93025 - Conversas sobre Psicologia com adolescentes |
Período da turma: | 05/10/2019 a 30/11/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Estratégias didáticas: Todas as aulas serão construídas utilizando ferramentas digitais como suporte para reflexão e discussão dos temas propostos. Utilizaremos também recursos diversificados (jogos, vídeos, exposição oral) para facilitar a circulação da palavra e a transmissão de conteúdos e conceitos da Psicologia ao grupo de alunos e alunas.
Aula 1 (05/10/2019) O que é Psicologia? O que se fala em Psicologia sobre ser adolescente? - Como a adolescência é retratada em seriados na Netflix? Qual a relação da construção dessas personagens com a Psicologia? - O que é Psicologia? - Como a Psicologia se constituiu como ciência autônoma a partir do século XIX. -O que se fala em Psicologia hoje sobre ser adolescente (Contribuições do campo da Psicologia do Desenvolvimento). Aula 2( 19/10/2019) Adolescência, ansiedade, pânico, depressão, oposição, irritação: sou normal? - O que é ser normal? Estudo de caso: O Homem Aranha e outros heróis e heroínas da Marvel e DC. -A relação entre (a) normalidade e saúde mental. - Por que se associa adolescência com “ revolta”, “irritação”, depressão”, “ansiedade”? - Os adolescentes de hoje são mais “deprimidos” e “ansiosos” que antigamente? - Por que os adolescentes de hoje estão tomando mais “remédios”? Há saídas para esta situação? Aula 3 (02/11) Instagram, YouTube, Facebook, Whatsapp, Twitter… Redes Sociais, Adolescência e Psicologia. - A importância das Redes Socias na vida do(a) adolescente. - Construção da autoimagem via Redes Sociais. -Amor e relacionamentos em tempos de aplicativos. - Youtubers e influenciadores: liberdade e manipulação online. Aula 4 (16/11/2019) Adolescência, a escola, o trabalho: o que a Psicologia tem a ver com isso? - A escola retratada por alguns filmes e músicas nos ensina algo sobre a importância e sentidos para o aprender. - A escola prepara para a vida? -O mundo do trabalho: qual o espaço para novas gerações (O que o Linkedin pode nos ensinar sobre isso?). - Escolher uma profissão: o que está em jogo aqui? Aula 5 ( 30/11/2019) Protagonismo juvenil, liderança, transformação e criação: o psiquismo e a política. - O que a ocupação de escolas por estudantes secundaristas nos últimos anos pode nos ensinar sobre psicologia e política? Por que ocupar/desfrutar de espaços públicos? -O que é “psiquismo”? -O psiquismo é político? - Crítica X Alienação na adolescência - Psicologia, ética e cidadania. Referências Bibliográficas e digitais ALMEIDA, C. A uberização do trabalho no século XXI. Disponível em: https://epoca.globo.com/tecnologia/noticia/2018/05/uberizacao-do-trabalho-no-seculo-xxi.html . Acesso em 28 de ago.2019. BARROS, A. Quem vê perfil não vê coração. São Paulo: Pulsional, 2018. CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. CELESTE. Matt Makes Game. 2019. Jogo Eletrônico. ESPERO TUA REVOLTA. Direção: Elisa Capai, Brasil: Globo Filmes, 2019. HOMEM-ARANHA no Aranhaverso. Direção: Bob Persichetti, EUA: Sony Pictures, 2019. TECMUNDO. As 13 séries de adolescentes mais famosas da Netflix. 27/08/2019. Disponível em:< https://www.tecmundo.com.br/internet/133612-13-series-adolescentes-famosas-netflix.htm>. Acesso em 25 de ago de 2019. TELES, M. O que é Psicologia? São Paulo: Brasiliense, 2000. SEA OF SOLITUD.Eletronic Arts.2019. Jogo Eletrônico. SRBEK, W. Super-heróis: um fenômeno dos quadrinhos (Por Dentro da Cultura Pop). São Paulo: Balão Editorial, 2017. YOUTUBE. “Psicologia do Desenvolvimento- Aula 18- Adolescência: Concepções Teóricas”. Vídeo Online.YouTube, 18 maio 2015.Web. Disponível em: Acesso em https://www.youtube.com/watch?v=IKZeE2mogLQ. Acesso em 28 de ago de 2019. |
||||
Carga Horária: |
7 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Katia Cristina Silva Forli Bautheney |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |