Atividade

93122 - Liderança e Habilidades Sociais

Data da turma: 06/12/2019

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Descrição: Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 6:00 hs
Aulas Práticas ou de Campo: 2:00 hs
Seminários: 0 hs
Total Ministrado: 8:00 hs

Carga Horária Não Ministrada
Outros: 0 hs
Total não Ministrado: 0 hs
Detalhamento:

Programa completo com ementa e referência bibliográfica: *
Ementa: Histórico e conceitos de liderança. Teorias explicativas de liderança. Habilidades Sociais e Liderança. Inteligência Emocional. Autoconhecimento e autocontrole. Treinamento e Desenvolvimento de Líderes.

Tópicos incluem:
(a) Situar histórica e conceitualmente liderança;
(b) Identificar teorias explicativas de liderança;
(c) Identificar conceitos de habilidades sociais, inteligência emocional, autocontrole e autoconhecimento;
(d) Descrever habilidades sociais relacionadas ao comportamento de liderança;
(e) Reconhecer possibilidades de desenvolvimento de líderes, destacando a capacitação interpessoal;
(f) Identificar possibilidades de aplicação dos conceitos no contexto profissional;
(g) Vivenciar, por meio de exercícios práticos e demonstrações, algumas técnicas de autogestão.


Referências:
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Competência social e habilidades sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Habilidades Sociais e Competência Social para uma vida melhor. São Carlos: EDUFSCar, 2017.
FALCONI, V. O. Verdadeiro Poder: práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviços Ltda, 2009.
FRIEDMAN, S. D. Be a Better Leader, Have a Richer Life. Harvard Business Review, April, 2008.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. 35ª ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda. 1995.
GOLEMAN, D. Leadership that Gets Results. Harvard Business Review, Mar-Apr, p. 78-90, 2000.
GOLEMAN, D. Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda, 2015.
GOLEMAN, D. What Makes a Leader? Harvard Business Review, Nov-Dec, p. 93-102, 1998.
GOLEMAN, D.; BOYATZIS, R. E.; MCKEE, A. Primal Leadership: The Hidden Driver of Great Performance. Harvard Business Review, Dec, p.42-51, 2001.
HALLOWELL, E. (January de 2005). Overloaded Circuits: Why Smart People Underperform. pp. 55 – 56. HERZBERG, F. One more time: how do you motivate employees? Harvard Business Review, v. 46, n.1, p. 53–62, 1968.
HITT, M. A.; MILLER, C. C.; COLELLA, A. Comportamento Organizacional. Tradução e revisão técnica Teresa Cristina Padilha de Souza. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
KOTTER, J. P. What Leaders Really Do. Harvard Business Review, May-June, 1990, p. 103-111.
MAYER, J. D.; SALOVEY, P.; CARUSO, D. R. Emotional Intelligence: New Ability or Eclectic Traits? American Psychologist, v. 63, no. 6, p. 503 – 517, 2008.
MORENO-JIMÉNEZ, B.; CAMACHO, A. A. ; Habilidades sociales para las nuevas organizaciones. Behavioral Psychology/Psicología Conductual, v. 22, n. 3, p. 587-604, 2014.
RENNER, T.; MORRISSEY, J.; MAE, L.; FELDMAN, R. S.; MAJORS, M. Psico. Tradução Marcelo de Abreu Almeida. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2012.
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. Tradução Rita de Cássia Gomes. 14ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
SCHWARTZ, T.; MCCARTHY, C. Manage Your Energy, Not Your Time. Harvard Business Review, October, 2007. TROWER, P. Adult Social Skills: State of the art and future directions. In: O’DONOHUE, W.; KRASNER, L. (Orgs). Handbook of psychological skills training: Clinical techniques and applications. New York: Allyn and Bacon. p.54-80. 1995.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 36
 
Ministrantes: Daniele Carolina Lopes
Mateus Cecilio Gerolamo
Rafael Giacomassi


 
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Créditos
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