94061 - Japonês III - Aki |
Período da turma: | 03/03/2020 a 09/06/2020
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Descrição: | Título do Curso JAPONÊS III-AKI
Apresentação do Curso Nesta segunda metade do Ciclo Básico de Japonês, continuamos apresentando estruturas gramaticais através dos hábitos japoneses, tais como apreender informações da previsão do tempo, do clima e desastres naturais, entre outros. Público- alvo Comunidade USP: alunos de graduação e pós-graduação, funcionários e docentes, com conhecimento de conteúdo dos níveis anteriores. Objetivos Gerais - Desenvolver e aperfeiçoar habilidades de compreensão e expressão orais e escritas relativas a usuário nos estudos finais do Ciclo Básico de língua japonesa, com foco em aspectos linguístico-comunicativos, a fim de que o aluno possa interagir em situações informais e formais em contextos universitários e cotidianos. - Desenvolver e aperfeiçoar a autonomia dos alunos em relação ao seu processo de aprendizagem do idioma. Objetivos Específicos - Trabalhar com as quatro habilidades linguísticas (falar, ouvir, ler e escrever) da língua japonesa; - Expressar-se oralmente e por escrito acerca de fatos cotidianos e próximos ao aluno com mais detalhes; - Aprender a inferir o significado de alguns vocábulos e apreender ideias gerais em exercícios auditivos; - Familiarizar-se com os pontos culturais, que neste estágio aparece como aproximar-se do cotidiano japonês que sofre com os desastres naturais (prevenção) e culinária japonesa; - Interagir de maneira simples com nativos desde que estes falem pausadamente, de maneira clara e que estejam dispostos a ajudar. Justificativa Oferecer oportunidade de aprendizagem da língua japonesa à comunidade USP para que possa comunicar-se, de forma básica, no Japão, e ainda almejar estudos no Japão. Conteúdo Programático Neste penúltimo estágio do Ciclo Básico, o aluno aprenderá a: • Pedir informações de direções; • Mostrar arrependimento ou descrever uma ação acidental; • Falar sobre acontecimentos passados; • Mostrar sua preparação para (fazer) algo; • Entender uma receita de um prato caseiro japonês; • Falar sobre suas intenções/ tentativas/ dúvidas/ escolhas/ sugestões; • Descrever a facilidade/dificuldade de fazer algo; • Entender as informações de uma previsão do tempo; • Apreender informações sobre o clima japonês; • Aproximar-se do cotidiano japonês que sofre com os desastres naturais (prevenção); • Fazer citações do que ouviu ou leu; • Falar e dar condições hipotéticas; • Escrever mais uns 100 kanji (escrita logográfica). Metodologia A oralidade só é apreendida se houver muito esforço de repetição, e é por meio dela, juntamente com o aumento gradativo do vocabulário e das estruturas gramaticais, que os alunos poderão compreender o cotidiano e o pensamento japonês. Por meio de uma abordagem comunicativa e audiovisual, o professor evita ao máximo traduzir as palavras, deixando a cargo dos alunos para fazerem a inferência e tirarem suas próprias conclusões quanto ao significado das palavras. Com isso, apresenta-se o vocabulário e as estruturas gramaticais por meio de slides e muita repetição. Avaliação Provas escritas, orais e de áudio e mini-testes de logogramas (Kanji) e entrega de exercícios solicitados e participação nas atividades comunicativo-orais. Critérios para aprovação Média 7,0 (sete) Frequência mínima 75% Pré-Requisitos - Ser aprovado no Japonês II-NATSU; ou - Ser aprovado no teste de nível para comprovar o conhecimento dos níveis básicos anteriores, como fazer pedido, pedir permissão, falar e escrever sobre seu dia a dia, falar e escrever opiniões simples e suas razões, fazer comparações, dar sugestões/ recomendações, entender o que o professor/colegas falam; e conhecimento de cerca de 224 logogramas (Kanji) [anexo]. Teste de Nível - Obrigatório para Alunos Novos - Prova escrita de cerca de 60 minutos e entrevista individual Bibliografia Apostila elaborada pela educadora e monitores Bibliografia Complementar - Integrated Course In Elementary Japanese – Genki II (Main Text). Tóquio: The Japan Times, 1999. - Integrated Course In Elementary Japanese – Genki II: Wâkubukku (caderno de exercícios). Tóquio: The Japan Times, 1999. - Kurasu Katsudoushû 101 (caderno de atividades). Tokyo: 3A Corporation, 1994. - Minna no Nihongo: Bunkei renshûchô II (caderno de exercícios). Tóquio: 3A Corporation, 2000. - Minna no Nihongo: Renshû mondaishû II (caderno de exercícios). Tokyo: 3A Corporation, 1999. - Minna no Nihongo II – Chôkai Tasuku 25. Tóquio: 3A Corporation, 2005. - “Nihongo Nouryoku Shiken” Taisaku. Nihongo Charenji N5-N4 (Kanji). Tóquio: ASK Publishing, 2010. - Nihongo Shokyû 2. Daichi (Main Text). Tóquio: 3A Corporation, 2008. - Nihongo Shokyû 2. Daichi (Kiso Mondaishû). Tóquio: 3A Corporation, 2009. Informação Relevante Exige-se um pouco mais do aluno na produção oral a partir deste penúltimo nível do Ciclo Básico. Espera-se um desenvolvimento da prática comunicativo-oral adquirida ao longo dos dois estágios anteriores. Assim, o uso do idioma em sala deverá ser mais constante por parte do aluno. |
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Carga Horária: |
52 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 18 | ||||
Ministrantes: |
Liliana Yurie Masuda Oda |
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