93951 - Tópicos de Grandezas e Medidas: Perímetro, Área e Volume na Matemática Escolar (ENC 19) |
Período da turma: | 13/01/2020 a 17/01/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso tem como objetivo promover a discussão sobre os processos de ensino e de aprendizagem de temas de Matemática, com ênfase em tópicos do campo das Grandezas e Medidas, abordando principalmente os conceitos de perímetro, área e volume e suas interrelações, os quais fazem parte do currículo da Educação Básica.
Tópicos que serão abordados: Diferenciar a ideia de contorno da noção de superfície; Trabalhar com polígonos equidecomponíveis (que podem ser decompostos em uma mesma coleção de polígonos menores) via abordagens lúdicas, intuitivas e dedutivas; Explorar o cálculo de áreas de polígonos simples usando procedimentos não-convencionais, como o Teorema de Pick; Deduzir área de polígonos regulares; Abordar os conceitos de poliedro, planificação, volume e poliedros equivalentes; Determinar o volume de sólidos geométricos com base no Princípio de Cavalieri; Investigar propriedades por meio de construções geométricas com uso de tecnologia, em particular, o software Geogebra; Discutir abordagens e recursos metodológicos, tais como resolução de problemas, jogos, história da Matemática e atividades investigativas, pensando no ensino de Geometria com protagonismo dos alunos dos diversos contextos escolares. XI. Bibliografia de referência: [1] BELLEMAIN, P.M.B. & LIMA P. Um estudo da noção de grandeza e implicações no Ensino Fundamental. Ed. Geral: John A. Fossa – Natal: SBHMat, 2002. [2] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. [3] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática: ensino de primeira a quarta série. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. [4] BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002. [5] CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa, Editora Gradiva, 1998. [6] CHIUMMO, A. O conceito de áreas de figuras planas: capacitação para professores do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998. [7] GRAVINA, M. A. Geometria dinâmica uma nova abordagem para o aprendizado da geometria. In: Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte, nov. de 1996. p. 1-13. [8] LIMA, Elon Lages. Medida e Forma em Geometria. Comprimentos, Área, Volume e Semelhança. Coleção do Professor de Matemática, 4a. Edição. Rio de Janeiro: SBM, 2011. [9] LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. Volume 2, Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 1998. [10] LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando Geometria; tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual Editora, 1996. [11] OCHI, F. H; et al. O uso de quadriculados no ensino da Geometria. 1ª ed. Coleção Matemática Ensino Fundamental, v. 1. São Paulo: CAEM-IME-USP, 2008. [12] REZENDE, E. Q. F.; QUEIROZ, M. L. B. Geometria euclidiana plana e construções geométricas. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008. [13] SOUZA, E. R. S; et al. A matemática das sete peças do Tangram. 1ª ed. Coleção Matemática Ensino Fundamental, v. 7. São Paulo: CAEM-IME-USP, 2008. [14] TINOCO, L. Geometria Euclidiana por Meio da Resolução de Problemas. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, IM/UFRJ, 1999. [15] WALLE, J. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009. |
||||
Carga Horária: |
40 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Ana Paula Jahn |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |