93830 - Literatura juvenil: adolescência e práticas leitoras |
Período da turma: | 07/11/2019 a 05/12/2019
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Descrição: | Literatura Juvenil: adolescência e práticas leitoras
Objetivo geral Atualizar professores de Ensino Fundamental e estudantes de graduação e pós graduação em Letras e Pedagogia no que se refere aos estudos sobre a etapa da chamada “adolescência” com vistas à atualização em atividades com a literatura para jovens visando ao desenvolvimento de atividades por meio da leitura do texto literário nos seus vários gêneros e utilizando-se dos vários suportes que as novas tecnologias oferecem. Objetivos específicos a-) ampliar a competência docente no que se refere à aquisição de recursos, estratégias e critérios de avaliação para o trabalho com a literatura para jovens, investigando a gênese e as transformações desse tipo de texto no Brasil; b-) ampliar a competência docente no que se refere à aquisição de recursos e estratégias para a atividade docente em ensino fundamental para o trabalho com a cultura múltipla do povo brasileiro representada nesse tipo de texto; c-) capacitar os professores do ensino fundamental para incentivar nos seus alunos o hábito de leitura do texto literário, por meio de atividades oriundas da leitura de textos desse gênero; d-) promover, por meio da formação continuada de educadores, a melhoria constante da qualidade do ensino oferecido para a sociedade; e-) promover a integração da pesquisa desenvolvida no âmbito da Universidade de São Paulo com a população de sua área de influência; f-) incentivar alunos de graduação e pós-graduação da área de Letras e Pedagogia a se envolverem em atividades de ensino, a fim de que sejam colocadas em prática as pesquisas por eles desenvolvidas junto aos orientadores. Produto esperado Ao final do curso espera-se a ampliação da competência dos professores para o trabalho com a leitura da literatura para crianças e jovens, desde os critérios para a escolha de um livro para uma determinada fase de formação do leitor, bem como no planejamento de atividades de leitura literária e seus processos de avaliação. DA JUSTIFICATIVA DO PROJETO O presente projeto para realização de curso de atualização para professores do Ensino Fundamental e alunos de graduação e pós graduação das áreas de Letras e Pedagogia nasce da necessidade de o ensino brasileiro, principalmente o de nível fundamental, adequar-se às exigências da base nacional Comum Curricular, oriunda da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de cujos princípios e fins podem ser destacados: Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: (...) II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; (...) VII - valorização do profissional da educação escolar; (...) IX - garantia de padrão de qualidade; X - valorização da experiência extraescolar; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Só se pode conceber um ensino em tais modelos a partir da garantia da qualidade desse processo, se houver responsabilidade na formação continuada dos profissionais da educação e na qualidade dos materiais didático-pedagógicos utilizados e desenvolvidos para esta finalidade. É com base na urgência dessa formação de docentes para o trabalho com as novas tecnologias e com a pluralidade cultural do povo brasileiro que este projeto se constrói, pretendendo dar oportunidade a professores, profissionais da educação e estudantes de terem acesso, não somente a uma quantidade de materiais de apoio à sua atividade em sala de aula, mas de maneira a garantir a continuidade da sua formação docente, contribuindo para a construção de uma sala de aula mais justa e igualitária, e promovendo a construção de um saber que contemple a diversidade cultural do povo brasileiro. Assim, o presente projeto procura, por meio da atualização dos professores de ensino fundamental para o trabalho com a literatura juvenil, oferecer subsídios para produções em outras mídias e para o convívio e interação com os elementos culturais e com as tecnologias emergentes, que têm promovido profundas mudanças no mercado editorial, pois acredita-se que o texto literário seja um grande meio de divulgação da cultura e da formação da identidade cultural de uma nação. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Panorama Histórico da leitura e da literatura para crianças e jovens. Literatura juvenil na escola e a formação de leitores literários. Temas da literatura infantil e juvenil na contemporaneidade. Literatura para crianças e jovens: Base nacional Comum Curricular. Muito mais que livros: suportes e linguagens. A avaliação da leitura literária. DA CARGA-HORÁRIA E METODOLOGIA O presente curso é concebido como um Curso de Atualização para formação continuada de educadores, com carga-horária total de 20 (vinte) horas, compreendendo as atividades de pesquisa. O curso será desenvolvido da seguinte maneira: Atividades presenciais: aulas semanais, às quintas feiras, das 14h às 17h; Atividades de pesquisa: Cada encontro oferecerá temáticas para pesquisas de aprofundamento no assunto, obedecendo ao cronograma de realização do curso, que poderão somar até 10 (dez) hora; Avaliação A avaliação do aproveitamento de será realizada por meio da entrega de trabalho teórico-prático, já computado no total de horas de pesquisa. BIBLIOGRAFIA GERAL DE APOIO TEÓRICO AGUIAR, Vera Teixeira de & CECCANTINI, João Luís. (Orgs.). Teclas e dígitos: leitura, literatura & mercado. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. _____ Poesia infantil e juvenil brasileira. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. AGUIAR, Vera e Martha, Alice Áurea penteado (Orgs.) Conto e reconto: das fontes à invenção. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. ANDRUETTO, María Tereza. Por uma literatura sem adjetivos. Trad. Carmem Cacciacatto. São Paulo: Pulo do Gato, 2012. _____. A leitura, outra revolução. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017. BALESTRINI, Mara. El traspasso de la tiza al celular: Celumetrajes em el proyecto Facebook para pensar com imágenes y narrativas transmedia. In: El proyecto Facebook y la Psuniversidad. Sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje. Buenos Aires. Ariel/Fundación Telefônica, 2010, pp. 35-46. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. BURLAMAQUE, Fabiane Verardi e Rösing, Tânia Mariza Kuchenbecker (Org.). Literatura para crianças e jovens: por um novo pensamento crítico. Passo Fundo: Editora Universidade de Passo Fundo, 2013. CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. CARVALHO, Ana Carolina e BAROUKH, Josca Ailine. Oito mitos escolares sobre a leitura literária. São Paulo: Panda Books, 2018. CECCANTINI, João Luís & PEREIRA, Rony Farto (Organizadores). Narrativas juvenis: outros modos de ler. São Paulo: Editora UNESP; Assis, SP: ANEP, 2008. CHARTIER, Roger. A ordem dos livros – leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora da UnB, 1998. _____ A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Editora da Unesp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999. COELHO, Nelly Novaes. Panorama Histórico da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Amarilys, 2010. COUTINHO, Luciana Gageiro. Adolescência e errância: destinos do laço social no contemporâneo. Rio de Janeiro: Nau: FAPERJ, 2009. CUNHA, Maria Zilda da. Na tessitura dos signos contemporâneos: novos olhares para a literatura infantil e juvenil. São Paulo: Paulinas, 2010. FIGUEIREDO, Eurídice (Org.). Conceitos de Literatura e Cultura. 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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Jose Nicolau Gregorin Filho Maria Zilda da Cunha |
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