Atividade

94615 - Pronta para ser Cientista

Período da turma: 07/03/2020 a 28/03/2020

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Descrição: 1.TÍTULO: Pronta para ser Cientista

2. PROFESSOR (ES) MINISTRANTE(S):

Annie Schmaltz Hsiou – 7488352 (FFCLRP)
Tiana Kohlsdorf – 3046491 (FFCLRP)
Simone de Pádua Teixeira - 304566-0 (FCFRP)
Heloísa Flores Fernandes (FFCLRP)
Giseli Donizete Pedersoli (FCFRP)
Paula Raile Riccardi (MNRJ)
Flavia Servo (FFCLRP)
Isabela Soares (FFCLRP)

3. NOME DO(S) MONITOR (ES) PARTICIPANTES (se houver):

Ana Laura da Silva Paiva
Bianca Bonini Campos
Gabriela Baroni Leite
Gabriela Monteiro Vitorello
Isabel Cristina do Nascimento
Juliana Fernandes
Nathalia Rossigalli Alves Costa
Silvia Oliveira Lomba
Stella Marco Kyomen
Marcela Maria Parada Zichinelli
Amanda Prato
Gabriela Pirani
Jaqueline Eterna Batista
Livia Maria Frare
Marina Priolo Grejo
Marcella Campos
Marianna Tojal



4. NOME DO(S) SERVIDOR(ES) NÃO-DOCENTE(S) PARTICIPANTE(S) (se houver):

N/A

5. OBJETIVOS:

O projeto “Pronta para ser Cientista” tem como objetivo atrair meninas para as carreiras de Ciências Biológicas e Exatas e estimular pesquisadoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP) a se tornarem agentes do desenvolvimento científico e tecnológico no campus USP-RP. Este objetivo será compartilhado a partir da colaboração das discentes de Graduação e Pós-Graduação para difundirem as Ciências Biológicas e Exatas por meio da Paleontologia, Zoologia, Genética, Botânica, Neurociências, Evolução, Física, Química e Matemática, com o público alvo feminino oriundo de escolas públicas e privadas da rede de Ensino Fundamental de Ribeirão Preto. Além desta função formadora na área de Biológicas e Exatas, o projeto visa sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade para fora dos muros da Universidade, sobre o papel da mulher na sociedade, contribuindo para a erradicação de estereótipos e papéis de gênero. Como se trata de um projeto piloto, neste momento apenas as pesquisadoras vinculadas ao Departamento de Biologia da FFCLRP/USP irão participar do projeto proposto. Porém, é o objetivo deste projeto, futuramente convidar outras pesquisadoras que atuam em Ciência e Tecnologia (C&T) no campus de Ribeirão Preto.

6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Serão realizados quatro (04) encontros em uma sala do Bloco 2, com capacidade para 30 pessoas (preferencialmente salas 01 ou 02), equipado com lupas, microscópios e bancadas de apoio do Departamento de Biologia da FFCLRP. Os encontros serão divididos entre uma palestra de abertura com aproximadamente 01h:30m de duração sobre a área de pesquisa da professora ministrante, seguida de uma atividade prática-pedagógica sobre o assunto abordado. Todos os encontros serão aos sábados pela manhã. Entre uma atividade e outra, é esperado que tenha o oferecimento de um coffee break para as participantes do projeto.

7. MÉTODOS UTILIZADOS:

Aulas expositivas com atividades práticas

8. ATIVIDADES DISCENTES:

Participação na elaboração, organização, atuação pedagógica e monitoria durante toda a execução do projeto e das atividades didáticas propostas.

9. CARGA HORÁRIA:

Aulas teóricas e seminários: 06h
Aulas práticas ou de campo: 08h

10. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Ao final de cada encontro, as meninas receberão um questionário para avaliação das atividades que poderão ser respondidos anonimamente. O questionário versará sobre o conteúdo e as questões de gênero abordadas; bem como a facilidade de compreensão dos temas, avaliação das atividades lúdicas, ideia sobre a carreira de cientista, se imaginava tantas mulheres trabalhando na pesquisa, sugestões, reclamações. Para a equipe do projeto (docentes, pesquisadoras e monitoras), cada participante responderá a um questionário sobre: adequação do conteúdo ao tempo; interesse das crianças em cada atividade; avaliação das atividades lúdicas; sugestões para os próximos cursos.

11. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LETTA, J. 2003. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos avançados, v. 17, n. 49, São Paulo.

MASCARENHAS, M. G. Mulheres na ciência brasileira. Revista FAPESP, São Paulo.

ROSSI, A. S. 1965. Women in Science: Why So Few? Science, v. 148.

SCHIEBINGER, L. 2000. Has Feminism Changed Science? Journal of Woman in Culture and Society. v. 25, n. 4., p. 1171-1175.

SCHIEBINGER, L. 2007. Getting More Women Into Science: Knowledge Issues. Harvard Journal of Law & Gender. v. 3, n. 2., p. 365-378.

Carga Horária:

14 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Annie Schmaltz Hsiou
Flávia de Oliveira Servo
Giseli Donizete Pedersoli
Heloisa Fernandes Flores
Isabela Soares
Paula Raile Riccardi
Simone de Pádua Teixeira
Tiana Kohlsdorf


 
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