Atividade

94660 - Ferramentas compartilhadas

Data da turma: 15/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo:
Capacitar o aluno para o uso de ferramentas online de inclusão social para comunicação e introdução às práticas de administração de documentos e planilhas de controle.
Habilitar o aluno para a produção de peças de comunicação objetivas para divulgação e colaboração em rede.

9h - 11h:
Criação e gestão de e-mail Google.

13h - 17h:
Utilização de ferramentas compartilhadas do Google Drive
- organização de pastas;
- arquivos de textos (montagem de cartas e currículos);
- arquivos de planilhas (montagem de planilha de orçamento);
- arquivos de apresentação (montagem de slides);
- criação de site no Google.

Referências bibliográficas

CAZELOTO, Edilson. Inclusão Digital: Uma Visão Crítica. São Paulo: Senac, 2008

CONTE, Elaine Conte; HABOWSKI, Adilson Cristiano; JUNG, Hildegard Susana. Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo. Cadernos CIMEAC. v. 8, n. 1 (2018). DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2877

KRUG, Steve. Não me faça pensar: Atualizado. Rio de Janeiro: Alta Books, 2014.

MUNARIM, Iracema. As tecnologias digitais nas escolas do campo:
contextos, desafios e possibilidades. 183f. Tese (Doutorado em Educação) -
Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

OLIVEIRA, Carlos Adriano da Silva; SILVA, Eliene Macedo. Lugares da educação popular: olhares (inter)relacionais entre comunidades e universidade. Cadernos CIMEAC. v. 8, n. 1 (2018). DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2873

RIBEIRO, Gabriela; COSTA, Bárbara; HASSUIKE, Albertina. Oso do google drive como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. CIET: EnPED – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento. Anais. 2018.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Leandro Manuel Reis Velloso
Sara Miriam Goldchmit


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP