94802 - A figuração dramatúrgica da homossexualidade nas peças de Tennessee Williams |
Período da turma: | 11/02/2020 a 13/02/2020
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Descrição: | Objetivo:
As peças de Tennessee Williams, um dos mais consagrados dramaturgos estadunidenses do século XX, são populadas por personagens à margem da ordem vigente, que nunca podem ocupar o centro das estruturas econômicas nas quais estão inseridos: são mulheres, andarilhos, alcoólatras, homossexuais e negros no contexto das acirradas relações de trabalho da sociedade capitalista nos Estados Unidos entre os anos 1947 e 1955. O objetivo deste curso é analisar e discutir a figuração dramatúrgica da homossexualidade em duas peças do autor, Um bonde chamado Desejo (1947) e Gata em telhado de zinco quente (1955), traduzidas para o português, a partir de uma análise histórico-materialista que procure observar as relações entre os personagens homossexuais e as condições sociais, históricas e políticas nas quais eles estão inseridos. Após uma breve introdução à obra do autor e uma contextualização histórica do período em questão, o curso delineará a análise de trechos previamente escolhidos de cada uma das duas peças, a serem lidos pelos participantes, levando em consideração aspectos como personagens, tempo, espaço e rubricas de cada uma. Por fim, será proposta uma discussão acerca das interpretações feitas pela crítica especializada sobre a homossexualidade na obra do autor ao longo das últimas décadas, no Brasil e nos EUA. A discussão final busca, a partir dos textos analisados, problematizar a perspectiva biografista e a abordagem psicologizante amplamente utilizadas na interpretação da obra do autor, e propor uma reflexão mais ampla sobre o lugar da crítica histórico-materialista em um contexto de proliferação, nas artes cênicas e nos estudos literários, das teorias queer, das políticas identitárias e das abordagens desconstrutivistas do texto teatral. Justificativa: Em um sentido estrito, a importância desse curso é contribuir para uma vertente de interpretação histórico-materialista ainda pouco explorada da obra de Tennessee Williams, um dos mais importantes dramaturgos estadunidenses do século XX. Em sentido amplo, revisitar a obra canônica de Tennessee é um modo de garantir a continuidade dos estudos de dramaturgia nas artes cênicas e, ao mesmo tempo, reforçar o lugar da dramaturgia no campo dos estudos literários, onde ainda ocupa posição minoritária em relação ao romance e à poesia. Acreditamos que o curso possa ser de grande utilidade para atores e atrizes, profissionais ou em formação, pesquisadores de teatro e interessados nas artes cênicas em geral, já que há grande prestígio pela obra do 2 autor na cena teatral paulistana e suas peças costumam figurar nos programas de formação de atores da cidade. Objetivo: os trechos das peças a serem lidos e outros materiais de leitura serão disponibilizados aos participantes no primeiro encontro, todos em tradução para o português. As traduções de Gata em telhado de zinco quente e de Um bonde chamado Desejo a serem utilizadas serão, respectivamente, a de Augusto Cesar dos Santos (2016) e a de Vadim Nikitin (2004). O curso será ministrado em português. PROGRAMA COMPLETO: AULA 1: Apresentação do curso; Tennessee Williams, the fugitive kind e the American blues: a importância da fase inicial na obra do autor; a esquerda e o teatro engajado nos EUA: Group Theater, Actor’s Studios, Federal Theater Project; A Teoria do Drama Moderno (2001), de Peter Szondi: as antinomias do drama; O teatro épico (2008), de Anatol Rosenfeld: a teoria dos gêneros; o passado e presente na obra do autor: Tennessee escreveu dramas? AULA 2: Apresentação e discussão de aspectos da peça Gata em telhado de zinco quente (1955): análise de trechos da peça; as mitomanias sulistas e o American Way of Life: as mitologias do All-American football hero e do self-made man; o sistema de plantations: homoafetividade, homossocialidade e a questão da sucessão familiar. AULA 3: Apresentação e discussão de aspectos da peça Um bonde chamado Desejo (1955): análise de trechos da peça; a personagem de Blanche DuBois: psicanálise, biografismo e “realismo psicológico”; Belle Rêve: o Código Napoleônico e a questão da propriedade; a personagem de Allan e outros personagens off-stage na obra de Tennessee; outras peças do autor: De repente, no último verão (1958), E contar tristes histórias das mortes das bonecas (1957) e Vieux Carré (1979). AULA 4: Gay drama e queer studies: contextualização e comentário sobre literatura recente; sociedade civil e políticas identitárias: a crítica marxista de Elle Meiksins Wood (2007); Marxismo e Pós-modernismo: a crítica de Terry Eagleton (1997); finalização e encerramento. BIBLIOGRAFIA: ARRELL, D. "Homosexual Panic in Cat on a Hot Tin Roof." Modern Drama, 51, no. 1, 2008, pp. 60-72. BIBLER, 2002. “‘A Tenderness which Was Uncommon’: Homosexuality, Narrative and the Southern Plantation in Tennessee Williams’s Cat on a Hot Tin Roof”. The Mississippi Quarterly, no. 55, n. 3, 2012, pp. 381-400. COSTA, I. C. Panorama do Rio Vermelho: ensaios sobre o teatro americano moderno. Nankin Editorial, 2001. DEVLIN, A. J. “Writing in a ‘place of stone’”. In: ROUDANÉ, M. (Ed.) The Cambridge Companion to Tennessee Williams. New York: Cambridge University Press, 1997. FLORES, F. T. Da Depressão às raízes do macartismo: representação de questões sócio- históricas em American Blues, de Tennessee Williams. São Paulo: Humanitas, 2015. HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. Tradução: Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. KARNAL, L. et al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. Editora Contexto, 2017. KING, K. “Tennessee Williams: A Southern Writer”. The Mississippi Quarterly, 48, No. 4, Special Issue: Tennessee Williams, 1995, pp. 627-647. LINK, A. S. História moderna dos Estados Unidos, v. III. Rio de Janeiro: Zahar, 1965. MURPHY, B. “Tennessee Williams”. In: KRASNER, D. (Ed.) A companion to twentieth- century American drama. John Wiley & Sons, 2008. NAESS, H. It Was Too Rare To Be Normal: The Impact of Off-Stage Characters, Homosexuality and Homophobia in A Streetcar Named Desire and Cat on a Hot Tin Roof. Dissertação de Mestrado. Oslo: The University of Oslo, 2012. PETERSON, J. M. Tennessee Williams as a social critic. Dissertação de Mestrado. North Texas State University, 1969. ROSENFELD, A. O teatro épico. 6 ed. 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Gata em Telhado de Zinco Quente / A Descida de Orfeu / A Noite do Iguana. Trad: Augusto Cesar dos Santos. São Paulo: É Realizações, 2016. _____________. 27 Carros de Algodão e Outras Peças em um Ato. Trad: Grupo Tapa. São Paulo: É Realizações, 2013. _____________. A Streetcar Named Desire. Introduction: Arthur Miller. New York: New Directions, 2004. _____________. Um bonde chamado Desejo. Trad: Vadim Nikitin. São Paulo: Peixoto Neto, 2004. ______________. The Theatre of Tennessee Williams, 8 vols. New York: New Directions, 1990. WOOD, E. Democracy against capitalism: Renewing historical materialism. Aakar Books, 2007. __________; FOSTER, J. B. Em defesa da História. Tradução: Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 1999. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
João Victor Pereira da Silva |
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