92784 - VIII Curso de Verão em Zoologia - edição 2020 |
Período da turma: | 20/01/2020 a 31/01/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | O curso pretende promover uma discussão de conceitos fundamentais necessários para uma boa formação em Zoologia, bem como proporcionar uma vivência no dia-a-dia da pesquisa do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências - USP. Cinquenta alunos serão selecionados para participar de duas semanas de Curso, de 20 de Janeiro a 31 de Janeiro de 2020, sendo o curso ministrado através aulas teórico-práticas e workshops sobre assuntos teóricos gerais em Zoologia, técnicas de estudo e pesquisa em Zoologia e grupos taxonômicos específicos.
1. Palestras de abertura do curso Serão convidados docentes do Departamento de Zoologia para realização de palestras de abertura do VIII Curso de Verão em Zoologia. Nestas palestras será apresentado ao aluno o estado da arte da zoologia no Brasil, bem como um sucinto histórico desta ciência no decorrer da história brasileira. Desta forma, o aluno poderá compreender como alguns grupos de animais receberam maior enfoque científico do que outros, bem como compreender a evolução do sistema taxonômico no Brasil. Além disso, um professor convidado apresentará aos alunos um breve histórico do curso de Pós-graduação em Zoologia do IB-USP. Serrão também ministradas, por pós-graduandos, uma aula sobre Filosofia da Ciência e outra sobre Metodologia do Trabalho Científico. Por fim, os alunos da Pós-graduação apresentarão o Curso de Verão em Zoologia, fazendo uma introdução aos assuntos que serão tratados e como o curso será organizado. 2. Aulas teórico-práticas Ao longo da primeira semana do curso, os alunos terão aulas sobre assuntos teóricos gerais da Zoologia. Essas aulas serão dadas pelos alunos da pós-graduação. Serão abordados assuntos como Processos Evolutivos, Sistemática, Taxonomia, Homologia, Ontogenia, Comportamento Animal, Paleontologia, Biogeografia, entre outros. Será reservada uma aula para discutir qual o papel do zoólogo na sociedade, aula fundamental para discutir o papel dessa profissão no Brasil. No último dia da primeira semana, os alunos visitarão os laboratórios do Departamento de Zoologia para entrarem em contato com as linhas de pesquisa desenvolvidas no Instituto de Biociências. Para fechar a primeira semana, os alunos terão uma aula teórico-prática sobre Metazoa para sumarizar as teorias desenvolvidas durante a semana, com foco nos grupos animais. 3. Visita aos laboratórios participantes Os alunos, organizados de acordo com um cronograma, visitarão alguns Laboratórios do Departamento de Zoologia, a fim de conhecer melhor as diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas. Os laboratórios serão apresentados por alunos da Pós-graduação ou por Professores. Os Laboratórios participantes dos cursos anteriores e que serão novamente convidados a participarem e seus respectivos professores responsáveis são: CHOICES - Culture and Historicity In Out of School Innovations for Communication and Education in Science Prof. Dra Alessandra Fernandes Bizerra Laboratório de Anfíbios Prof. Dr. Taran Grant Laboratório de Biologia e Evolução de Cefalópodes Prof. Dr. José Amoroso Rodriquez Marian Laboratório de Cultivo e Estudos de Cnidaria Prof. Dr. André Carrara Morandini Laboratório de Ecologia Sensorial e Comportamento de Artrópodes - LESCA Prof. Dr. Rodrigo Hirata Willemart Laboratório de Evolução de Protistas - LEP Prof. Dr. Daniel José Galafasse Lahr Laboratório de Helmintologia Evolutiva Prof. Dr. Fernando Portella de Luna Marques Laboratório de Herpetologia Prof. Miguel Trefaut Rodrigues Laboratório de Herpetologia, Museu de Zoologia da USP Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher Laboratório de Ictiologia Profa. Dra. Mônica de Toledo-Piza Ragazzo Laboratório de Paleontologia, Museu de Zoologia da USP Prof. Dr. Hussam El Dine Zaher Laboratório de Sistemática e Biogeografia de Diptera Prof. Dr. Silvio Shigueo Nihei Laboratório de Sistemática Molecular Prof. Dr. Fernando Portella de Luna Marques Seção de Aves, Museu de Zoologia da USP Prof. Dr. Luís Fábio Silveira 4. Workshops A segunda semana do curso será dividida em workshops que serão ministrados pelos pós-graduandos do Departamento de Zoologia. Todos os cinquenta alunos selecionados participarão destes workshops. Os workshops apresentarão temas diversos da zoologia e estarão divididos em três grupos: Teóricos, Técnicas e Grupos. Alguns dos assuntos que serão abordados em cada grupo de workshop são: a) Teóricos: Sistemática, Biogeografia, Comportamento Animal. b) Técnicas: Coleta e curadoria, histologia, molecular, estatística, etc. c) Grupos: Invertebrados não Panarthropoda. Panarthropoda e Cordados. Como as aulas do Curso serão teórico-práticas, serão utilizadas as coleções didáticas do Departamento de Zoologia para que os alunos possam observar os exemplos citados em aula, principalmente no que se refere a comparações morfológicas. Os workshops terão sua organização feita por grupos de alunos da Pós-graduação, que, por sua vez, serão coordenados por uma subcomissão de módulos. Fica a critério de cada workshop convidar, ou não, algum aluno externo à Comissão Organizadora. BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, E. A. B.; CARVALHO, C. J. B. (eds). 2011. Biogeografia da América do Sul: padrões & processos. São Paulo, Roca. 320p. Escrito por 26 autores o livro trata de forma completa e direta tudo o que existe de atual sobre a história e os conceitos da Biogeografia. Apresenta todas as proposições de mudanças metodológicas e a consolidação de conceitos, baseado em conceitos conhecidos e muito estudados, amplo e atual. AMORIM, D.S. 1997. Elementos básicos de sistemática filogenética (2a edição revista e ampliada). São Paulo, Holos Editora e Sociedade Brasileira de Entomologia. 276p.Trata-se do único livro em português que aborda de modo amplo os aspectos teóricos e práticos da análise filogenética. AZEVEDO, N. M.; ABIB, M. L. V. S. Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em ciências. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 55, 2013. O artigo traz uma reflexão sobre a contribuição de um processo formativo de professores baseado em na metodologia da pesquisa-ação para a construção do saber docente de ciências. CARVALHO, A. M. P.(Org.). Ensino de Ciências por Investigação. 1. ed. São Paulo: CengageLlearning, 2013. v. 1. 151p. Livro traz reflexões sobre aspectos do ensino-aprendizagem de ciências por investigação, procurando fortalecer a prática e o conhecimento teórico de professores de ciências. O livro aborda resultados de pesquisas científicas da área e dados extraídos do cotidiano escolar. CARVALHO, L. M. O.; CARVALHO, W. L. P. Formação de Professores e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 2012. 399p. Livro reuni uma série de estudos científicos de mestrado e doutorado que trazem reflexões e interpretações sobre a prática de professores pesquisadores sobre a interface entre a formação de professores e as questões sociocientíficas. Os aportes teóricos que orientam todas as pesquisas apresentadas são: Paulo Freire, Pierre Bourdieu, Theodor Adorno e Jürgen Habermas. DELIZOICOY, D.; ANGOTTI, J. A. B. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1991. Livro apresenta o objetivo de discutir uma proposta de renovação do ensino de ciências, apresentando aspectos teóricos e práticos da formação de professores. Nessa publicação são abordados os seguintes assuntos: natureza da investigação científica, bases das ciências destinadas à aprendizagem, abordagem metodológica do ensino, entre outros aspectos. HICKMAN Jr.; C. L.; ROBERTS, L. S.; KEEN, S. L.; EISENHOUR, D. J.; LARSON, A.; L’ANSON, H. 2003. |
||||
Carga Horária: |
80 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 55 | ||||
Ministrantes: |
Alessandra Fernandes Bizerra Alvaro Doria dos Santos Caio Isola D'Allevo do Amaral Gomes David dos Santos Soares Elias da Costa Araujo Junior Francisco Eriberto de Lima Nascimento Gabriel Pimenta Murayama Georgette Paola Ancajima Alcalde Giulia Magri Ribeiro João Marcos Pereira Julio do Monte Gonzalez de Segovia Karla Diamantina de Araujo Soares Letícia Chiara Baldassio de Paula Letizia Janaína Migliore Maria Catarina de Alencar Marilia Pessoa Silva Natália Ranauro Amaral Nathalia Ximenes Gonçalves Rafael Silva do Nascimento Renan Santana Pacheco Rodolfo Otávio dos Santos Tarik Godoy Dangl Plaza Thiago Tadeu Silva Polizei |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |