduação, Estagiários e bolsistas do programa Aproxima-Ação, representantes das entidades estudantis do campus, guardas universitários, profissionais de vigilância da USP e terceirizados, docentes, comunidade em geral.

Coordenação Acadêmica:
Profa. Dra. Ana Estela Haddad
Profa. Dra. Maria Aparecida Machado
Profa. Dra. Ana Lucia Pompéia Fraga de Almeida

Professoras Colaboração:
Beatriz Rocha (Educadora)
Profa. Dra. Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Dra. Dora Martins de Morais
Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho

Ementa: É crescente o consenso estabelecido em diferentes áreas do conhecimento sobre a importância de se promover o desenvolvimento infantil integral desde a primeira infância. O Brasil é signatário de importantes documentos internacionais, bem como estabeleceu na Constituição Federal, reiterado no Estatuto da Criança e do Adolescente e no mais recente Marco Legal da Primeira Infância, a importância de garantir os direitos e de cuidarmos bem da infância e da adolescência. A garantia desses direitos para todas as crianças brasileiras ainda é um grande desafio, apesar de muitos avanços alcançados no passado recente. Este curso tem como perspectiva ressaltar a relevância e atualidade de se discutir as questões relacionadas à infância, numa perspectiva histórica e da sociedade contemporânea, compartilhando saberes e experiências construídos dentro e fora da universidade.

Período de inscrição: 23/09 a 07/10/2019 (inscrições online).

Local: Av. Prof. Lineu Prestes 2227 - Butantã, São Paulo - anfiteatro da Faculdade de Odontologia.
Vagas: 200

Objetivo: sensibilizar os participantes sobre a importância do desenvolvimento infantil integral, e sobre como a comunidade em geral e a universidade podem contribuir para o fortalecimento da rede social de proteção à infância e adolescência na nossa sociedade.
Justificativa: O Programa Aproxima-Ação, criado pela Pró Reitoria de Cultura e Extensão Universitária em 1998, caracteriza-se por um espaço de interlocução entre ações e projetos da USP e as demandas sociais comunitárias, inventariando, articulando e dando suporte às atividades de formação e inclusão social por meio de ações dentro das diversas áreas do conhecimento, tendo como público-alvo as crianças e adolescentes, e como referência os Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As atividades desenvolvidas têm por finalidade disseminar a cultura do respeito à diversidade e aos direitos da criança e do adolescente nos campi da USP; realizar diagnóstico de demandas sociais e das ações realizadas na Universidade que as atendam; promover ações educativas que estimulem o desenvolvimento social das comunidades vizinhas aos campi da USP e sistematizar as experiências acumuladas pela Universidade na área da educação social, disponibilizando o conhecimento gerado à comunidade, a outras universidades que vivenciem questões similares e à sociedade de forma geral.
A Rede de Aproximação reúne diversas instituições que atuam no cenário social e desta forma, cria um diálogo entre a Universidade e a comunidade externa. O trabalho do Programa enquanto promotor desta Rede é assegurar a legitimidade deste espaço e possibilitar o encontro e comunicação entre as diversas áreas de atuação contempladas pelos parceiros. Assim, reúnem-se na Rede instituições, unidades de ensino, alunos, docentes, membros da sociedade civil, havendo abertura para a participação de agentes e entidades interessados na discussão e proposição de ações de intervenção social.

Duração: 5 horas


Programa:

1. A importância do Desenvolvimento Infantil Integral desde a Primeira Infância - Profa. Dra. Ana Estela Haddad FOUSP / PRCEU - Coordenadora do Programa Aproxima-Ação.

2. O conceito de violência e a relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes de diferentes contextos - Profa. Dra. Maria Thereza Costa Coelhor de Souza - Instituto de Psicologia

3. A situação da Infância em São Paulo sob o olhar do sistema judiciário - Dra. Dora Martins - Juiza da Vara da Infância do TJ-SP

4. "Leitores e leituras: o leitor literário em tempos de internet" - Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho - FFLCH


Data de realização: 09 de outubro de 2019 (quarta-feira) das 8:30 às 13:00.


Mesa de Abertura:
Profa. Dra. Maria Aparecida Machado (Pró Reitora de Cultura e Extensão da USP)
Profa. Dra. Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida (Coordenadora do USP Comunidades)
Profa. Dra. Ana Estela Haddad (Coordenadora do Programa Aproxima Ação)
Coordenadores de outros Programas da PRCEU


Conferências:

1. A importância do Desenvolvimento Infantil Integral desde a Primeira Infância - Profa. Dra. Ana Estela Haddad FOUSP / PRCEU - Coordenadora do Programa Aproxima-Ação


2. O conceito de violência e a relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes de diferentes contextos - Maria Thereza Costa Coelho de Souza (Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), Mestrado, Doutorado (1984; 1990) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Obteve o titulo de Livre Docente em 2007 no mesmo instituto.Realizou estágio de pesquisa no exterior na cidade de Lausanne, Suiça, em junho de 2004. Foi professora convidada do Departamento de Psicologia da Universidade de Fribourg, Suiça, em 2006 e 2009. Desde 1997 é professora do Instituto de Psicologia da USP e desde 2016 é Professora Titular do Departamento de Psicologia da aprendizagem, do desenvolvimento e da personalidade deste instituto. Tem experiência na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, especialmente a partir da perspectiva de Jean Piaget, com ênfase em processos cognitivos e afetivos do desenvolvimento humano, estudando principalmente os seguintes temas: afetividade, inteligência, desenvolvimento em diferentes contextos, trajetorias e transtornos de desenvolvimento. É lider do grupo de pesquisas Afetividade e Cognição e membro dos grupos Contextos sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais e Nucleo Ciencia pela Infância (NCPI), cadastrados no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq).
http://lattes.cnpq.br/5875010786461996


3. A situação da Infância em São Paulo sob o olhar do sistema judiciário - Dra. Dora Martins - juíza Dora Martins, da Vara Central da Infância e da Juventude do TJSP.


4. "Leitores e leituras: o leitor literário em tempos de internet" - Prof. Dr. José Nicolau Gregorin Filho - Possui graduação em Português e Inglês pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá (1987), Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Na Universidade de São Paulo, é professor da Área de Literatura Infantil e Juvenil do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; foi Assessor Técnico de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.


Bibliografia:


SCHWARCZ, L. K. M.. A atualidade a obra e a necessidade de ser lida no seu tempo. IHU On-Line (UNISINOS. Impresso), v. 498, p. 31-36, 2016.
SCHWARCZ, L. K. M.. Tempo, historicidade e história ou a falta dela. Revista Brasileira de Psicanálise (Impresso), v. 47, p. 123, 2013.
MONTEIRO, T. A. ; DE SOUZA, MARIA THEREZA C. C. . O conceito de violência e a relação com os estágios da inteligência em crianças e adolescentes de diferentes contextos. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 159-183, 2018.
BERNARD PAULAIS, MARIE-ANNA ; MAZETTO, CAMILLA ; THIÉBAUT, ERIC ; NASSIF, MARIA CLARA ; COSTA COELHO DE SOUZA, MARIA THEREZA ; STEFANI, ANA PAULA ; BLANC, ROMUALD ; GATTEGNO, MARIA PILAR ; AÏAD, FETHIA ; SAM, NADIA ; BELAL, LINA ; FEKIH, LAID ; KAYE, KELLEY ; CONTEJEAN, YVES ; WENDLAND, JAQUELINE ; BARTHÉLÉMY, CATHERINE ; BONNET-BRILHAULT, FRÉDÉRIQUE ; ADRIEN, JEAN-LOUIS . Heterogeneities in Cognitive and Socio-Emotional Development in Children With Autism Spectrum Disorder and Severe Intellectual Disability as a Comorbidity. Frontiers in Psychiatry , v. 10, p. 1-14, 2019
COSTA, Susana Henriques da. Acesso à justiça: promessa ou realidade? Uma análise do litígio sobre creche e pré-escola no município de São Paulo. Civil Procedure Review, v. 7, p. 38-68, 2016
COSTA, Susana Henriques da. Controle Judicial de Políticas Públicas - Relatório Nacional (Brasil). Civil Procedure Review, v. 4, p. 70, 2013.
COSTA, Susana Henriques da. A imediata judicialização dos direitos fundamentais sociais e o mínimo existência: relação direito e processo. In: Ada Pellegrini Grinover; Kazuo Watanabe; Susana Henriques da Costa. (Org.). O processo para solução de conflitos de interesse público. 01ed.Salvador: Juspodivm, 2017, v. 1, p. 397-421.
HADDAD AE O que grandes cidades e políticas públicas intersetoriais podem fazer pela primeira infância. Biblioteca Mário de Andrade. 2016. 506p.

Carga Horária:

5 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Dora Aparecida Martins de Morais


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP