Atividade

93025 - Conversas sobre Psicologia com adolescentes

Período da turma: 05/10/2019 a 30/11/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Estratégias didáticas: Todas as aulas serão construídas utilizando ferramentas digitais como suporte para reflexão e discussão dos temas propostos. Utilizaremos também recursos diversificados (jogos, vídeos, exposição oral) para facilitar a circulação da palavra e a transmissão de conteúdos e conceitos da Psicologia ao grupo de alunos e alunas.


Aula 1 (05/10/2019)
O que é Psicologia? O que se fala em Psicologia sobre ser adolescente?
- Como a adolescência é retratada em seriados na Netflix? Qual a relação da construção dessas personagens com a Psicologia?
- O que é Psicologia?
- Como a Psicologia se constituiu como ciência autônoma a partir do século XIX.
-O que se fala em Psicologia hoje sobre ser adolescente (Contribuições do campo da Psicologia do Desenvolvimento).

Aula 2( 19/10/2019)
Adolescência, ansiedade, pânico, depressão, oposição, irritação: sou normal?
- O que é ser normal? Estudo de caso: O Homem Aranha e outros heróis e heroínas da Marvel e DC.
-A relação entre (a) normalidade e saúde mental.
- Por que se associa adolescência com “ revolta”, “irritação”, depressão”, “ansiedade”?
- Os adolescentes de hoje são mais “deprimidos” e “ansiosos” que antigamente?
- Por que os adolescentes de hoje estão tomando mais “remédios”? Há saídas para esta situação?

Aula 3 (02/11)
Instagram, YouTube, Facebook, Whatsapp, Twitter… Redes Sociais, Adolescência e Psicologia.
- A importância das Redes Socias na vida do(a) adolescente.
- Construção da autoimagem via Redes Sociais.
-Amor e relacionamentos em tempos de aplicativos.
- Youtubers e influenciadores: liberdade e manipulação online.

Aula 4 (16/11/2019)
Adolescência, a escola, o trabalho: o que a Psicologia tem a ver com isso?
- A escola retratada por alguns filmes e músicas nos ensina algo sobre a importância e sentidos para o aprender.
- A escola prepara para a vida?
-O mundo do trabalho: qual o espaço para novas gerações (O que o Linkedin pode nos ensinar sobre isso?).
- Escolher uma profissão: o que está em jogo aqui?

Aula 5 ( 30/11/2019)
Protagonismo juvenil, liderança, transformação e criação: o psiquismo e a política.
- O que a ocupação de escolas por estudantes secundaristas nos últimos anos pode nos ensinar sobre psicologia e política? Por que ocupar/desfrutar de espaços públicos?
-O que é “psiquismo”?
-O psiquismo é político?
- Crítica X Alienação na adolescência
- Psicologia, ética e cidadania.


Referências Bibliográficas e digitais
ALMEIDA, C. A uberização do trabalho no século XXI. Disponível em: https://epoca.globo.com/tecnologia/noticia/2018/05/uberizacao-do-trabalho-no-seculo-xxi.html . Acesso em 28 de ago.2019.
BARROS, A. Quem vê perfil não vê coração. São Paulo: Pulsional, 2018.
CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
CELESTE. Matt Makes Game. 2019. Jogo Eletrônico.
ESPERO TUA REVOLTA. Direção: Elisa Capai, Brasil: Globo Filmes, 2019.
HOMEM-ARANHA no Aranhaverso. Direção: Bob Persichetti, EUA: Sony Pictures, 2019.
TECMUNDO. As 13 séries de adolescentes mais famosas da Netflix. 27/08/2019. Disponível em:< https://www.tecmundo.com.br/internet/133612-13-series-adolescentes-famosas-netflix.htm>. Acesso em 25 de ago de 2019.
TELES, M. O que é Psicologia? São Paulo: Brasiliense, 2000.
SEA OF SOLITUD.Eletronic Arts.2019. Jogo Eletrônico.
SRBEK, W. Super-heróis: um fenômeno dos quadrinhos (Por Dentro da Cultura Pop). São Paulo: Balão Editorial, 2017.
YOUTUBE. “Psicologia do Desenvolvimento- Aula 18- Adolescência: Concepções Teóricas”. Vídeo Online.YouTube, 18 maio 2015.Web. Disponível em: Acesso em https://www.youtube.com/watch?v=IKZeE2mogLQ. Acesso em 28 de ago de 2019.

Carga Horária:

7 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Katia Cristina Silva Forli Bautheney


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP