94788 - O lugar do ensaio: poiésis, movimento e subjetividades |
Período da turma: | 04/02/2020 a 13/02/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | 4 de fevereiro:
Apresentação da disciplina. Noções de ensaio. Guia de perplexos: A reflexão como criação, a reflexão como experiência Leituras: T.W. Adorno, “O ensaio como forma” (em Notas de literatura); Calasso: “A sereia Adorno” (em Os 49 degraus); Borges, “Nova refutação do tempo”; Eliot Weinberger, “Tigres” (em Algo elemental); Octavio Armand, “Laberinto y ágora” (em El pez volador). 6 de fevereiro: Escrever o mundo: viagens à volta da esquina; viagens ao fim do mundo; viagens no tempo Leitura: Virgina Woolf, “Maré de Oxford Street” (em Cenas londrinas); Clarice Lispector, “Brasília” (em A descoberta do mundo); Robert Macfarlane, “Limestone” (em The old ways); V.S. Naipaul, “Trinidad” (em The Middle Passage); Pierre Bergounioux, Um quarto em Holanda. 11 de fevereiro Elogio da conversação: observação, critica, biografismos Leituras: Janet Malcolm, “Forty-one false starts” (em Forty-one false starts); Walter Benjamin, “Elogio da boneca” (em Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação); Massimo Cacciari, “Andrey Rublev” (em Três ícones); Guillermo Cabrera Infante, “Lorca hace llover en La Habana” (em Mea Cuba); Antonio José Ponte, 2 ensaios. 13 de fevereiro Vida examinada: o ensaio como espelho; a intimidade refletida; a subjetividade ensaiada Leitura: Cynthia Ozick, “Metaphor & Memory” (em Metaphor & Memory); Victoria de Stefano, La insubordinación de los márgenes (trechos); Juliano Garcia Pessanha, “Certeza do agora” (em Testemunho transiente); Armando Rojas Guardia, El calidoscopio de Hermes (trechos); Peter Handke, Ensayo sobre el cansancio. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ADORNO, T.W. “O ensaio como forma”. In: Notas de literatura I. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003. __________________Minima moralia. Trad. Artur Morão. Rio de Janeiro: Azougue, 2008. BENJAMIN, Walter. “Elogio da boneca”. In: Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Editora 34, 2002. _______________________ Rua de mão única/ Infância berlinense: 1900. Trad. Joao Barrento. São Paulo: Autentica, 2013. BORGES, Jorge Luis Borges. “Nova refutação do tempo”. In: Outras inquisições. Trad. Davi Arrigucci Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. CABRERA INFANTE, Guillermo. “Lorca hace llover en La Habana”. In: Infantería. México: FCE, 1999. CACCIARI, Massimo. Três Ícones. Veneza: Ayiné, 2016. CALASSO, Roberto. Os 49 degraus. Trad. Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. DE STEFANO, Victoria. La insubordinación de los márgenes. Diarios 1989-1990. Caracas: El Estilete, 2017. GARCIA PESSANHA, Juliano. Testemunho transiente. São Paulo: Cosac Naify, 2015. HANDKE, Peter. Ensayo sobre el cansancio. Madrid: Alianza, 2016. LISPECTOR, Clarice. “Brasília”. In: A descoberta do mundo. São Paulo: Rocco, 1999. MACFARLANE, Robert. “Limestone”. In: The old ways. Londres: Hamish Hamilton, 2012. MALCOLM, Janet. “Forty-one false starts”. In: Forty-one false starts. Nova York: Farrar, Giroux & Strauss, 2013. NAIPAUL, V.S. “Trinidad”. In: The Middle Passage. Londres: Penguin, 1978. OZICK, Cynthia. “Metaphor & memory”. In: Metaphor & memory. PONTE, Antonio José. 2 ensaios. São Paulo: Malha Fina, 2017. ROJAS GUARDIA, Armando. El calidoscopio de Hermes. In: Obra completa. Ensayo. Mérida: Equinoccio/El otro, el mismo, 2006. STAROBINSKI, Jean. “É possível definir o ensaio”. In: Doze ensaios sobre o ensaio. Antologia Serrote. Org. Paulo Roberto Pires. Rio: Instituto Moreira Salles, 2018. WEINBERGER, Eliot Weinberger. “Tigres”. In: Algo elemental. Trad. Aurelio Major. Barcelona: Atalanta, 2007. WOOLF, Virginia. Cenas londrinas. Trad. Myriam Campello. São Paulo: José Olympio, 2017. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento. Trad. António Guerreiro. São Paulo: Auténtica, 2015. BARTHES, Roland. Incidentes. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004. _____________________Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. Valéria Martínez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003. _____________________Roland Barthers por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estacão Liberdade, 2003. _____________________”Salir del cine”. In: Lo obvio y lo obtuso. Trad. C. Fernández Medrano. Madri: Paidós, 1982. _____________________Diário de luto. Trad. L. Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2011. BENET, Juan. La inspiración y el estilo. Barcelona: Seix Barral, 1978. _______________Otoño en Madrid hacia 1950. Madri: Alianza Editoria, 2016. CATELLI, Nora. En la era de la intimidad. Seguido de El espacio autobiográfico. Rosario: Beatriz Viterbo, 2006. DERRIDA, Jacques. Le monolinguisme de l'autre, ou, La prothèse d'origine. Paris: Galilée, 1996. ______________________ Essa estranha instituição chamada literatura. Trad. M. Dias Esqueda. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014. DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. Trad. André Telles. São Paulo: Editora 34, 2017. _______________________________ Survivance des lucioles. Paris: Minuit, 2009. EAGLETON, Terry. A funcão da crítica. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FERREIRA, Evandro: Nunca houve tanto fim como agora. Rio de Janeiro: Record, 2017. GENETTE, Gerard. “L’utopie littéraire”. In: Figures I. Paris: Seuil, 1966. GIDE, André. Journal. Une anthologie (1889-1949). Paris : Gallimard, 2012. HORKHEIMER, Max. “Montaigne y la función del escepticismo”. In: Historia, metafísica y escepticismo. Madri: Alianza, 1982. JAUSS, H.R. « Petite apologie de l’expérience esthétique ». In : Pour una esthétique de la réception. Paris : Gallimard, 1978. JUNQUEIRA, Iván. “Ellman e o ensaísmo biográfico”. In. Ensaios escolhidos. Volume 2: da prosa de ficcão, do ensaísmo e da crítica literária. São Paulo: A Girafa, 2005. LE BRETON, David. Eloge de la marche. Paris : Métaillé, 2000. LEVI, Primo. L’altrui mestiere. Torino: Einaudi, 1993. MARÍAS, Javier. Miramientos. Madri: Mondadori, 2007. MONTAIGNE, Michel de. “Du repentir”. In : Essais III. Paris : Gallimard, 2009. MONTALBETTI, Christine. Le voyage, le monde et la bibliothéque. Paris : PUF, 1997. PALACIOS, María Fernanda. Sabor y saber de la lengua. Caracas : Otero Ediciones, 2004. PERRONE-MOISÉS, Leyla. “Os críticos-escritores”. In: Texto, crítica, escritura. São Paulo: Ática, 1978. PITOL, Sergio. El arte de la fuga. Barcelona: Anagrama, 2006. PONTE, Antonio José. Un seguidor de Montaigne mira La Habana/Las comidas profundas. Madri: Verbum, 2001. QUIGNARD, Pascal. La Leçon de musique. Paris : Gallimard, 2002. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Monica Costa Neto. São Paulo: Editora 34, 2005. ROSA, Nicolás. El arte del olvido (sobre la autobiografía). Buenos Aires: Punto Sur, 1990. ROSSI, Alejandro. Manual del distraído. México: Fondo de Cultura Económica, 1987. RIBEYRO, Julio Ramón. Prosas apátridas. Barcelona: Seix Barral, 2007. SAVATER, Fernando. Diccionario filosófico. Madri: Ariel, 2007. SONTAG, Susan. Questão de Ênfase. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. ___________________A doença como metáfora/Aids e suas metáforas. Trad. Rubens Figuereido. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. SUCRE, Guillermo. “Paz: la vivacidad, la transparencia”. In. La máscara, la transparencia. México: FCE, 2001. STEINER, George. “O leitor incomum”. In: Nenhuma Paixão Desperdiçada. Rio: Record, 2001. TSVETAIEVA, Marina. Vivendo sob o fogo. Trad. Aurora Fornoni Bernardini. São Paulo: Martins Fontes, 2008. VILA-MATAS, Enrique. Dietario voluble. Barcelona: Anagrama, 2008. WEINBERG, Liliana. Situación del ensayo. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2006. ZAMBRANO, María. Algunos lugares de la poesía. Madri: Trotta, 2007. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Leonardo Javier Rodríguez Hernández |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |