Atividade

94001 - Encontro USP Escola: Outras vozes literárias na escola. A presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira

Período da turma: 13/01/2020 a 17/01/2020

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Descrição: Outras vozes literárias na escola: a presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira
Dias 13, 14, 15, 16 e 17 de janeiro de 2020

Ementa:
Este curso propõe o debate de questões relacionadas à aplicação da lei 11.645/08 em sala de aula, no que diz respeito às literaturas africanas de língua portuguesa e à literatura negra brasileira, bem como a leitura de textos selecionados desse corpus literário. Tais textos refletem questões atinentes à experiência colonial nos países africanos de língua portuguesa e à experiência negra no Brasil, país ainda às voltas com seu passado colonial escravista, apresentando formas de elaboração literária que busquem dar conta desses temas. Entre as leituras propostas, serão discutidas as produções dos Cadernos Negros, de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Jarid Arraes, Ungulani Ba Ka Khosa, Luís Bernardo Honwana, entre outros.

Objetivo:
Compartilhar com os educadores do ensino básico um repertório literário normalmente negligenciado e/ou ignorado, além de proporcionar embasamento teórico e pedagógico sobre o significado da inclusão de autores e textos africanos e afro-brasileiros nesse contexto escolar. Espera-se, assim, que o curso aponte caminhos e disponha instrumental para que possam atuar com propriedade no cumprimento da Lei n° 11.645/08, que determina, entre outros itens, a inclusão de temas referentes à história e às culturas africanas e do negro no Brasil.

Cronograma:

13/01/2020 - segunda-feira
TEMA - Introdução: as literaturas africanas e afro-brasileira na sala de aula.
Tarde (das 13h às 18h)
1. Apresentação do curso e discussão sobre a Lei 11.645/08: avanços e limites.
Texto de apoio:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE nº3/2004 – Relatório de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva.
2. As literaturas de língua portuguesa: diferenças e aproximações.
Leitura de poemas selecionados
Ministrante: Professora Doutora Rosangela Sarteschi

14/01/2020 - terça-feira
TEMA: Introdução à literatura negra brasileira.
Manhã (das 8h às 12h)
1. Construção de um corpo literário de autoria negra - a importância dos Cadernos Negros.
Textos de apoio:
RIBEIRO, Esmeralda. 37 anos de Cadernos Negros uma trajetória de resistência no mercado editorial. In: SILVA, Cidinha (org.) Africanidades e relações raciais: Insumos para políticas públicas na Área do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Brasil. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2014.
SILVA, Mário Augusto Medeiros da. Das ilusões perdidas à realidade das ruas: Cadernos Negros, 1978. A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.
Tarde (das 13h às 17h)
2. Novos nomes da literatura negra brasileira: Jarid Arraes, Lubi Prates, Alan da Rosa - proposição de abordagens possíveis em sala de aula.
Ministrante: Ms. Nara Lasevicius Carreira

15/01/2020 - quarta-feira
TEMA: Literatura infantil e juvenil.
Tarde (das 13h às 18h)
Literatura para jovens e crianças em língua portuguesa: discussão teórica e apresentação de alguns autores
Texto de apoio:
ARAÚJO, Débora Oyayomi. Caminhos trilhados pelas personagens negras na literatura infantil brasileira: percalços e percursos. Literafro, UFMG, 2018. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-criticos/1061-caminhos-trilhados-pelas-personalidades-negras-na-literatura-infantil-brasileira.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
Ministrante: Ms. Maria Paula de Jesus Correa

16/01/2020 - quinta-feira
TEMA: Literatura e resistência ao colonialismo em Moçambique e em Angola.
Manhã (das 8h às 12h)
1. Apresentação dos autores e dos contextos históricos seguida de discussão teórica sobre o colonialismo português em Moçambique.
Texto de apoio:
FANON, Frantz. Sobre a violência. In: Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UfJF, 2005.
Tarde (das 13h às 17h)
2. Leitura e discussão dos contos “A estória do ovo e da galinha”, de Luandino Vieira; “A solidão do Sr. Matias”, de Ungulani Ba Ka Khosa; “Estranhos pássaros de asas abertas”, de Pepetela e “Quem manda aqui?”, de Paulina Chiziane.
BA KA KHOSA, Ungulani. Orgia dos Loucos. São Paulo: Kapulana Editora, 2016.
CHIZIANE, Paulina. As andorinhas. Belo Horizoznte: Nandyala, 2013.
PEPETELA, Contos de morte. Luanda: Caxinde, Editora e Livraria, 2008.
VIEIRA, Luandino. Luuanda. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Ministrante: Ms. Laiz Colosovski Lopes

17/01/2020 - sexta-feira
TEMA: Literatura infantil e juvenil.
Tarde (das 13h às 17h)
Leitura, discussão e proposição de abordagens possíveis em sala de aula das obras:
ALEIXO, Ricardo. Mundo Palavreado. São Paulo: Peirópolis, 2013.
COUTO, Mia. A menina sem palavras: histórias de Mia Couto. São Paulo:Boa Companhia, 2013.
__________. O beijo da Palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006.
ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.
________. Ombela: a origem das chuvas. Rio de Janeiro: Pallas Míni, 2015.
Ministrante: Ms. Maria Paula de Jesus Correa

Coordenação: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi
Ministrantes:
Profa. Dra. Rosangela Sarteschi
Ms. Laiz Colosovski Lopes
Ms. Maria Paula de Jesus Correa
Ms. Nara Lasevicius Carreira

O curso foi idealizado no âmbito do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do NAP – Brasil-África para integrar o 19º ENCONTRO USP-ESCOLA, programa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que, em 2020, acontecerá na Faculdade de Saúde Pública da USP.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Laíz Colosovski Lopes
Maria Paula de Jesus Correa
Nara Lasevicius Carreira
Rosangela Sarteschi


 
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