Atividade

95030 - 19º Encontro USP Escola: Escola pública democrática: (re) construindo conceitos

Período da turma: 13/01/2020 a 17/01/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: "Escola e democracia – Paginas 39 a 63.
Os sete saberes à educação do futuro – Páginas 105 a 115.
O cotidiano da escola e da sala de aula – Páginas 21 a 36 e 67 a 70
Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática – Páginas 21 a 57
Conselhos Escolares: Democratização da escola e construção da cidadania – Páginas 31 a 55.
Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico – Páginas 169 a 200.
"
As aulas acontecerão por meio de exposição teórica dos conceitos acerca do conselho de escola, grêmio estudantil, associação de pais e mestres, conselho de classe e série, na perspectiva da gestão da escola pública democrática. Programa ensino integral, exposição de experiências práticas vivenciadas no ambiente escolar, relatadas pelos cursistas. Ainda faremos uso de depoimento de convidados para compartilharem experiências concretas relacionadas ao processo de democratização das relações na escola. Além de leituras e debates acerca da implementação da política educacional paulista.
Bibliografia
"AZANHA, José Mário Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 335-344, maio/ago. 2004. (o artigo discute a trajetória da educação no Brasil, na perspectiva da democracia – “quanto mais se falou em democracia, menos a escola foi democrática)
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). (Artigos 5º, 6º; 205 a 214). (apresenta o marco regulatório dos princípios da democracia na educação)
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. (normatiza o percurso educacional a ser desenvolvido nos próximos 10 anos, em âmbito federal.)
SÃO PAULO. Lei nº 16.279, de 08 de julho de 2016. Plano Estadual de Educação de São Paulo. (normatiza o percurso educacional a ser desenvolvido, nos próximos dez anos, em âmbito estadual)
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de
dezembro de 1996. (Trata da regulamentação dos sistemas de ensino e dá outras providências)
LUIZ, Maria Cecilia; NASCENTE, Renata Maria Moschen (Org.). Conselho escolar e diversidade: por uma escola mais democrática. São Carlos: EDUFSCAR, 2013. (Capítulos 1 e 6). (Nesta obra os autores constroem uma interface entre a democracia e a violência escolar e atribui a mediação deste processo ao conselho de escola)
LUIZ, Maria Cecilia; NASCENTE, Renata Maria Moschen (Org.). Conselho escolar e as possibilidades de diálogo e convivência: o desafio da violência na escola São Carlos: EDUFSCAR, 2013. (Capítulos 1 e 6). (Nesta obra os vários autores apresentam várias pesquisas acerca da implantação e funcionamento dos conselhos de escola, ora pela teoria, ora pela prática, por todo Brasil.)
MEIRIEU, Philippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender/ tradução Fátima Murad – Porto Alegre : Artmed, 2005.(Esta obra descreve de forma ímpar as relações de poder estabelecidas dentro da escola, propõe questões, estratégias, caminhos e possibilidades para a implantação do ensino por reciprocidade)
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro/tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgar de Assis Carvalho. - 7. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003. (esta obra apresenta de modo desafiador sete saberes necessários à educação do futuro, destaco aqui o capítulo que trata da construção da democracia)
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 2ª ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados,1984.(o livro apresenta uma importante discussão acerca das teorias da educação)
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Programa Nacional para o Desenvolvimento de Conselhos Escolares. (cadernos 1 ao 5) Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação-Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de Ensino. Brasília, 2004. (Esta é uma coleção de 12 exemplares, que apresenta uma série de leis, estratégias, experiências, competências e atuações do conselho de escola, além de apresentar, também, estratégias de convivência democrática entre os atores da comunidade escolar)
VASCOCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 23ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2012. – (cadernos pedagógicos do libertad; v. 1) (Apresenta um manual para elaboração do projeto político pedagógico, planejamento escolar e projeto de ensino aprendizagem)
"

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Raimundo Nonato da Silva Filho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP