94001 - Encontro USP Escola: Outras vozes literárias na escola. A presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira |
Período da turma: | 13/01/2020 a 17/01/2020
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Descrição: | Outras vozes literárias na escola: a presença africana de língua portuguesa e afro-brasileira
Dias 13, 14, 15, 16 e 17 de janeiro de 2020 Ementa: Este curso propõe o debate de questões relacionadas à aplicação da lei 11.645/08 em sala de aula, no que diz respeito às literaturas africanas de língua portuguesa e à literatura negra brasileira, bem como a leitura de textos selecionados desse corpus literário. Tais textos refletem questões atinentes à experiência colonial nos países africanos de língua portuguesa e à experiência negra no Brasil, país ainda às voltas com seu passado colonial escravista, apresentando formas de elaboração literária que busquem dar conta desses temas. Entre as leituras propostas, serão discutidas as produções dos Cadernos Negros, de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Jarid Arraes, Ungulani Ba Ka Khosa, Luís Bernardo Honwana, entre outros. Objetivo: Compartilhar com os educadores do ensino básico um repertório literário normalmente negligenciado e/ou ignorado, além de proporcionar embasamento teórico e pedagógico sobre o significado da inclusão de autores e textos africanos e afro-brasileiros nesse contexto escolar. Espera-se, assim, que o curso aponte caminhos e disponha instrumental para que possam atuar com propriedade no cumprimento da Lei n° 11.645/08, que determina, entre outros itens, a inclusão de temas referentes à história e às culturas africanas e do negro no Brasil. Cronograma: 13/01/2020 - segunda-feira TEMA - Introdução: as literaturas africanas e afro-brasileira na sala de aula. Tarde (das 13h às 18h) 1. Apresentação do curso e discussão sobre a Lei 11.645/08: avanços e limites. Texto de apoio: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Parecer CNE nº3/2004 – Relatório de Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. 2. As literaturas de língua portuguesa: diferenças e aproximações. Leitura de poemas selecionados Ministrante: Professora Doutora Rosangela Sarteschi 14/01/2020 - terça-feira TEMA: Introdução à literatura negra brasileira. Manhã (das 8h às 12h) 1. Construção de um corpo literário de autoria negra - a importância dos Cadernos Negros. Textos de apoio: RIBEIRO, Esmeralda. 37 anos de Cadernos Negros uma trajetória de resistência no mercado editorial. In: SILVA, Cidinha (org.) Africanidades e relações raciais: Insumos para políticas públicas na Área do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas no Brasil. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2014. SILVA, Mário Augusto Medeiros da. Das ilusões perdidas à realidade das ruas: Cadernos Negros, 1978. A descoberta do insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000). Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013. Tarde (das 13h às 17h) 2. Novos nomes da literatura negra brasileira: Jarid Arraes, Lubi Prates, Alan da Rosa - proposição de abordagens possíveis em sala de aula. Ministrante: Ms. Nara Lasevicius Carreira 15/01/2020 - quarta-feira TEMA: Literatura infantil e juvenil. Tarde (das 13h às 18h) Literatura para jovens e crianças em língua portuguesa: discussão teórica e apresentação de alguns autores Texto de apoio: ARAÚJO, Débora Oyayomi. Caminhos trilhados pelas personagens negras na literatura infantil brasileira: percalços e percursos. Literafro, UFMG, 2018. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-criticos/1061-caminhos-trilhados-pelas-personalidades-negras-na-literatura-infantil-brasileira. EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017. Ministrante: Ms. Maria Paula de Jesus Correa 16/01/2020 - quinta-feira TEMA: Literatura e resistência ao colonialismo em Moçambique e em Angola. Manhã (das 8h às 12h) 1. Apresentação dos autores e dos contextos históricos seguida de discussão teórica sobre o colonialismo português em Moçambique. Texto de apoio: FANON, Frantz. Sobre a violência. In: Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UfJF, 2005. Tarde (das 13h às 17h) 2. Leitura e discussão dos contos “A estória do ovo e da galinha”, de Luandino Vieira; “A solidão do Sr. Matias”, de Ungulani Ba Ka Khosa; “Estranhos pássaros de asas abertas”, de Pepetela e “Quem manda aqui?”, de Paulina Chiziane. BA KA KHOSA, Ungulani. Orgia dos Loucos. São Paulo: Kapulana Editora, 2016. CHIZIANE, Paulina. As andorinhas. Belo Horizoznte: Nandyala, 2013. PEPETELA, Contos de morte. Luanda: Caxinde, Editora e Livraria, 2008. VIEIRA, Luandino. Luuanda. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. Ministrante: Ms. Laiz Colosovski Lopes 17/01/2020 - sexta-feira TEMA: Literatura infantil e juvenil. Tarde (das 13h às 17h) Leitura, discussão e proposição de abordagens possíveis em sala de aula das obras: ALEIXO, Ricardo. Mundo Palavreado. São Paulo: Peirópolis, 2013. COUTO, Mia. A menina sem palavras: histórias de Mia Couto. São Paulo:Boa Companhia, 2013. __________. O beijo da Palavrinha. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2006. ONDJAKI. Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007. ________. Ombela: a origem das chuvas. Rio de Janeiro: Pallas Míni, 2015. Ministrante: Ms. Maria Paula de Jesus Correa Coordenação: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi Ministrantes: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi Ms. Laiz Colosovski Lopes Ms. Maria Paula de Jesus Correa Ms. Nara Lasevicius Carreira O curso foi idealizado no âmbito do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do NAP – Brasil-África para integrar o 19º ENCONTRO USP-ESCOLA, programa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que, em 2020, acontecerá na Faculdade de Saúde Pública da USP. |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 100 | ||||
Ministrantes: |
Laíz Colosovski Lopes Maria Paula de Jesus Correa Nara Lasevicius Carreira Rosangela Sarteschi |
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