94660 - Ferramentas compartilhadas |
Data da turma: | 15/02/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivo:
Capacitar o aluno para o uso de ferramentas online de inclusão social para comunicação e introdução às práticas de administração de documentos e planilhas de controle. Habilitar o aluno para a produção de peças de comunicação objetivas para divulgação e colaboração em rede. 9h - 11h: Criação e gestão de e-mail Google. 13h - 17h: Utilização de ferramentas compartilhadas do Google Drive - organização de pastas; - arquivos de textos (montagem de cartas e currículos); - arquivos de planilhas (montagem de planilha de orçamento); - arquivos de apresentação (montagem de slides); - criação de site no Google. Referências bibliográficas CAZELOTO, Edilson. Inclusão Digital: Uma Visão Crítica. São Paulo: Senac, 2008 CONTE, Elaine Conte; HABOWSKI, Adilson Cristiano; JUNG, Hildegard Susana. Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo. Cadernos CIMEAC. v. 8, n. 1 (2018). DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2877 KRUG, Steve. Não me faça pensar: Atualizado. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014. MUNARIM, Iracema. As tecnologias digitais nas escolas do campo: contextos, desafios e possibilidades. 183f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014. OLIVEIRA, Carlos Adriano da Silva; SILVA, Eliene Macedo. Lugares da educação popular: olhares (inter)relacionais entre comunidades e universidade. Cadernos CIMEAC. v. 8, n. 1 (2018). DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2873 RIBEIRO, Gabriela; COSTA, Bárbara; HASSUIKE, Albertina. Oso do google drive como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. CIET: EnPED – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento. Anais. 2018. |
||||
Carga Horária: |
8 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Leandro Manuel Reis Velloso Sara Miriam Goldchmit |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |