Atividade

93951 - Tópicos de Grandezas e Medidas: Perímetro, Área e Volume na Matemática Escolar (ENC 19)

Período da turma: 13/01/2020 a 17/01/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: O curso tem como objetivo promover a discussão sobre os processos de ensino e de aprendizagem de temas de Matemática, com ênfase em tópicos do campo das Grandezas e Medidas, abordando principalmente os conceitos de perímetro, área e volume e suas interrelações, os quais fazem parte do currículo da Educação Básica.
Tópicos que serão abordados:
Diferenciar a ideia de contorno da noção de superfície;
Trabalhar com polígonos equidecomponíveis (que podem ser decompostos em uma mesma coleção de polígonos menores) via abordagens lúdicas, intuitivas e dedutivas;
Explorar o cálculo de áreas de polígonos simples usando procedimentos não-convencionais, como o Teorema de Pick;
Deduzir área de polígonos regulares;
Abordar os conceitos de poliedro, planificação, volume e poliedros equivalentes;
Determinar o volume de sólidos geométricos com base no Princípio de Cavalieri;
Investigar propriedades por meio de construções geométricas com uso de tecnologia, em particular, o software Geogebra;
Discutir abordagens e recursos metodológicos, tais como resolução de problemas, jogos, história da Matemática e atividades investigativas, pensando no ensino de Geometria com protagonismo dos alunos dos diversos contextos escolares.

XI. Bibliografia de referência:

[1] BELLEMAIN, P.M.B. & LIMA P. Um estudo da noção de grandeza e implicações no Ensino Fundamental. Ed. Geral: John A. Fossa – Natal: SBHMat, 2002.
[2] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
[3] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática: ensino de primeira a quarta série. 3. ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.
[4] BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
[5] CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa, Editora Gradiva, 1998.
[6] CHIUMMO, A. O conceito de áreas de figuras planas: capacitação para professores do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.
[7] GRAVINA, M. A. Geometria dinâmica uma nova abordagem para o aprendizado da geometria. In: Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Belo Horizonte, nov. de 1996. p. 1-13.
[8] LIMA, Elon Lages. Medida e Forma em Geometria. Comprimentos, Área, Volume e Semelhança. Coleção do Professor de Matemática, 4a. Edição. Rio de Janeiro: SBM, 2011.
[9] LIMA, E. L.; CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E.; MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio. Volume 2, Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 1998.
[10] LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. Aprendendo e ensinando Geometria; tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual Editora, 1996.
[11] OCHI, F. H; et al. O uso de quadriculados no ensino da Geometria. 1ª ed. Coleção Matemática Ensino Fundamental, v. 1. São Paulo: CAEM-IME-USP, 2008.
[12] REZENDE, E. Q. F.; QUEIROZ, M. L. B. Geometria euclidiana plana e construções geométricas. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
[13] SOUZA, E. R. S; et al. A matemática das sete peças do Tangram. 1ª ed. Coleção Matemática Ensino Fundamental, v. 7. São Paulo: CAEM-IME-USP, 2008.
[14] TINOCO, L. Geometria Euclidiana por Meio da Resolução de Problemas. Rio de Janeiro: Projeto Fundão, IM/UFRJ, 1999.
[15] WALLE, J. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. 6ª ed. Porto alegre: Artmed, 2009.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Ana Paula Jahn


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP