91767 - A educação no Renascimento: textos e contextos. |
Período da turma: | 08/11/2019 a 06/12/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos
Introduzir o conceito de Renascimento. Analisar diversas facetas do movimento renascentista na Itália. Compreender a relevância das artes para o período. Problematizar a ideia de retomada de “ideais” gregos e latinos. Problematizar o “distanciamento” forçado em relação a história anterior. Difundir o projeto pedagógico dos studia humanitatis. Ler textos da época que tratam da educação. Compreender qual concepção de educação era sustentada. Refletir sobre a atualidade do Renascimento pedagógico hoje. Programa: 1. Introdução ao Renascimento italiano. 2. O Renascimento italiano em imagens. 3. O que renasce ou ressurge? Semelhanças e dessemelhanças com outras retomadas da cultura greco-romana. 4. Uma nova educação? Posições e oposições à cultura medieval 5. Os studia humanitatis: a relação com o trivium e o quadrivium. 6. A formação do homem moral e do cidadão: uma disjuntiva impossível. 7. O ideal da formação total: possibilidades e impossibilidades atuais. Método Aulas expositivas, leitura e análise de excertos de tratados educacionais humanistas. Avaliação Não há avaliação Bibliografia básica Burke, P. – The Italian Renaissance: culture and society in Italy. Princeton: Princeton University Press, 2014. Curtius, E. R. – Literatura Europeia e Idade Média Latina. São Paulo: Edusp, 1996. Garin, E. – L’educazione humanística in Italia – testi scelti e ilustrati. Bari: Laterza, 1949. ______. – L’éducation de l’homme moderne: la pédagogie de la Renaissance 1400-1600, traduit de l’italien par Jacqueline Humert. Paris: Fayard, 2003 Humanist educational treatises Kristeller, P. – Tradição Clássica e Pensamento do Renascimento. Lisboa: Edições 70, s/d. Lauand, L. J. – Cultura e educação na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2013. Lefort, C. – Formação e Autoridade: a educação humanista, in Desafios da Escrita Política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999. Marrou, H.-I. – História da Educação na Antiguidade. Campinas: Kirion, 2017. Nunes, R. A. C. – História da educação na Antiguidade Cristã. Campinas: Kirion, 2017 ____________. – História da educação na Idade Média. Campinas: Kirion, 2018 ____________. – História da educação no Renascimento. Campinas: Kirion, 2018. Panofsky, E. – Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental. Lisboa: Editorial Presença, 1960. Vários – Humanist Educational Treatises. Cambridge: Harvard University Press, 2002. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Andre Manoel do Nascimento Cauê Cardoso Polla |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |