91715 - Quem é o professor, quem é a professora? Perspectivas a partir do teatro. |
Período da turma: | 11/11/2019 a 02/12/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos: Refletir sobre a questão da identidade docente a partir da leitura de peças de teatro. Compreender a produção de obras dramatúrgicas em sua caracterização de problemas educacionais e pedagógicos. Analisar a função social do teatro em relação com a educação. Problematizar a disjunção “leitura” x “performance”. Compreender historicamente a atualidade do teatro.
Programa: 1. A função do teatro grego 2. Prometeu acorrentado de Ésquilo: ensinar é perigoso. 3. Ainda o Prometeu: o perigo do conhecimento. 4. A função do drama burguês. 5. Um ilustre desconhecido: Jakob Michael Reinhold Lenz 6. O preceptor ou vantagens da educação particular (uma comédia): educar em casa ou educar na escola? 7. As desventuras de um preceptor: apenas um serviçal? 8. Brecht retoma Lenz: 200 anos de uma mesma miséria. Método Aulas expositivas e leitura de texto. Avaliação Não há avaliação. Bibliografia resumida Chantraine, Pierre. - Dictionnaire étymologique de la langue grecque. Paris: Klincksieck, 1999, Croally, Paul. “Tragedy’s Teaching”. In: Gregory, J. (Ed.) Greek tragedy. Oxford: Blackwell, 2008 Else, Gerald F. - The Origin and Early Form of Greek Tragedy. Harvard: Havard University Press,1967, Ésquilo – Tragédias. Tradução, introdução e notas de Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2009. Goff, J. – “Documento/monumento”. In: História & memória. 7ª. edição revista. Campinas: Editora da Unicamp, 2016, pp. 485-499 Greek Tragedy. Oxford: Blackwell, 2008, Grimal, Pierre – Le théatre antique. Paris: PUF, 1978. Lenz, J. R. M. - Notas sobre o teatro.Tradução de Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2006. Lenz, J. R. M. - O preceptor ou vantagens da educação particular (uma comédia). Tradução, estudos críticos e materiais para uma montagem de Willi Bolle, Erlon J. Paschoal e Flávio M. Quintiliano. São Paulo: Paz e Terra, 1983. Lenz, J. R. M. – Werke und Bridge in Drei Bänden. Herausgegeben von Sigrid Damm. Frankfur-am-Main: Insel Verlag, 2005. Mattos, F.de – “A querela do teatro no século XVIII: Voltaire, Diderot, Rousseau”. Revista O que nos faz pensar, São Paulo, n. 25, p. 7-22, 2009 Szondi, Peter. Teoria do drama burguês. Trad. L. S. Repa. São Paulo: Cosac Naify, 2004. Torrano, Jaa. “A educação trágica”. - Filosofia e Educação, Campinas, v. fe/maio 2017, n. 1, p. 63-80, 2017 Ubersfeld, A. – Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2013. Oekonomische Encyklopädie oder allgemeines System der Staats- Stadt- Haus- und Landwirthschaft (1773-1858) Deutsches Wörterbuch von Jacob Grimm und Wilhelm Grimm (1854) |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Cauê Cardoso Polla |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |