Atividade

91983 - Diversidade religiosa em contextos pedagógicos

Período da turma: 09/09/2019 a 18/11/2019

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Descrição: Programa e bibliografia (sujeito a alterações):

09/09 | Aula 01 - Introdução: diversidade religiosa no Brasil
Apresentação do curso: objetivos, conteúdo, metodologia, bibliografia, questões práticas (funcionamento do curso). Discussão Introdutória: a diversidade de religiões presentes no território nacional brasileiro e suas implicações políticas e sociais.
MONTEIRO, Paula. Religiões e dilemas da sociedade brasileira. In: MICELI, S. (Org.) O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). Antropologia (V. 1). São Paulo, Sumaré, Anpocs/Capes, 1999, p. 327-367.

16/09 | Aula 02 - O catolicismo e a configuração da sociedade brasileira
Refletir sobre a organização da Igreja Católica no Brasil, seus principais pressupostos teológicos e a sua presença na esfera pública.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Capítulo 3: O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. In: VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo, Cosac Naify. 2002

23/09 | Semana da educação
Não haverá aula

30/09 | Aula 03. Inserção do protestantismo no Brasil
Analisar o processo de estabelecimento das igrejas evangélicas no Brasil, os principais modelos rituais e sua atuação no espaço público.
MENDONÇA, Antonio Gouvêa. Introdução. In: MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O celeste porvir: a introdução do protestantismo no Brasil. São Paulo, EDUSP, 2008.
MARIANO, Ricardo. Tipologia das formações pentecostais. In: MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo, Loyola, 2005


07/10 | Aula 04. Religiões afro-brasileiras e cultura nacional
Compreender o modo pelo qual as religiões afro-brasileiras se configuraram no contexto nacional e sua atuação decisiva na conformação dos símbolos culturais representativos da brasilidade.
AMARAL, Rita & SILVA, Vagner Gonçalves da. Religiões afro-brasileiras e cultura nacional: uma etnografia em hipermídia. Caderno Pós Ciências Sociais. v.3, n.6, jul/dez, São Luís, MA, 2006. pp 107-130. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/da/vagner/n6_Rita_Amaral.pdf


14/10 | Aula 05. Laicidade e secularismo
Investigar a configuração dos Estados modernos e os debates em torno da laicidade e do secularismo.
MONTERO, Paula. Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, n. 74, p. 47-65, mar 2016.


21/10 | Aula 06. Observando o religioso no contexto escolar
Disponibilizar ferramentas teórico-metodológicas para a observação e análise da dinâmica escolar e identificar situações de discriminação religiosa.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. A rua Quinze, de praça a praça: um exercício antropológico. NAU - Núcleo de Antropologia Urbana da USP[S.l: s.n.], 2009.


28/10 | Aula 07. Laicidade e educação
Refletir sobre a configuração do modelo republicano brasileiro com especial atenção ao processo de institucionalização da educação laica
DINIZ, Débora, LIONÇO, Tatiana, CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO, Editora Letras Livres, Editora UnB, 2010.
GOMES, Antonio Luis. “Divisões da fé: as diferenças religiosas na escola”. In: AQUINO, Júlio Groppa (org.). Diferenças e Preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Editora Summus, 1998.

04/11 | Aula 08. Ensino religioso
Debater sobre os impactos do ensino religioso confessional ofertado na educação básica no Brasil
CUNHA, Luiz Antônio. O veto transverso de FHC à LDB: o ensino religioso nas escolas públicas. Educ. Pesqui., Set 2016, vol.42, no.3, p.681-696. ISSN 1517-9702
CUNHA, Luiz Antônio. O Sistema Nacional de Educação e o ensino religioso nas escolas públicas

11/11 | Aula 09. Intolerância religiosa
Compreender as principais características das ações intolerantes relativas aos pertencimentos religiosos e os posicionamentos a-religiosos.
SILVA, Vagner Gonçalves da. Entre a Gira de Fé e Jesus de Nazaré: Relações sócio-estruturais entre neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras. In: SILVA, Vagner Gonçalves da (org.). Intolerância religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo, EDUSP, 2007


18/11 | Aula 10. Religião, gênero e educação.
Analisar os enfrentamentos observados no contexto escolar ao se desenvolver atividades pedagógicas em torno da temática dos marcadores de gênero e sexualidade.
KNOBLAUCH, Adriane. Religião, formação docente e socialização de gênero. Educ. Pesqui., Set 2017, vol.43, no.3, p.899-914. ISSN 1517-9702


Critérios de avaliação
Participação nas aulas presenciais (mínima de 85% da carga horária total do curso), realização das atividades dirigidas, entrega do trabalho final.
Nesta edição do curso será utilizada a ferramenta Moodle Extensão, a fim de facilitar a interação discente e a disponibilização dos materiais referentes ao curso, o que não se configura como um curso EAD, pois todos os encontros serão presenciais

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Cleto Júnior Pinto de Abreu
Rosenilton Silva de Oliveira


 
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