92535 - Gestão do Conhecimento nas Polícias |
Período da turma: | 07/10/2019 a 11/10/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Dia da semana Período
Segunda-feira 10:20 às 12:35 Terça-feira 11:20 às 13:35 Quarta-feira 10:20 às 12:35 Quinta-feira 11:20 às 13:35 Sexta-feira 10:20 às 12:20 Carga Horária Ministrada Aulas Teóricas em Sala de Aula: 11:00h Aulas Práticas ou de Campo: 0h Seminários: 5:00h Total Ministrado: 16:00h Carga Horária Não Ministrada Atividades Supervisionadas: 6h Total não Ministrado: 11h Carga Horária Total da Disciplina: 27:00h Detalhamento: Ao longo dos últimos anos, os países da América vêm procurando aumentar a transparência das organizações públicas de maneira geral, inclusive das polícias, no sentido de garantir ao cidadão o direito de acesso à informação. Isso não se aplica apenas aos registros de crime, mas a todo conjunto de conhecimento formal produzido pelas organizações, ou seja, as políticas internas que regulam e orientam a conduta individual do policial de rua. Entretanto, alguns mecanismos têm sido desenvolvidos por algumas organizações policiais para dificultar e até mesmo impedir o acesso à informação. Nesse curso iremos explorar o processo de produção de conhecimento em instituições policiais e as regulações existentes tomando por base países como Brasil, Chile e Estados Unidos. O curso propõe valorizar o conhecimento dos profissionais participantes, criando um ambiente apropriado para desconstrução/construção de conhecimentos de forma conjunta. Nesse sentido, em alguns dias, as atividades práticas serão colocadas no início da aula, de forma que os participantes possam primeiro demonstrar o que sabem e depois ter contato com um novo conhecimento; em outros dias, essa ordem será invertida, principalmente quando a aula tratar de temas que ainda são pouco explorados. Ementa: AULA 1: As Instituições Policiais como Instituições de Conhecimento. AULA 2: Gestão do Conhecimento Institucional AULA 3: Uso da tecnologia e de metodologias de análise para melhorar a efetividade da polícia (Parte 1). AULA 4: Uso da tecnologia e de metodologias de análise para melhorar a efetividade da polícia (Parte 2). AULA 5: Gestão da Inteligência Policial Brown, Mary Maureen, and Jeffrey L. Brudney. "Learning organizations in the public sector? A study of police agencies employing information and technology to advance knowledge." Public administration review 63.1 (2003): 30-43. Collier, Paul M., John S. Edwards, and Duncan Shaw. "Communicating knowledge about police performance." International Journal of Productivity and Performance Management 53.5 (2004): 458-467. Donaire, Juan Antonio Carrillo. "Seguridad y calidad productiva: de la intervención policial a la gestión de riesgos." Revista de administración pública 178 (2009): 89-142. Gottschalk, Petter. "Stages of knowledge management systems in police investigations." Knowledge-Based Systems 19.6 (2006): 381-387. Holgersson, Stefan, Petter Gottschalk, and Geoff Dean. "Knowledge management in law enforcement: knowledge views for patrolling police officers." Int'l J. Police Sci. & Mgmt. 10 (2008): 76. Luen, Tan Woei, and Suliman Al-Hawamdeh. "Knowledge management in the public sector: principles and practices in police work." Journal of information Science 27.5 (2001): 311-318. Mertins, Kai, Peter Heisig, and Jens Vorbeck, eds. Knowledge management: concepts and best practices. Springer Science & Business Media, 2003. Pinc, Tânia Maria. Treinamento policial: um meio de difusão de políticas públicas que incidem na conduta indivudual do policial de rua. Diss. Universidade de São Paulo, 2011. Seba, Ibrahim, and Jennifer Rowley. "Knowledge management in UK police forces." Journal of Knowledge Management 14.4 (2010): 611-626. Thomas, James B., Stephanie Watts Sussman, and John C. Henderson. "Understanding “strategic learning”: Linking organizational learning, knowledge management, and sensemaking." Organization science 12.3 (2001): 331-345. Tudela, Patricio. "Reforma policial, COP y POP: Perspectivas latinoamericanas de aplicación y paradigmas de gestión policial dirigida a la comunidad." Obtenido el 2 (2007). |
||||
Carga Horária: |
27 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 70 | ||||
Ministrantes: |
João Pedro da Silva Paro Leandro Piquet Carneiro |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |