Atividade

93858 - Povos indígenas no Brasil contemporâneo e temática indígena em sala de aula

Período da turma: 18/01/2020 a 08/02/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivo:
Este curso pretende oferecer subsídios para o ensino de cultura indígena nas redes pública e privada de ensino básico em território nacional, cf. a Lei 11.645 /08. A apresentação e discussão sobre a temática indígena também se justifica frente à rica diversidade atual de povos, línguas e modos de existência presentes em território brasileiro. Os conhecimentos, modos de fazer-existir, filosofias e cosmologias ameríndias tem uma potencialidade expressiva na eliminação de preconceitos e na construção de um espaço público mais democrático e aberto às diferenças. Este curso tem como objetivo uma apresentação e discussão introdutória sobre o panorama atual dos povos indígenas em território brasileiro. A ideia é demonstrar a atual diversidade de povos, línguas e modos de existência dos índios no Brasil, de modo a deslocar e desconstruir ideias correntes no senso comum que constroem uma imagem do indígena como homogênea e congelada no passado. O curso passará pela apresentação de dados históricos, geográficos e demográficos do panorama atual da população indígena no Brasil, assim como introdução à características sociológicas e culturais destes povos, e a aspectos centrais do pensamento e das filosofias indígenas. Na parte final do curso serão discutidas formas de trabalho e possibilidades didáticas de se trabalhar com esta temática em sala de aula.

Programa

Aula 01 - Introdução: Povos indígenas no Brasil contemporâneo – configuração atual e direitos em disputa.

Tendo como base o banco de dados do site Povos Indígenas do Brasil (ISA), os artigos 231 e 232 da Constituição Federal e a Convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), serão apresentadas aos alunos informações e dados sobre a diversidade cultural, linguística e a distribuição atual dos povos indígenas em território nacional. Serão discutidas também, a partir da legislação vigente e de materiais audiovisuais, questões referentes aos direitos estabelecidos dos povos indígenas e sua luta contemporânea pela garantia destes direitos.

Bibliografia básica:
CUNHA, Manuela Carneiro da. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. Editora Companhia das Letras, 2013.
Povos Indígenas do Brasil – ISA: https://pib.socioambiental.org

Aula 02 – Culturas indígenas : Modos de existência e transformação

A partir das reflexões de Ailton Krenak e Eduardo Viveiros de Castro, o objetivo deste encontro é discutir a história da relação dos povos indígenas com a sociedade brasileira, e apresentar algumas características da socialidade e dos sistemas de pensamento de alguns povos indígenas que se encontram atualmente em nosso território. A questão central é pensar sobre o que podemos aprender com os povos indígenas e como.
Bibliografia básica:
KRENAK, Ailton. “O eterno retorno do encontro”. A outra margem do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, p. 23-31, 1999.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. "No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é." Povos indígenas no Brasil (2001 2005) (2006): 41-49. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_todo_mundo_%C3%A9_%C3%ADndio.pdf


Aula 03 – A desconstrução do “índio genérico”: Possibilidades didáticas e a temática indígena em sala de aula

A partir das discussões anteriores, este encontro tem como objetivo apresentar locais de acesso a fontes consistentes sobre sociedades indígenas no Brasil (bibiografia, internet, audiovisual, etc) que podem ser usadas em sala de aula; a extensa produção bibliográfica de pensadores e professores indígenas para o ensino básico. Também serão discutidas estratégias didáticas para se trabalhar com a temática indígena em sala de aula de modo romper com o senso comum, que tende a pensar os povos indígenas como não diversos e presos ao passado.

Bibliografia básica:
MUNDURUKU, Daniel. Coisas de índio: um guia de pesquisa. Callis Editora Ltd, 2000.
SILVA, Aracy Lopes da, Luís Donisete Benzi Grupioni, and Ana Vera Lopes da Silva Macedo. A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1o. e 2o. graus. Mec, 1995.
Povos Indígenas do Brasil – ISA: https://pib.socioambiental.org

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Emerson de Oliveira Souza
Fabiano André Atenas Azola


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP