93369 - Determinantes e condicionantes da vida das crianças de 0 a 3 anos que podem impactar no desenvolvimento infantil V |
Data da turma: | 24/03/2020
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Descrição: | CURSO DE DIFUSÃO
A CONSTRUÇÃO DA PARENTALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA APRESENTAÇÃO: Com curta e média duração, os cursos de difusão são ideais para quem quer rever sua prática profissional. Têm foco na aplicação prática e no desenvolvimento de habilidades para atuação no dia a dia. São também boas oportunidades para compartilhar conhecimento, trocar experiências com quem está atuando no mercado e fomentar o networking. A atuação em programas voltados para a primeira infância representa uma importante área no Brasil e no mundo todo. e inclui a identificação de necessidades das famílias relacionadas à parentalidade, o projeto terapêutico de cuidado e o monitoramento de crianças, pais e suas famílias, concomitantemente com trabalho da equipe intersetorial, em um território concreto. Pensando nesta atuação, o Curso de Difusão A CONSTRUÇÃO DA PARENTALIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA propõe uma introdução à área, de maneira a possibilitar a compreensão da primeiríssima infância (período que vai da gestação aos 3 anos) como um período crucial para o desenvolvimento infantil e para a diminuição das iniquidades sociais e em saúde. Assim, prover apoio aos pais e a família para o desenvolvimento de uma parentalidade positiva é uma tarefa primordial e um grande desafio para os profissionais da saúde. OBJETIVO: O objetivo deste curso é instrumentalizar para o cuidado à primeira infância, no que tange ao fortalecimento da parentalidade positiva, a partir da apresentação das bases teórico conceituais do programa “JOVENS MÃES CUIDADORAS”. CONTEÚDO: • Determinantes e condicionantes da vida das crianças de 0 a 3 anos que podem impactar no seu desenvolvimento infantil; • Referenciais teórico e metodológicos para promover a parentalidade positiva; • Tecnologias de cuidado que contribuam para a efetivação de boas práticas parentais, encaminhando para a construção de vínculos afetivos e práticas de cuidado responsivo. BIBLIOGRAFIA: 1- Shonkoff JP, Levitt P. Neuroscience and the Future of Early Childhood Policy: Moving from Why to What and How. Neuron. 2010;67:689-91. 2 - Shonkoff JP. Building a new biodevelopmental framework to guide the future of early childhood policy. Child Dev. 2010;81(1):357-67. 3 - Shonkoff JP. Protecting brains, not simply stimulating minds. Science. 2011;333(6045):982-84. 4- Kristof N. The way to beat the poverty. The New York Times. [Internet]. 2014. [Acesso 19 set 2016];SR1. Disponível em: http://www.nytimes.com/2014/09/14/opinion/sunday/nicholas-kristof-the-way-to-beat-poverty.html. 5- Pogarsky G, Thornberry TP, Lizotte AJ. Developmental outcomes for children of young mothers. Journal of Marriage & Family. 2006;68:332-334. 6 - Canavarro MC, Pedrosa AA. Gravidez e parentalidade na adolescência: perspectivas teóricas. Saúde reprodutiva, sexualidade e sociedade. 2012;2:34-55. 7 - Olds DL, Robinson J, Pettitt L, Luckey DW, Holmberg J, Ng RK, et al. Effects of home visits by paraprofessionals and by nurses: age 4 follow-up results of a randomized trial. Pediatrics. 2004;114(6):1560-8. 8 - Olds DL, Sadler L, Kitzman HJ. Programs for parents of infants and toddlers: recent evidence from randomized trials. Child Psychol Psychiatry. 2007;48(3-4):355-91. 9 - Eckenrode J, Campa M, Luckey DW, Henderson CR Jr, Cole R, Kitzman H, Anson E, et al. Long-term effects of prenatal and infancy nurse home visitation on the life course of youths: 19-year follow-up of a randomized trial. Arch PediatrAdolesc Med. 2010;164(1):9-15 10 - Slade A, Sadler L, Dios-Kenn CD, Webb D, Currier-Ezepchick J, Mayes L. Minding the Baby: A Reflective Parenting Program. Psychoanal Study Child. 2005;60:74-100. 11 - Bandura, A. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, 1977;84(2):191-215. 12 - Bronfenbrenner U, Morris, PA. The ecology of developmental processes. In: Damon W, Lerner, RM et al. Handbook of child psychology: Theoretical models of human development. 1998; (1):993-1028. 13 - Ainsworth MS, Bowlby, J. An ethological approach to personality development. American psychologist. 1991; 46(4): 333. 14 - Chiesa AM, Mello DF, Fracolli LA, Veríssimo MDO. Ações da equipe de saúde da família no fortalecimento dos cuidados familiares que promovem o desenvolvimento integral da criança pequena. In: Pluciennik GA, Lazzari MC, MF. (organizadoras). Fundamentos da família como promotora do desenvolvimento infantil: a parentalidade em foco. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. 2015;84-94. 15 - Heckman JJ, Masterov DV. The productivity argument for investing in young children. University of Chicago. [Internet]. 2004. [Acesso 25 set 2016]. Disponível em: http://jenni.uchicago.edu/human-inequality/papers/Heckman_ final_all_wp_2007-03-22c_jsb.pdf 16 - LOPES, MARIA DA SAUDADE DE OLIVEIRA CUSTÓDIO. Apoiar na parentalidade positiva: áreas de intervenção de enfermagem. Tese (Instituto de Ciências da Saúde), Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2012. 17 - PINHEIRO, DENISE GONÇALVES MOURA. Validação de conteúdo de um programa de visita domiciliar para a díade- mãe-criança. Tese (Doutorado Escola de Enfermagem), Universidade São Paulo, São Paulo, 2016. 18 – LINHARES, M.B.M., MELO D.F., CHIESA A.M., LERNER R., OLIVEIRA R.C. (redação). Visita domiciliar como estratégia de promoção do desenvolvimento e da parentalidade na primeira infância. Estudo n. 4. Comitê Científico do Núcleo Ciência pela infância – organizador. 1. ed. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal - FMCSV, 2018. São Paulo. (Série Estudos do Comitê Científico – NCPI; 4). |
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Carga Horária: |
5 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Lislaine Aparecida Fracolli |
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