94384 - Conversação e Produção de Textos em Português Língua Estrangeira - Intensivo - Nível A |
Período da turma: | 05/03/2020 a 06/03/2020
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Descrição: | AO FINAL DO CURSO, ESPERA-SE QUE O ALUNO
• Seja capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). • Seja capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. • Possa descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas. Extraído e adapatado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – A2 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveiscomuns.html OBJETIVOS • Desenvolver habilidades comunicativas. • Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita. • Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita. PÚBLICO-ALVO • Estudantes regularmente matriculados nas unidades da USP, com ou sem conhecimento de estruturas gramaticais em português, que ainda estão se iniciando na recepção e produção de textos orais (predominantemente falantes de línguas orientais). ESTRATÉGIAS • Produção oral individual ou em grupo, acompanhada de sistematização de conteúdo por parte do professor. • Produção escrita individual e exercícios de gramática aplicada. AVALIAÇÃO • Apresentação oral individual: 6,0 • Exercícios de produção escrita: 2,0 • Participação em aula (aferida pelo número de presenças): 2,0 BIBLIOGRAFIA • GRAMÁTICA CUNHA,C. Gramática do português contemporâneo. Edição de bolso. Rio de Janeiro: Lexicon: Porto Alegre: L&PM, 2008.Organização de Cilene da Cunha Pereira. • LIVRO DE CONJUGAÇÃO DE VERBOS RYAN, M. A. F. C. Conjugação dos verbos em português. Prático e eficiente. 8. ed., São Paulo: Ática, 1991, 176 p. • DICIONÁRIO MONOLÍNGUE HOUAISS, Antonio. Míni dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 Versão on-line: http://www.dicio.com.br/houaiss/ CONTEÚDO 1 HABILIDADES COMUNICATIVAS Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação. Descrever pessoas, animais, espaço doméstico e hábitos. Comunicar-se por telefone e por e-mail. Narrar fatos do cotidiano. 2 ESTRUTURAS LEXICAIS Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades. Constituição física de pessoas e animais; vestuário; estados de espírito. Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza. Traçado urbano e equipamentos culturais na cidade de São Paulo. Carreira e atividades acadêmicas. Regiões e naturalidades brasileiras. Lazer e cultura. Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária. 3 ESTRUTURAS FONÉTICO-FONOLÓGICAS Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica. Entoação das frases declarativa, interrogativa. Pronúncia do português em regiões do Brasil. 4 ESTRUTURAS MORFOSSINTÁTICAS Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo). Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio). Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo). Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos. Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios. Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas. Uso de preposições e de conectivos coordenativos introdutórios das orações aditiva e alternativa. |
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Carga Horária: |
10 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Paola de Souza Mandalá |
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