94376 - Curso de Conversação e Produção de Texto em Português para Estrangeiros Nível C |
Período da turma: | 10/03/2020 a 23/06/2020
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Descrição: | AO FINAL DO CURSO, ESPERA-SE QUE O ALUNO
Seja capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. Seja capaz de se exprimir de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras. Seja capaz de usar a língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Possa exprimir-se sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso. Extraído e adapatado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – C1 http://cvc.instituto-camoes.pt/fichaspraticas/formulario/quadro_niveiscomuns.html Objetivos Desenvolver habilidades comunicativas. Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita. Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita. Público-alvo Estudantes de graduação das unidades da USP, com conhecimento de estruturas gramaticais em português, que já se iniciaram nas habilidades de recepção e produção de textos orais em português. Estratégias Produção oral individual ou em grupo, acompanhada de sistematização de conteúdo por parte do professor. Produção escrita individual e exercícios de gramática aplicada. Avaliação Apresentação oral individual: 6,0 Exercícios de produção escrita: 2,0 Participação em aula (aferida pelo número de presenças): 2,0 Bibliografia GRAMÁTICA CUNHA,C. Gramática do português contemporâneo. Edição de bolso. Rio de Janeiro: Lexicon: Porto Alegre: L&PM, 2008.Organização de Cilene da Cunha Pereira. LIVRO DE CONJUGAÇÃO DE VERBOS RYAN, M. A. F. C. Conjugação dos verbos em português. Prático e eficiente. 8. ed., São Paulo: Ática, 1991, 176 p. DICIONÁRIO MONOLÍNGUE HOUAISS, Antonio. Míni dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 Versão on-line: http://www.dicio.com.br/houaiss/ Conteúdo 1 Habilidades comunicativas Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação. Descrever pessoas, animais, espaço doméstico e hábitos. Comunicar-se por telefone e por e-mail. Narrar fatos do cotidiano. Formular desejo e ordem. Reproduzir o discurso de outras pessoas. Comparar fatos e situações. Argumentar por meio de oposições, justificativas e suposições. 2 Estruturas lexicais Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades. Constituição física de pessoas e animais; vestuário; estados de espírito. Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza. Constituição do mundo lusófono. Traçado urbano e equipamentos culturais na cidade de São Paulo. Carreira e atividades acadêmicas. Regiões e naturalidades brasileiras. Lazer e cultura. Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária. Estrutura da educação e saúde no Brasil. 3 estruturas fonético-fonológicas Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica. Entoação das frases declarativa, interrogativa. Pronúncia do português em regiões do Brasil. 4 Estruturas morfossintáticas Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo). Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio). Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo). Flexão e uso de formas verbais para expressão do desejo, pedido e ordem no presente (presente do subjuntivo) e passado (pretérito perfeito do subjuntivo). Uso dos conectivos coordenativos na oração adversativa, explicativa e conclusiva. Uso dos conectivos introdutórios da oração substantiva (conjunções integrantes; pronomes e advérbios interrogativos). Uso dos conectivos subordinativos introdutórios da oração adjetiva (pronomes e advérbios relativos). Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações adverbiais comparativas e temporais. Uso da voz passiva analítica. Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos. Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios. Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas. Uso de preposições e de conectivos coordenativos introdutórios das orações aditiva e alternativa. Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações condicionais (conjunções e locuções conjuntivas). Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações finais (conjunções e locuções conjuntivas). Uso das formas nominais em orações coordenadas e subordinadas. Uso dos pronomes pessoais átonos no Brasil. Uso da voz passiva sintética. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Paola de Souza Mandalá |
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