92202 - NC - Metodologia de Pesquisa e Bioestatística |
Período da turma: | 02/03/2020 a 28/02/2021
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Descrição: | ABRANGE:
1. Construção do conhecimento 2. Recursos informacionais 3. Bioestatística OBJETIVO 1. Oportunizar ao aluno refletir o papel da pesquisa na construção de conhecimento e na qualificação da prática profissional. 2. Capacitar o residente para identificar e utilizar os recursos disponíveis para realização de pesquisas bibliográficas e os passos para realização de pesquisas no HRAC-USP, relacionadas à aprovação do projeto de pesquisa e à publicação de artigos científicos. 3. Introduzir conceitos básicos de estatística dentro de um trabalho científico. Fazer registros objetivos das variáveis que compõem as pesquisas em saúde. Possibilitar a organização, a interpretação e a análise crítica de estudos na área e suas aplicações. Fazer avaliações qualitativas e quantitativas. METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas, leitura de textos, resolução de exercícios, discussão grupal, atividades práticas de busca de informações em bases de dados. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 - Introdução à pesquisa científica. 2 - Pesquisa no HRAC-USP: 2.1 Protocolo de pesquisa no HRAC-USP. 2.2 Estrutura do projeto de pesquisa e documentação. 2.3 Pesquisa envolvendo seres humanos: diretrizes e normas de pesquisas envolvendo seres humanos, Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP/HRAC-USP). 2.4 Pesquisa não envolvendo seres humanos. 3 - Pesquisa bibliográfica (aulas teóricas): 3.1 Definição, finalidade e fases da pesquisa bibliográfica. 3.2 Estruturação da busca: termos de busca (palavras-chave e descritores), operadores booleanos e truncamento. 4 - Recursos informacionais (aulas práticas): 4.1 Bases de dados bibliográficas em saúde: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed/Medline, outras bases de dados em saúde. 4.2 Bases de dados em áreas correlatas/complementares. 4.3 Sistema Integrado de Bibliotecas da USP - Serviços de informação disponíveis no SIBiUSP, Serviços de Informação do Campus USP Bauru, Dedalus e Pesquisa Integrada. 4.4 Recursos informacionais de acesso a documentos - trabalhos acadêmicos com acesso eletrônico, revistas científicas com acesso eletrônico, solicitação de documentos entre bibliotecas. 5 - Elaboração do trabalho científico (aula teórico-prática): 5.1 Normas para elaboração de referências. 5.2 Normas para elaboração de citações. 5.3 Normas para o Trabalho de Conclusão da Residência (TCR). 5.4 Publicação de artigos científicos. 6 - Bioestatística: 6.1 Definição, evolução histórica, localização da estatística no trabalho científico e diferença entre estatística descritiva e inferencial. 6.2 Tipos de variáveis: qualitativas (nominais e ordinais) e quantitativas (discretas e contínuas). 6.3 Tabelas: componentes, características gerais e tipos de tabelas. 6.4 Gráficos: características gerais e tipos de gráficos. 6.5 Medidas de tendência central. Medidas de variabilidade. 6.6 Teste de hipótese: definição, nível de significância e poder do teste. Escolha do teste estatístico adequado: algumas considerações. 6.7 Amostragem probabilística e não probabilística. Determinação do tamanho da amostra. 6.8 Pesquisa qualitativa X Pesquisa quantitativa. SISTEMA DE AVALIAÇÃO Participação e interesse do aluno nas discussões durante as aulas expositivas, resolução de exercícios diários, elaboração de resenha, discussão de artigos científicos indicados como leitura dirigida e avaliação escrita. BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS BARROS, A.J.S.; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos da metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2 ed. ampl. São Paulo: Makron Books, 2000. CAVALCANTI, A.L.; PADILHA, W.W.N.; VALENÇA, A.M.G. Desmistificando a elaboração do artigo científico: guia para acadêmicos da área de saúde. João Pessoa: Ideia, 2007. CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 3 ed. São Paulo: Makron Boooks, 1983. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2008. CNPQ. Arquivos de Ajuda da Plataforma Lattes. Brasília, CNPq, 2009. Disponível em: http://ajuda.cnpq.br/index.php/M%C3%B3dulo_Projetos. Acesso em: 12/07/2019. DEMO, P. Metodologia científica em ciências sociais. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1992. GATTI, B.A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009. GRIGOLLI, A.A.G. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Editora Santos, 2008. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas. 6 ed. rev. ampl. São Paulo: Atlas, 2007. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2019. MARTINEZ, E.Z. Bioestatística para os cursos de graduação da área da saúde. São Paulo: Blucher, 2015. PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. São Paulo: EDUSP, 1999. SOKAL, R.R.; ROHLF, F.J. Biometry: the principles and practice of statistics in biological research. 3 ed. New York: Freeman, 1995. VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. 5 reimp. São Paulo: Campus, 1991. VOLPATO, G.L. Bases teóricas para redação científica... por que seu artigo foi negado? São Paulo: Cultura Acadêmica; Vinhedo: Scripta, 2007. VOLPATO, G.L. Dicas para redação científica. 3 ed. ampl. rev. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. ZOLMAN, J.F. Biostatistics: experimental design and statistical inference. New York: Oxford University Press, 1993. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 17 | ||||
Ministrantes: |
Cybelle de Assumpcao Fontes Flávia Maria Ravagnani Neves Cintra |
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