91981 - Diversidade religiosa em contextos pedagógicos |
Período da turma: | 09/09/2019 a 18/11/2019
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Descrição: | Programa e bibliografia (sujeito a alterações):
09/09 | Aula 01 - Introdução: diversidade religiosa no Brasil Apresentação do curso: objetivos, conteúdo, metodologia, bibliografia, questões práticas (funcionamento do curso). Discussão Introdutória: a diversidade de religiões presentes no território nacional brasileiro e suas implicações políticas e sociais. MONTEIRO, Paula. Religiões e dilemas da sociedade brasileira. In: MICELI, S. (Org.) O que ler na ciência social brasileira (1970-1995). Antropologia (V. 1). São Paulo, Sumaré, Anpocs/Capes, 1999, p. 327-367. 16/09 | Aula 02 - O catolicismo e a configuração da sociedade brasileira Refletir sobre a organização da Igreja Católica no Brasil, seus principais pressupostos teológicos e a sua presença na esfera pública. VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Capítulo 3: O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. In: VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo, Cosac Naify. 2002 23/09 | Semana da educação Não haverá aula 30/09 | Aula 03. Inserção do protestantismo no Brasil Analisar o processo de estabelecimento das igrejas evangélicas no Brasil, os principais modelos rituais e sua atuação no espaço público. MENDONÇA, Antonio Gouvêa. Introdução. In: MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O celeste porvir: a introdução do protestantismo no Brasil. São Paulo, EDUSP, 2008. MARIANO, Ricardo. Tipologia das formações pentecostais. In: MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo, Loyola, 2005 07/10 | Aula 04. Religiões afro-brasileiras e cultura nacional Compreender o modo pelo qual as religiões afro-brasileiras se configuraram no contexto nacional e sua atuação decisiva na conformação dos símbolos culturais representativos da brasilidade. AMARAL, Rita & SILVA, Vagner Gonçalves da. Religiões afro-brasileiras e cultura nacional: uma etnografia em hipermídia. Caderno Pós Ciências Sociais. v.3, n.6, jul/dez, São Luís, MA, 2006. pp 107-130. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/da/vagner/n6_Rita_Amaral.pdf 14/10 | Aula 05. Laicidade e secularismo Investigar a configuração dos Estados modernos e os debates em torno da laicidade e do secularismo. MONTERO, Paula. Religião, pluralismo e esfera pública no Brasil. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, n. 74, p. 47-65, mar 2016. 21/10 | Aula 06. Observando o religioso no contexto escolar Disponibilizar ferramentas teórico-metodológicas para a observação e análise da dinâmica escolar e identificar situações de discriminação religiosa. MAGNANI, José Guilherme Cantor. A rua Quinze, de praça a praça: um exercício antropológico. NAU - Núcleo de Antropologia Urbana da USP[S.l: s.n.], 2009. 28/10 | Aula 07. Laicidade e educação Refletir sobre a configuração do modelo republicano brasileiro com especial atenção ao processo de institucionalização da educação laica DINIZ, Débora, LIONÇO, Tatiana, CARRIÃO, Vanessa. Laicidade e ensino religioso no Brasil. Brasília: UNESCO, Editora Letras Livres, Editora UnB, 2010. GOMES, Antonio Luis. “Divisões da fé: as diferenças religiosas na escola”. In: AQUINO, Júlio Groppa (org.). Diferenças e Preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo, Editora Summus, 1998. 04/11 | Aula 08. Ensino religioso Debater sobre os impactos do ensino religioso confessional ofertado na educação básica no Brasil CUNHA, Luiz Antônio. O veto transverso de FHC à LDB: o ensino religioso nas escolas públicas. Educ. Pesqui., Set 2016, vol.42, no.3, p.681-696. ISSN 1517-9702 CUNHA, Luiz Antônio. O Sistema Nacional de Educação e o ensino religioso nas escolas públicas 11/11 | Aula 09. Intolerância religiosa Compreender as principais características das ações intolerantes relativas aos pertencimentos religiosos e os posicionamentos a-religiosos. SILVA, Vagner Gonçalves da. Entre a Gira de Fé e Jesus de Nazaré: Relações sócio-estruturais entre neopentecostalismo e religiões afro-brasileiras. In: SILVA, Vagner Gonçalves da (org.). Intolerância religiosa. Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro-brasileiro. São Paulo, EDUSP, 2007 18/11 | Aula 10. Religião, gênero e educação. Analisar os enfrentamentos observados no contexto escolar ao se desenvolver atividades pedagógicas em torno da temática dos marcadores de gênero e sexualidade. KNOBLAUCH, Adriane. Religião, formação docente e socialização de gênero. Educ. Pesqui., Set 2017, vol.43, no.3, p.899-914. ISSN 1517-9702 Critérios de avaliação Participação nas aulas presenciais (mínima de 85% da carga horária total do curso), realização das atividades dirigidas, entrega do trabalho final. Nesta edição do curso será utilizada a ferramenta Moodle Extensão, a fim de facilitar a interação discente e a disponibilização dos materiais referentes ao curso, o que não se configura como um curso EAD, pois todos os encontros serão presenciais |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 34 | ||||
Ministrantes: |
Cleto Júnior Pinto de Abreu Rosenilton Silva de Oliveira |
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