Atividade

92781 - Estudos de gênero e museus

Período da turma: 25/11/2019 a 27/11/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Estudos de gênero e museus

Ministrante: Dr.ª Mariana M. O. Sombrio
Responsável:Prof. Dr. Camilo de Mello Vasconcellos

Objetivos: Refletir sobre as formas como os estudos de gênero e sexualidade se relacionam com o campo da museologia.Discutir relações de gênero em espaços e narrativas museais, nos processos de colecionismo, em exposições diversas, na história dos museus e das ciências.Entrar em contato com a produção bibliográfica e com os debates recentes sobre esse tema. Esse é um campo ainda pouco explorado e, por essa razão, a proposta do curso é conhecer mais sobre as possibilidades de estudos e pesquisas que associam questões de gênero, colecionismo e história dos museus.

Justificativa: O debate sobre questões de gênero em projetos museológicos começou a aparecer com maior ênfase a partir da década de 1980, levantando questões sobre a (in)visibilidade e ausência de mulheres no nosso passado construído, nos museus e em suas representações. A proposta das teorias feministas em suas intersecções com a museologia é proporcionar transformações em discursos consolidados, sejam registros historiográficos ou exposições museológicas, não apenas sobre ou para mulheres, mas contribuindo com uma nova forma de explicar o mundo a partir da inclusão de experiências, pontos de vista e grupos diversos. Nesse desenvolvimento teórico, o pensamento feminista fez coro com outras questões e minorias abordando também teorias pós-coloniais, análises multiculturais, incorporando os debates sobre questões de classe, raça, sexualidade e etnia. A rejeição das teorias feministas e dos estudos de gênero às dualidades e hierarquias tradicionais pode abrir os museus a novas possibilidades de exposições, novos trabalhos com as coleções, novas práticas e programas de inclusão nesses espaços.

Público-alvo: Estudantes de graduação e pós-graduação da área de humanidades, professores de ensino médio e fundamental, museólogos, historiadores,pesquisadores interessados em estudos de gênero, museus e colecionismo.
Número de vagas: 35
Data: Entre 25 e 27 de novembro de 2019, das 14h às 18h.
Carga horária: 12h

Bibliografia:
Carvalho, Vânia Carneiro. Cultura material, espaço doméstico e musealização. Varia História, Belo Horizonte, vol. 27, n. 46, pp.443-469, jul/dez 2011.
Corrêa, Mariza. Antropólogas e Antropologia. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2003.
Haraway, Donna. Teddy BearPatriarchy - Taxidermy in the Garden ofEden, New York City. 1908-1936; In: PrimateVisions: Gender, RaceandNature in the world ofModern Science, New York; London: Routledge, c1989.
Hein, Hilde. MuseumsandPublicArt: A Feminist Vision. Harvard Bookstore, 2014.
Levin, Amy K (editor). Gender, sexualityandMuseums: a Routledgereader.Milton Park, Abingdon, Oxon; New York, NY: Routledge, 2010.
Lopes, Maria Margaret. Proeminência na mídia, reputação em ciências: a construção de uma feminista paradigmática e cientista normal no Museu Nacional do Rio de Janeiro. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, vol.15, suppl.0, Rio de Janeiro, 2008b.
Lopes, Maria Margaret. Gender, CollectingPractices, Museums. HoST - JournalofHistoryof Science and Technology, v. 10, pp. 1-9, 2016.
Oliveira, Ana Cristina Audebert. Colecionismo a partir da perspectiva de gênero. Museologia e Interdisciplinaridade vol.7, n. 13, 2018.
Rechena, Aida. Sociomuseologia e Gênero: Imagens da Mulher em Exposições de Museus Portugueses. Tese de Doutorado, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2011), Lisboa;
Schiebinger, Londa. O feminismo mudou a ciência? Cap. 7 – Primatologia, Arqueologia e Origens Humanas, pp. 241-270. Bauru-SP: EDUSC, 2001.
Simioni, Ana Paula; Lima Junior, Carlos. Heroínas em batalha: figurações femininas em museus em tempos de centenário: Museu Paulista e Museu Histórico Nacional, 1922. Museologia e Interdisciplinaridade vol.7, n. 13, 2018.
Sombrio, Mariana. Em busca pelo campo: Ciências, coleções gênero e outras histórias sobre mulheres viajantes no Brasil em meados do século XX. Tese de Doutorado, DPCT (IG), Unicamp, Campinas, 2014.
Sorensen, Marie Louise. Archaeology, GenderandtheMuseum (1999).In:MakingEarly Histories in Museums, London: Leicester University Press.
Wichers, Camila. Museologia, feminismos e suas ondas de revolução. Museologia e Interdisciplinaridade vol.7, n. 13, 2018.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 35
 
Ministrantes: Mariana Moraes de Oliveira Sombrio


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP