Atividade

94117 - Avanços e perspectivas da Genética e da Genômica no mundo moderno

Período da turma: 20/01/2020 a 31/01/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PALESTRAS

Regulação gênicas em fungos – Profa. Dra. Nilce M. M. Rossi
Ementa: A regulação da expressão gênica serve principalmente para permitir que as células se ajustem às mudanças nutricionais e ambientais, de forma que o seu crescimento e divisão sejam otimizados. Em eucariotos a expressão gênica também controla um programa genético fundamental para o desenvolvimento embrionário e a diferenciação celular. Em fungos patogênicos esta regulação é fundamental para ativar mecanismos que favoreçam a interação com o hospedeiro e adaptação a este habitat, bem como para resistir a drogas antifúngicas que são utilizadas para controlar estas infecções. Entender estes mecanismos do ponto de vista molecular contribui para revelar novos alvos terapêuticos que possam ser utilizados para o desenvolvimento de novos fármacos.

O genoma da abelha eusocial, Frieseomelitta varia: modelo para estudo de dominância reprodutiva - Profª Zilá Luz Paulino Simões
Ementa: Os himenópteros constituem um grupo muito antigo e diversificado entre os insetos, inclui as abelhas, vespas e formigas, que se distribuem em todos os nichos existentes em nosso planeta. As abelhas representam uma força de trabalho responsável pela polinização e manutenção do equilíbrio de numerosos ecossistemas. Além disto, abelhas têm características únicas, que as tornam organismos ideais para estudos genômicos. Por exemplo, o sistema de determinação do sexo, a haplodiploidia, uma fina organização social, com a presença de uma rainha reprodutiva. Entre as abelhas, a própria organização social constitui um desafio, este grupo inclui grupos altamente sociais, abelhas operárias com diferente potencial reprodutivo e capacidade cognitiva surpreendente. As abelhas F. varia, se caracterizam por um comportamento reprodutivo particular, as rainhas detêm o monopólio da reprodução, não há, portanto, operárias poedeiras, mesmo na ausência da rainha; uma situação que tipicamente favorece a ativação dos ovários das operárias jovens, em outras espécies de abelhas. A completa dominância da rainha faz de F. varia uma espécie crítica para estudos de genômica comparativa e entendimento da evolução do sistema de determinação de castas, divisão do trabalho reprodutivo e eusocialidade.

Calibrando a Biomol - Prof. Dr. Francis de Morais Franco Nunes:
Ementa: Em 1953 entramos na era molecular. A estrutura tridimensional (dupla hélice) do DNA foi proposta no clássico trabalho de Watson e Crick, publicado na Nature. A partir de então uma série de descobertas foram conseqüências: duplicação semiconservativa do DNA (1958), RNA mensageiro (1961), definição do código genético (1966), contribuindo para o avanço acelerado da Genética e outros campos das Ciências.

Interação meio ambiente / genoma: lições de um organismo modelo não convencional - Prof. Dr. Klaus Hartmann Hartfelder
Ementa: O fenótipo de um organismo, e implicitamente a variabilidade fenotípica dentro de uma população, é resultado da interação de fatores do meio ambiente com o genoma de cada indivíduo. Tal relação é especialmente interessante no caso dos insetos sociais, nos quais um único genótipo tem o potencial de gerar fenótipos totalmente distintos, as castas rainha e operária, dependente da dieta que as larvas recebem. Discutiremos como vias de sinalização de sensoriamento do estado nutricional e o sistema endócrino regulam a expressão gênica durante o desenvolvimento pós-embrionário desses insetos e as suas consequências na diferenciação dos orgãos e sistemas, especialmente do sistema reprodutivo, e como afetam a longevidade dos adultos.

Evolução: processo geracional de mudanças genéticas – Profa. Dra. Maura Helena Manfrim e Prof. Dr. Fábio Sene
Ementa: Um estudo evolutivo pode ser dividido em duas grandes áreas: organização da diversidade, realizada por meio de análises filogenéticas, e o estudo das mudanças nas populações ao longo do tempo. Nesta palestra serão consideradas e discutidas o desenvolvimento das ideias sobre evolução no nível populacional e seus implicações para entendimento da diversidade biológica.

Aspectos e análise de expressão de hexamerinas durante o desenvolvimento de Apis melífera. Profa. Dra. Márcia Maria Gentile Bitondi.
Ementa: Nosso objetivo foi caracterizar os quatro genes de hexamerinas presentes em Apis mellifera e analisar a expressão dos mesmos durante o desenvolvimento de todos os morfotipos que compõem uma colmeia.

Papel das fosfatases de dupla especificidade na reprogramação metabólica do adenocarcinoma pancreático- Profa. Dra. Vanessa da Silva Silveira
Ementa: O elevado índice de mortalidade do adenocarcinoma ductal pancreático (ADP) ocorre principalmente devido à falta de sintomas e/ou marcadores moleculares que viabilizem o diagnóstico precoce, representando a oitava causa de morte relacionada ao câncer no mundo. O potencial maligno e agressivo do ADP é promovido, especialmente, pela ativação do oncogene KRAS. Estudos recentes sugerem que os maiores ajustes na reprogramação metabólica, desencadeada pela atividade de KRAS, são mediados pela atividade das MAP quinases (MAPKs). Estas coordenam complexas redes de sinalização e por isso são precisamente reguladas por mecanismos de feedback exercidos pela atividade de proteínas fosfatases. Uma das principais classes de fosfatases é representada por enzimas fosfatases de dupla especificidade (DUSPs). As DUSPs são intensamente reguladas em células de ADP, no entanto, as evidências em relação ao seu papel oncogênico ou de supressão tumoral ainda são controversas.

Mecanismos de resistência das abelhas contra doenças e pragas - Prof. Dr. David De Jong
Ementa: As abelhas Africanizadas no Brasil são bastante resistentes a muitas das pragas e doenças que provocam a perda das colmeias em grande parte do mundo. Investigamos os mecanismos envolvidos, incluindo como a nutrição afeta a manutenção e a expressão dos genes do sistema imune. Também estamos pesquisando como a seleção natural funciona para manter os mecanismos de resistência, permitindo que as abelhas sejam mantidas sem a necessidade de controles químicos, visando desenvolver estratégias de seleção que complementam os mecanismos naturais. Será exposta uma história das pesquisas do laboratório, demonstrando a relevância para este tema.

Mecanismos de sinalizalção molecular em resposta a danos no DNA- Prof.ª Dr.ª Elza Tiemi Sakamoto Hojo
Ementa: Serão abordados os mecanismos de mutagênese e reparo do DNA em resposta a danos no DNA induzidos por agentes químicos e físicos, relacionando-os com a indução de instabilidade genômica. Além disso, associar a indução de lesões no DNA e dano oxidativo ao desenvolvimento de senescência e instabilidade genômica relacionadas à etiologia de doenças humanas (câncer, diabetes, doença de Alzheimer, entre outras), bem como as bases moleculares para novas intervenções terapêuticas (alvos moleculares) e formas de prevenção das doenças. Tais abordagens fornecem os fundamentos para a compreensão do processo de envelhecimento, desenvolvimento do câncer, doenças neurodegenerativas e cardiovasculares.

Uso do sistema Crispr-Cas9 para mutagenizar o gene autoimmune regulator (Aire)- Prof. Dr. Geraldo Aleixo Passos
Ementa: O gene Aire é um controlador transcricional de amplo espectro e exerce sua ação nas células estromais do timo (órgão linfoide primário). Pacientes com a síndrome autoimune "APS-1" tem mutações nesse gene e apresentam perda da tolerância imunológica e desenvolvem doença autoimune.Nós estamos utilizando o sistema Crispr-Cas9 para induzir mutações no gene Aire em células tímicas e avaliando os efeitos no transcriptoma dessas células e também na funcionalidade das mesmas.

Estudo de genes associados a tolerância a estresses físico-químicos extremos - Prof. Dr. Tiago Campos Pereira
Ementa: Algumas espécies de bactérias, plantas e animais são capazes de entrar em um estado de animação suspensa denominado anidrobiose (vida sem água). Uma vez em anidrobiose estes organismos apresentam tolerância a diversos tipos de estresses bio-físico-químicos. O laboratório de Genética Molecular da Anidrobiose trabalha no estudo da compreensão deste fenômeno e nos genes a ele associados.

O teste de uma hipótese científica - Prof. Dr. Aguinaldo Luiz Simões.
Ementa: A palestra busca fazer algumas considerações sobre o que é uma hipótese científica e como o teorema de Bayes se aplica a vários modelos de hipóteses científicas.

Dinâmica populacional e uso forense de polimorfismos genéticos associados a fenótipos morfológicos no Brasil - Prof. Celso Teixeira Mendes Junior
Ementa: A pigmentação humana é regulada por mais de 120 genes. Tais genes podem apresentar mutações e polimorfismos localizados em regiões codificantes, regulatórias e de splicing, as quais podem determinar substituições de aminoácidos na proteína, alterar níveis de expressão e produzir diferentes isoformas proteicas, alterando as propriedades funcionais das proteínas traduzidas e, consequentemente, os níveis de síntese de eumelanina e feomelanina. O conhecimento da variabilidade genética destes genes na população brasileira, a qual é formada pela fusão de contingentes populacionais indígena, africano e europeu, poderá permitir com que a análise de material biológico encontrado em cenas de crime forneça informações relevantes sobre as características morfológicas de vítimas e criminosos envolvidos. Em situações caracterizadas pela ausência de suspeitos, tais informações poderiam contribuir significantemente no direcionamento de investigações conduzidas em uma esfera liderada pelos serviços de inteligência policial. Serão abordados avanços recentes no que se refere à predição da pigmentação humana e os esforços do grupo do Laboratório de Pesquisas Forenses e Genômicas na busca por um conjunto de SNPs que conduzam a uma determinação precisa e acurada da cor da pele e cabelos em indivíduos de populações tão heterogêneas e miscigenadas quanto a nossa população urbana.

O que é bioinformática e como biólogos podem usar bioinformática - Prof. Houtan Noushmehr
Ementa: what is bioinformatics and how can biologists use bioinformatics.

Referências Bibliográficas:

ANDRADE, E.S.; FRACASSO, N.C.A.; STRAZZA-JÚNIOR, P.S.; SIMÕES, A.L.; MENDES-JUNIOR, C.T. Associations of OCA2-HERC2 SNPs and haplotypes with human pigmentation characteristics in the Brazilian population. Legal Medicine, v.24, p.78-83, 2017.

CASTILLO-ORDÓÑEZ, W. et al. Exploration of the Acetylcholinesterase Inhibitory Activity of Some Alkaloids from Amaryllidaceae Family by Molecular Docking In Silico. NEUROCHEMICAL RESEARCH, 2017.

COLAPRICO, A. et al. TCGAbiolinks: an R/Bioconductor package for integrative analysis of TCGA data. Nucleic Acids Research. v. 44, n. 8, p.1-11, 2016.

COSTA, CLAUDINEIA PEREIRA; ELIAS-NETO, MOYSES; FALCON, TIAGO; DALLACQUA, RODRIGO PIRES; MARTINS, JULIANA RAMOS; GENTILE BITONDI, MARCIA MARIA. RNAi-Mediated Functional Analysis of Bursicon Genes Related to Adult Cuticle Formation and Tanning in the Honeybee, Apis mellifera. PLoS One, v. 11, n. 12, DEC 1 2016.

DeSOUZA, C.F. et al. A Distinct DNA Methylation Shift in a Subset of Glioma
CRISTINO, A. S.; NUNES, F. M. F.; BARCHUK, A. R.; AGUIAR-COELHO, V. M.; SIMOES, Z. L. P.; BITONDI, M. M. G.. Organization, evolution and transcriptional profile of hexamerin genes of the parasitic wasp Nasonia vitripennis (Hymenoptera: Pteromalidae). Insect Molecular Biology, v. 19, n. 1, SI, p. 137-146, 2010.

CpG Island Methylator Phenotypes during Tumor Recurrence. Cell Rep. v. 23, n. 2, p. 637-651, 2018.

DERNOWSEK, JANAÍNA A. et al. Posttranscriptional Interaction between miR-450a-5p and miR-28-5p and STAT1 mRNA Triggers Osteoblastic Differentiation of Human Mesenchymal Stem Cells. JOURNAL OF CELLULAR BIOCHEMISTRY (PRINT), v. 2017, p. 1-10, 2017.

DITONDO MICAS, ANDRE FERNANDO; FERREIRA, GERMANO AGUIAR; LAURE, HELEN JULIE; ROSA, JOSE CESAR; GENTILE BITONDI, MARCIA MARIA. PROTEINS OF THE INTEGUMENTARY SYSTEM OF THE HONEYBEE, Apis mellifera. Archives of Insect Biochemistry and Physiology, v. 93, n. 1, p. 3-24, SEP 2016.

FRACASSO, N.C.A.; ANDRADE, E.S.; WIEZEL, C.E.V.; ANDRADE, C.C.F.; ZANÃO, L.R.; SILVA, M.S.; MARANO, L.A.; DONADI, E.A.; CASTELLI, E.C.; SIMÕES, A.L.; MENDES-JUNIOR, C.T. Haplotypes from the SLC45A2 gene are associated with the presence of freckles and eye, hair and skin pigmentation in Brazil. Legal Medicine, v.25, p. 43-51, 2017.


FREITAS, FLAVIA C. P.; PIRES, CAMILLA V.; CLAUDIANOS, CHARLES; CRISTINO, ALEXANDRE S.; SIMOES, ZILA L. P.. MicroRNA-34 directly targets pair-rule genes and cytoskeleton component in the honey bee. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, JAN 18 2017.

JIANG, L. ZHANG, H. ZHIHUA, C.A Novel Bayes Model: Hidden Naive Bayes. IEEE Transactions on Knowledge and Data Engineering, Vol: 21, Issue: 10, p: 1361 – 1371, 2009.

Kawada, K., K. Toda, and Y. Sakai, Targeting metabolic reprogramming in KRAS-driven cancers. Int J Clin Oncol. v. 22, n. 4, p. 651-659, 2017.

LAGO, DENYSE CAVALCANTE; HUMANN, FERNANDA CARVALHO; BARCHUK, ANGEL ROBERTO; ABRAHAM, KURUVILLA JOSEPH; HARTFELDER, KLAUS. Differential gene expression underlying ovarian phenotype determination in honey bee, Apis mellifera L., caste development. Insect Biochemistry and Molecular Biology, v. 79, p. 1-12, 2016.

MARCO ANTONIO, DAVID S.; HARTFELDER, KLAUS. Toward an Understanding of Divergent Compound Eye Development in Drones and Workers of the Honeybee (Apis mellifera L.): A Correlative Analysis of Morphology and Gene Expression. JOURNAL OF EXPERIMENTAL ZOOLOGY PART B-MOLECULAR AND DEVELOPMENTAL EVOLUTION, v. 328, n. 1-2, p. 139-156, JAN-FEB 2017.

Mendes, NS; Bitencourt, TA; Sanches, PR; Silva-Rocha, R; Martinez-Rossi, NM; Rossi. Transcriptome-wide survey of gene expression changes and alternative splicing in Trichophyton rubrum in response to undecanoic acid. Scientific Reports, v. 8, p. 2520, 2018.

NARAYANAN V., ARORA I., BHATIA A. Fast and Accurate Sentiment Classification Using an Enhanced Naive Bayes Model. In: Yin H. et al. (eds) Intelligent Data Engineering and Automated Learning – IDEAL 2013. IDEAL 2013. Lecture Notes in Computer Science, vol 8206. Springer, Berlin, Heidelberg.

NICODEMO, D.; DE JONG, D.; REIS, L.G. et al. Transgenic corn decreased total and key storage and lipid transport protein levels in honey bee hemolymph while seed treatment with imidacloprid reduced lipophorin levels. Journal of Apicultural Research. v. 56, p. 1-8, 2017.

OCTAVIANO-SALVADÉ, C.E.; LEHER, C.E.; DE JONG, D. et al. A scientific note on the genetic profile of the mite Varroa destructor infesting apiaries in Rio Grande do Sul state, Brazil. Apidologie. v. 48, p. 1-2, 2017.

PASSOS, GERALDO ALEIXO; SPECK-HERNANDEZ, CESAR A.; ASSIS, AMANDA FREIRE ; MENDES-DA-CRUZ, DANIELLA A. . Update on Aire and thymic negative selection. IMMUNOLOGY, v. 153, p. 10-20, 2018.

SANTOS, CAROLINA GONCALVES; HARTFELDER, KLAUS. Insights into the dynamics of hind leg development in honey bee (Apis mellifera L.) queen and worker larvae - A morphology/differential gene expression analysis. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 38, n. 3, p. 263-277, 2015.

SOARES, MICHELLE P. M.; SILVA-TORRES, FERNANDA A.; ELIAS-NETO, MOYSES; NUNES, FRANCIS M. F.; SIMOES, ZILA L. P.; BITONDI, MARCIA M. G.. Ecdysteroid-Dependent Expression of the Tweedle and Peroxidase Genes during Adult Cuticle Formation in the Honey Bee, Apis mellifera. PLoS One, v. 6, n. 5, MAY 31 2011.

SOUZA, T.A. J.; CARLI, G. J.; PEREIRA, TIAGO CAMPOS. Survival potential of the anhydrobiotic nematode Panagrolaimus superbus submitted to extreme abiotic stresses. Invertebrate Survival Journal, v. 14, p. 85-93, 2017.

MINICURSOS

Introdução a práticas moleculares laboratoriais com enfoque em qPCR. Profa. Dra. Zilá Luz Paulino Simões
Ementa: Uma das práticas moleculares mais utilizadas em diversas áreas e tipos de pesquisas é a PCR quantitativa. Essa técnica permite uma gama de aplicações e utilizações no cotidiano de práticas laboratoriais, sendo uma das técnicas mais difundidas da biologia molecular. No minicurso, será mostrado alguns protocolos de extração de RNA, sínese de cDNA, PCR tradicional e qPCR e como os resultados obtidos podem ser interpretados.

Predição de genes e desenho de primers utilizando softwares. Profa. Dra. Zilá Luz Paulino Simões
Ementa: A predição de genes utiliza ferramentas computacionais para auxiliar na identificação de genes e também no conhecimento da estrutura éxon/íntron desses genes. Essa prática veem se tornando essencial para o desenho de primers específicos e eficientes para PCR convencional e para qPCR.

Cultura celular de tumores pediátricos: Prof. Dr. Luiz Gonzaga Tone
Ementa: Mediante conceitos teóricos e atividades práticas, demonstraremos um conjunto de técnicas que permitem cultivar ou manter células isoladas fora do organismo onde existem, mantendo as características próprias.

Técnicas de sequenciamento genômico aplicada a oncologia pediátrica: Prof. Dr. Luiz Gonzaga Tone
Ementa: O método de sequenciamento de Sanger, é um procedimento tradicional dequenciamento de DNA. Técnica que amplamente vem sendo utilizada por grandes centros de pesquisas no mundo todo.

Introdução à técnica CRISPR/Cas9 na modulação gênica de linhagens celulares de adecarcinoma pancreático. Profa. Dra. Vanessa S. Silveira.
Ementa: O sistema de edição de genoma por CRISPR/Cas9 tem possibilitado modular diversos genes responsáveis pelos processos celulares envolvidos na tumorigênese com eficiência. Iremos abordar conceitos teóricos sobre esta técnica em linhagens celulares, bem como os principais aspectos do tumor de estudo do laboratório, o adenocarcinoma pancreático. Na parte prática do curso, os alunos terão contato com o cultivo das linhagens celulares e com técnicas de confirmação da modulação gênica, como Western Blotting.

Uso do sistema Crispr-Cas9 para mutagenizar o gene autoimmune regulator (Aire)- Prof. Dr. Geraldo A. S. Passos Jr
Ementa: O gene Aire é um controlador transcricional de amplo espectro e exerce sua ação nas células estromais do timo (órgão linfoide primário). Pacientes com a síndrome autoimune "APS-1" tem mutações nesse gene e apresentam perda da tolerância imunológica e desenvolvem doença autoimune.Nós estamos utilizando o sistema Crispr-Cas9 para induzir mutações no gene Aire em células tímicas e avaliando os efeitos no transcriptoma dessas células e também na funcionalidade das mesmas. veremos como utilizar a ferramenta de Crispr-Cas9 para induzir mutações no exon 3 de Aire, como caracterizar essas mutações e como avaliar a expressão gênica transcricional em grande escala, comparando clones Aire mutantes com clones Aire wild-type.

Análise do ciclo celular e morte celular por citometria de fluxo - Profa. Dra. Elza T. S. Hojo
Ementa: Os agentes químicos e físicos induzem variados tipos de lesões na molécula de DNA e ativam cascatas de sinalização celular e molecular em resposta a essas lesões. Entre os processos envolvidos, destacam-se as alterações na cinética do ciclo celular e bloqueio em estágios do ciclo celular (G1, S ou G2), a indução de quebras duplas no DNA (por detecção da proteína gama-H2AX fosforilada) bem como a indução de morte celular (apoptose e necrose). Tais alterações podem ser avaliadas por meio de ensaios realizados por citometria de fluxo. Os métodos envolvem o uso de corantes e anticorpos fluorescentes, podendo ser aplicados em estudos de genotoxicidade e mutagenicidade de compostos químicos, agentes físicos e outras situações que envolvem exposição humana (terapias ou acidentes) ou doenças..

Estudando função gênica em plantas com a biologia molecular: Profa. Dra. Maria H. S Goldman
Ementa: Breve histórico da biologia molecular de plantas, como por exemplo, as plantas modelos, os primeiros experimentos, etc. Também será feita uma revisão das ferramentas utilizadas em biologia molecular de plantas, desde as primeiras até as mais recentes. Debateremos ainda a situação dos transgênicos no Brasil e no mundo, no âmbito jurídico, com enfoque na lei de biossegurança, finalizando com uma perspectiva dessa área de pesquisa para os próximos anos.

Investigação genética em síndromes de câncer hereditário: Prof. Dr. Victor Ferraz
Ementa: Serão abordados aspectos genéticos e clínicos de síndromes hereditárias de predisposição a câncer, bem como metodologias atuais de diagnóstico molecular dessas síndromes, com ênfase nas síndromes de Lynch e HBOC. Por meio de softwares de análise de sequências gênicas e de fragmentos por eletroforese, os alunos terão práticas de detecção e interpretação de variantes genômicas em genes associados à câncer hereditário.

Citogenética e infertilidade: Profa. Dra Lucia Regina Martelli
Ementa: A infertilidade tem uma freqüência de 10 à 15% na população. As técnicas de citogenética molecular tentam desvendar a origem da infertilidade masculina. Diferentes abordagens são empregadas para o estudo da segregação meiótica e outras características relacionadas com a infertilidade. A hibridação in situ fluorescente (FISH), análise de recombinação meiótica por meio de inmunocitoquímica e apoptose são as principais ferramentas fornecidas pela citogenética molecular para investigação da infertilidade masculina.

Técnicas moleculares aplicadas ao estudo de genes em fungos patogênicos: Profa. Dra. Nilce M. M. Rossi
Ementa: Os dermatófitos como Trichophyton rubrum são fungos filamentosos patogênicos que, uma vez estabelecidos em seu hospedeiro, buscam nutrientes para o seu desenvolvimento. A secreção de enzimas, como queratinases, é um fator determinante na invasão e utilização dos tecidos do hospedeiro como fonte de nutrientes e é freqüentemente regulada pelo pH. Assim, a utilização da genômica funcional no estudo da expressão gênica é uma ferramenta poderosa na revelação de genes envolvidos na patogenicidade deste dermatófito.

Referências Bibliográficas:

Bustin, S. A. et. al .The MIQE Guidelines: Minimum Information for Publication of Quantitative Real-Time PCR Experiments. DOI: 10.1373/clinchem.2008.112797 Published March 2009.

DERNOWSEK, JANAÍNA A. et al. Posttranscriptional Interaction between miR-450a-5p and miR-28-5p and STAT1 mRNA Triggers Osteoblastic Differentiation of Human Mesenchymal Stem Cells. JOURNAL OF CELLULAR BIOCHEMISTRY (PRINT), v. 2017, p. 1-10, 2017.

Eisen, J. A. Phylogenomics: Improving Functional Predictions for Uncharacterized Genes by Evolutionary Analysis. Genome Res. 1998. 8: 163-167 Cold Spring Harbor Laboratory Press.

HISCOCK, SIMON J.; ALCHE, JUAN D. Identification and Functional Annotation of Genes Differentially Expressed in the Reproductive Tissues of the Olive Tree (Olea europaea L.) through the Generation of Subtractive Libraries. Frontiers in Plant Science, v. 8, p. 1-18, 2017.

JOSHI, Ajay Prakash et al. In-silico Designing and Testing of Primers for Sanger Genome Sequencing of Dengue Virus Types of Asian Origin. Journal of genomics, v. 6, p. 34, 2018.

LEANDRO, GIOVANA; LOBO, ROMULO; OLIVEIRA, DOUGLAS; MORIGUTI, JULIO; Sakamoto-Hojo, Elza. Lymphocytes of Patients with Alzheimer-s Disease Display Different DNA Damage Repair Kinetics and Expression Profiles of DNA Repair and Stress Response Genes. International Journal of Molecular Sciences (Online), v. 14, p. 12380-12400, 2013.

LYNCH, H.T. et al. Milestones of Lynch syndrome: 1895–2015. Nature Reviews: cancer. v. 15, p. 181-194, 2015.

McCONECHY, M.K. et al. Detection of DNA mismatch repair (MMR) deficiencies by immunohistochemistry can effectively diagnose the microsatellite instability (MSI) phenotype in endometrial carcinomas. Gynecol Oncol. v. 137, n. 2, p. 306-310, 2015.

Mendes, NS; Bitencourt, TA; Sanches, PR; Silva-Rocha, R; Martinez-Rossi, NM; Rossi. Transcriptome-wide survey of gene expression changes and alternative splicing in Trichophyton rubrum in response to undecanoic acid. Scientific Reports, v. 8, p. 2520, 2018.

MUSHAHARY, Dolly et al. Isolation, cultivation, and characterization of human mesenchymal stem cells. Cytometry Part A, v. 93, n. 1, p. 19-31, 2018.

PASSOS, GERALDO ALEIXO; SPECK-HERNANDEZ, CESAR A.; ASSIS, AMANDA FREIRE ; MENDES-DA-CRUZ, DANIELLA A. . Update on Aire and thymic negative selection. IMMUNOLOGY, v. 153, p. 10-20, 2018.

PEREIRA, CIRO; JUCHNIUK DE VOZZI, MARIA; DOS SANTOS, SILVIO; VASCONCELOS, MARIA; DE PAZ, CLÁUDIA; SQUIRE, JEREMY A; MARTELLI, Lucia ; MARTELLI, L. Smoking-induced chromosomal segregation anomalies identified by FISH analysis of sperm. Molecular Cytogenetics, v. 7, p. 58, 2014.

Persinoti, GF; Martinez-Rossi, NM; Cuomo, C. A. Whole genome analysis illustrates global clonal population structure of the ubiquitous dermatophyte pathogen Trichophyton rubrum. GENETICS, v. 208, p. 1-13, 2018.

Schmittgen T. D; Livak K.J. Analyzing real-time PCR data by the comparative CT method Nature Protocols volume 3, pages 1101–1108 (2008).

Shamir, L. R, Amir,D. A. (2009) ADEPTUS: a discovery tool for disease prediction, enrichment and network analysis based on profiles from many diseases . Bioinformatics, bty027, https://doi.org/10.1093/bioinformatics/bty027.

SHARMA, Sandhya et al. Circulating tumor cell isolation, culture, and downstream molecular analysis. Biotechnology advances, 2018.

SUFFREDINI, E. et al. Genetic Diversity Among Genogroup II Noroviruses and Progressive Emergence of GII. 17 in Wastewaters in Italy (2011–2016) Revealed by Next-Generation and Sanger Sequencing. Food and environmental virology, p. 1-10, 2017.

Torres-Ruiz, R.; Rodriguez-Perales, S. CRISPR-Cas9: A Revolutionary Tool for Cancer Modelling. Int. J. Mol. Sci. 2015, 16, 22151-22168.

ZAFRA, ADORACIÓN; CARMONA, ROSARIO; TRAVERSO, JOSÉ A.; HANCOCK, JOHN T.; GOLDMAN, MARIA H. S.; CLAROS, M. GONZALO;

Carga Horária:

80 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Aguinaldo Luiz Simões
Andrea Tame Parreira
Antonio Rossi Filho
Aparecida Maria Fontes
Celso Teixeira Mendes Junior
David de Jong
Elza Tiemi Sakamoto Hojo
Ester Silveira Ramos
Fábio de Melo Sene
Francis de Morais Franco Nunes
Geraldo Aleixo da Silva Passos Junior
Jeremy Andrew Squire
João Monteiro de Pina Neto
João Tadeu Ribeiro Paes
Klaus Hartmann Hartfelder
Lionel Segui Goncalves
Luiz Gonzaga Tone
Maura Helena Manfrin
Nilce Maria Martinez Rossi
Pablo Rodrigo Sanches
Rodrigo Alexandre Panepucci
Silvana Giuliatti
Tiago Campos Pereira
Vanessa da Silva Silveira
Victor Evangelista de Faria Ferraz
Wilson Araújo da Silva Junior
Zila Luz Paulino Simoes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP