94849 - Literatura contemporânea em francês: experiências de leitura com a primeira seleção Goncourt no Brasil |
Período da turma: | 03/02/2020 a 07/02/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | OBS.: As aulas serão ministradas em francês. Textos em francês. Discussões em francês e/ou português.
Nível de francês solicitado para o acompanhamento das aulas: B1 03/02 – aula 1: “Irmãos de experiência e de alma”: Les Leïlas, o primeiro Choix Goncourt Brésil e estudo do livro Frère d’âme (2018), de David Diop. Me. e Profa. Barbara Carolina Dias Profa. Larissa Aparecida Esperança da Silva 04/02 – aula 2: “A arte como possibilidade de resistência”. Estudo do livro L’hiver du mécontentement (2018), de Thomas B. Reverdy. Me. e Profa. Liz Helena Gouveia Afonso Profa. Eliana Junko Takara 05/02 – aula 3: “Jovens de hoje: nossos, deles, do mundo”: estudo do livro Leurs enfants après eux (2018), de Nicolas Mathieu. Profa. Dra. Lucília Souza Lima Teixeira Profa. Mariana Cunha Firmino 06/02 – aula 4: “Escravidão e liberdade: de quem? Para quem?” Estudo do livro Maîtres et esclaves (2018), de Paul Greveillac. Profa. Dra. Cristina Casadei Pietraroia Profa. Sandra Catrouxo 07/02 – aula 5: “Narrar o amor, narrar a si mesmo”: estudo do livro Ça raconte Sarah (2018) de Pauline Delabroy-Allard. Profa. Dra. Raquel Peixoto do Amaral Camargo Profa. Mayara Nahime Bibliografia: COMPAGNON, Antoine. Le démon de la théorie. Littérature et sens commun. Paris: Editions du Seuil, 1998. ____________________. La littérature pour quoi faire?. Paris : Collège de France – Fayard, 2007. DELABROY-ALLARD, Pauline. Ça raconte Sarah. Paris: Les éditions de minuit, 2018. DEWEY, John. A arte como experiência. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010 [1934]. DIOP, David. Frère d’âme. Paris: Seuil, 2018. DUFAYS, Jean-Louis; GEMENNE, Louis; LEDUR. Pour une lecture littéraire. Louvain-la-Neuve: de Boeck Supérieur, 2015 [2005] . GODARD, Anne (dir.). La littérature dans l’enseignement du FLE. Paris: Les Éditions Didier, 2015. GREVEILLAC, Paul. Maîtres et esclaves. Paris: Gallimard, 2018. JOUVE, Vincent. Por que estudar literatura? Tradução Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012. ______________. A leitura. Tradução Brigitte Hervot. São Paulo: Editora da UNESP, 2002. MANGUEL, Alberto. La méthode de Schéhérazade: Résister, écrire, imaginer. Chêne-Bourg: Georg Éditeur, 2018. MATHIEU, Nicolas. Leurs enfants après eux. Paris: Actes Sud, 2018. PENNAC, Daniel. Comme un roman. Paris: Éditions Gallimard, 1992. PETIT, Michèle. Éloge de la lecture. La construction de soi. Paris: Éditions Belin, 2002. ____________. Os jovens e a leitura. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2009. REVERDY, Thomas B. L’hiver du mécontentement. Paris : Flammarion, 2018. ROUXEL, Annie e LANGLADE, Gérard. Le sujet lecteur. Lecture subjective et enseignement de la littérature. Rennes : Presses Universitaires de Rennes, 2004 SÉOUD, Amor. Pour une didactique de la litterature. LAL (Lagues et apprentissage des langues) Paris: Créfif. Hartier, 1997. TODOROV, Tzvetan. Literatura em perigo. Tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. YAGUELLO, Marina. Catalogue des idées reçues sur la langue. Paris: Éditions du Seuil, 1986. |
||||
Carga Horária: |
15 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Barbara Carolina Dias Cristina Moerbeck Casadei Pietraroia Eliana Junko Takara Larissa Aparecida Esperança da Silva Liz Helena Gouveia Afonso Lucília Souza Lima Teixeira Mariana Cunha Firmino Mayara Nahime Raquel Peixoto do Amaral Camargo Sandra Regina Passi Catrouxo |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |