94742 - Visita técnica aos laboratórios de simulação de uma instituição de ensino superior de Enfermagem: da teoria à prática |
Período da turma: | 13/03/2020 a 29/11/2020
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Descrição: | Programa:
- Leitura dirigida (1 hora), - Apresentação sobre a Gestão do Centro de Simulação (1 hora), - Atividade teórico-prática sobre as “Ações de Enfermagem na Atenção Primária e no controle de doenças imunopreveníveis (2 horas), - Visitação aos laboratórios e demonstração de uso dos principais simuladores (1 hora), - Avaliação final da visita (1 hora). Ementa: A disciplina introduz aspectos teóricos e práticos acerca do funcionamento do CSPE da EERP/USP, em específico da gestão local, fornecendo informações, por meio da visita técnica supervisionada, sobre as rotinas existentes, as atividades teórico-práticas realizadas, e os indicadores de uso dos laboratórios. A disciplina disponibiliza acesso para leitura de material (textos/artigos) que abordam aspectos importantes sobre as operações necessárias para a implementação da estratégia de simulação clínica, e que abrangem a infraestrutura envolvida (recursos físicos, materiais e humanos). Referências: curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09/11/01. - CAMPBELL, S.H.; AREDES, N.D.A.; FONSECA, L.M.M.; DESALABERRY, J. High-Risk Infant of a Diabetic Mother: Hypoglycemia.. In: S.H. Campbell; K. Daley (Org.). Simulation Scenarios for Nursing Educators: Making it REAL. 3ed. New York, N.Y.: Springer Publishing Company, Inc., 2017, v.1, p.217-232. - CASSIANI, S. H. B. et al. The situation of nursing education in Latin America and the Caribbean towards universal health. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2017; 25: e2913. - COSTA, R. R. O. et al. A simulação no ensino de enfermagem: reflexões e justificativas a luz da bioética e dos direitos humanos. Acta Bioethica 2018; 24 (1): 31-38. - CUNHA, L. C. V. et al. Políticas públicas de incentivo à educação superior brasileira: acesso, expansão e equidade. Iniciação - Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística. 2014[citado em 2017 maio 15];14(4):1- 14. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wpcontent/uploads/2014/12/79_Revista-Iniciacao_ed-vol-4-n-4.pdf. - GODOY, S.; MARCHI-ALVES, L. M. Preparação e desenvolvimento de prática em Centro de Simulação: aspectos básicos. In: MARTINS, J. C. A. et al. A simulação no ensino de enfermagem. Ribeirão Preto: SOBRACEN, 2014. cap. 13, p. 183-188. - GONÇALVES, E. R. et al. Programa Universitário Por Um Dia: conhecendo a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. REME - Rev Min Enferm. 2018[citado em 2019 out. 30];22:e-1133. Disponível em: DOI: 10.5935/1415-2762.20180062. - INACSL Standards Committee. INACSL Standards of Best Practice: SimulationSM: Operations. Clinical Simulation in Nursing, v. 13, p. 681-687, 2017. - JEFFRIES, P. R. Simulation in nursing education: from conceptualization to evaluation. 2ª ed. New York: National League of Nursing, 2012. - JERÔNIMO I. R. L. et al. Uso da simulação clínica para aprimorar o raciocínio diagnóstico na enfermagem. Esc Anna Nery [Internet]. 2018; 22(3):e20170442. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v22n3/pt_1414-8145-ean-22-03-e20170442.pdf. - KUTZIN, J. M. Simulation design considerations 2.0: optimizing space and operations. Clinical Simulation in Nursing, v. 12, n. 6, p. 187-196, 2016. - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BR). Programa Universidade para Todos: democratizando a universidade. Assessoria de Comunicação Social. Brasília: Ministério da Educação; 2004. - NEGRI, E. C. et al. Simulação clínica com dramatização: ganhos percebidos por estudantes e profissionais de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto , v. 25, e2916, 2017 . Disponível em: - ROTHGEB, M. K. Creating a nursing simulation laboratory: a literature review. Journal of Nursing Education, v. 47, n. 11, p. 489-494, 2008. - SANTOS, G. S. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: tendências e riscos. São Paulo, 2006. Disponível em http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/ trabalhos/ trabalho/GT09-2565 Acesso em 25 de junho de 2012. - SOUZA, C. F. et al. O papel da visita técnica na educação profissional: estudo de caso no Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Tocantins, 2012. Disponível em: http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3806/2732. Acesso em: 30 out. 2019. - WORLD HEALTH ORGANIZATION. Interprofessional collaborative practice in primary health care: nursing and midwifery perspectives: six case studies. [Internet]. Human Resources for Health Observer, 13. Geneva; 2013. |
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Carga Horária: |
6 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 320 | ||||
Ministrantes: |
Maria Helena Palucci Marziale Maria Verônica Ferrareze Ferreira Susana Segura Muñoz |
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