Atividade

94323 - Styling de Moda para desfile.

Período da turma: 27/01/2020 a 29/01/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: AULA1

1. Introdução ao Styling:
2. Campo de atuação:
- Setores do styling.
3. Processo do styling para o desfile de moda.
- Pesquisa temática
- Moodboard
- Locação
- Casting
- Produção de moda
- Edição de moda
- Prova de roupa e fotos
- Desfile
- Devolução das peças.
4. Atividade 1 em grupo:
- Pensar temática e, a partir dela, definir as etapas do processo do styling. A utilização será por intermédio de imagens virtuais e apresentação em powerpoint.

AULA 2
5. Apresentação dos grupos da Atividade 1;
6. Definir como se faz a produção de um desfile;
7. Atividade 2: Exercicío de edição e styling para desfile, desconstruindo a peça de roupa e acessórios.
8. Atividade 3:
- Fotos da prova de roupa e apresentação.

AULA 3
9. Atividade 4: cada grupo montará seu backstage e realizará o desfile.
10. Discussão sobre o desfile e styling de moda apresentado.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO:

DINGEMANS, Jo. Mastering Fashion styling. London: Palgrave Macmillian, c1999.
ELMAN, Débora. A revista de moda vai para a rede: uma análise das reportagens no instagram das revistas Elle e Estilo na São Paulo Fashion Week. Revista Dobras: associação brasileira de estudos e pesquisas em moda. V.9, n° 9, p.137-145, 2016
FAÇANHA, Astrid. Projeto laboratorial em criação de imagem. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
FAÇANHA, Astrid. Styling ao pé da letra: entrevista com Márcio Banfi. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
FERRAZ, Marília Fanucchi. Pesquisa e criação de imagem de moda: uma abordagem metodológica. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
FRANGE, Cristina. Styling: mapeando o território. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
LAING, Morna. Between Images and Spectador: Reception Studies as Visual Methodology. Fashion Theory: The journal of Dress, Body and Culture. v. 22, issue. 1, pp. 5-30, 2017.
MANESCHY, Orlando. Limites entre Imagens- A fotografia na moda e suas articulações entre Campos distintos. Fashion Theory: A Revista da Moda, Corpo e Cultura. v. 1, n. 3, p. 115-121, 2002.
MARRA, Cláudio. Nas sombras de um sonho: histórias e linguagens da fotografia de moda. Tradução: Renato Ambrósio. São Paulo. Ed: Senac São Paulo, 2008.
MCASSEY, Jacqueline; BUCKLEY, Clare. Styling de moda. Tradução: Mariana Bandarra. Porto Alegre: Bookman, 2013.
MESQUITA, Cristiane. Para além do design: styling e criação de imagens de moda. Styling e criação de imagem de moda. São Paulo. Editora SENAC São Paulo, 2012.
RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. Imagens encenadas? Atos performativos e construção de sujeitos nas fotografias de moda. Estudos Iber-Americanos. Porto Alegre, v. 44, n. 1, p. 28-40, jan.-abr. 2018
ROSE, Gillian. Visual Methodologies. Second Edition. Sage Publications Ltd. California, 2007.
RUGGERONE, Lucia. A simulação (fictícia) do corpo: a produção de imagens da mulher na fotografia de moda. Iara- Revista de Moda, Cultura e Artes- São Paulo- V.2 N.1 set/dez, 2009

Carga Horária:

15 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Bruno Sousa Furtado


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP