Atividade

94740 - Sob o signo da paixão: a poética de Ana Cristina Cesar

Período da turma: 03/02/2020 a 05/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Proposta do curso:
O curso busca fornecer uma visão do percurso poético de Ana Cristina Cesar, uma compreensão da sua escrita “sob o signo da paixão” – o desejo louco de mobilizar, por meio do texto, um outro. Para tanto, discutiremos a trajetória da poeta desde a sua “aparição” em meados dos anos setenta; qual o sentido da publicação de seus livros independentes naquele contexto; sua produção como pesquisadora, crítica e tradutora para, enfim, chegar a A teus pés – único livro da poeta publicado por editora e que reúne os três livros que havia publicado de forma autônoma, acrescidos de mais um, homônimo –, obra que funciona como uma espécie de súmula do projeto poético que Ana Cristina foi, aos poucos, firmando.
O curso é fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida sob a orientação do Prof. Dr. Ivan Francisco Marques, no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP, em 2018.

Justificativa:
A poesia de Ana Cristina Cesar, embora ganhe cada vez mais leitores e estudos, ainda não é muito frequente nas disciplinas da Universidade. Sua obra, mesmo curta, propôs uma série de questões para a produção poética de sua época (a chamada “poesia marginal” dos anos setenta) e segue dialogando com a poesia contemporânea. O curso se justifica por buscar obter, considerando os diferentes momentos e produções de sua trajetória, uma visão mais ampla e crítica de sua poética, que ainda influencia muito dos nossos debates acerca da poesia.

Objetivo:
O objetivo do curso é fornecer uma visão global acerca da poesia de Ana Cristina, vislumbrando os motivos mais centrais de sua poética e a relação que ela estabeleceu não só com os poetas de sua geração como também o que fornece de material, de questões e tensões para a produção contemporânea.

Conteúdo programático:
Aula 1:
Atravanco na contramão: o lugar de Ana Cristina na cena poética dos anos 70 + O prazer é anterior: o livro enquanto objeto a integrar o mundo.

Aula 2:
Não quero mais a fúria da verdade (leitura de Cenas de abril) + My dear (leitura de Correspondência completa) + Não consigo contar a história completa (leitura de Luvas de pelica).

Aula 3:
É para você (leitura de A teus pés) + Sob o signo da paixão: o projeto poético de Ana Cristina.

Referência bibliográfica:
CESAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Brasiliense, 1982.
_______. “Cenas de abril” In: Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
_______. “Correspondência completa” In: Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
_______. “Luvas de pelica” In: Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
_______. Crítica e tradução. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
COHN, Sergio (org.). Nuvem cigana: poesia e delírio no Rio dos anos 70. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.

FALEIROS, Álvares, ZULAR, Roberto, BOSI, Viviana. Sereia de papel: visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.

FARIA, Alexandre (org.) Poesia e vida: anos 70. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2007.

FERRAZ, Eucanaã (org.). Inconfissões: fotobiografia de Ana Cristina Cesar. São Paulo: IMS, 2016.
______. Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013.

FILHO, Armando Freitas; Hollanda, Heloisa Buarque de (orgs.). Correspondência incompleta. Rio de Janeiro: Aeroplano, 1999.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de (org.). 26 poetas hoje. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
______. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
______; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Poesia jovem anos 70. São Paulo: Abril Educação, 1982.

JARDIM, Eduardo. Tudo em volta está deserto: encontros com a literatura e a música no tempo da ditadura. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2018.

LEONE, Luciana di. Ana C.: as tramas da consagração. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
______. “Não ter posição marcada: Ana C. nos anos 70”. Remate de Males, Campinas, 2016, v. 36, n. 2, p. 559-579.

MALUFE, Annita Costa. Poéticas da imanência: Ana Cristina Cesar e Marcos Siscar. Rio de Janeiro: 7Letras; Fapesp, 2011.
______. Territórios dispersos: a poética de Ana Cristina Cesar. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2006.

MATTOSO, Glauco. O que é poesia marginal? São Paulo: Brasiliense, 1982.

MORICONI, Italo. Ana Cristina Cesar: o sangue de uma poeta. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Prefeitura, 1996.

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Retrato de época: poesia marginal anos 70. Rio de Janeiro: Funarte, 1981.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Mariana Cobuci Schmidt Bastos


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP