Atividade

91713 - A educação na Enciclopédia de Diderot e D'Alembert

Período da turma: 07/10/2019 a 28/10/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos

Ressaltar a importância da educação no século XVIII. Apresentar o verbete Educação da Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios editada por Denis Diderot e Jean le Rond D'Alembert, analisá-lo e interpretá-lo. Refletir sobre a relevância do empreendimento da Enciclopédia. Compreender o que é uma enciclopédia e seu substrato conceitual.

Programa

1. A educação no século XVIII
2. A Enciclopédia de Diderot e D’Alembert
3. Precedentes enciclopédicos: História Natural (Plínio, o velho) Etimologias (Santo Isidoro de Sevilha)
4. O verbete Educação na Enciclopédia
5. Tempos e contratempos de uma ideia ilustrada de educação.

Método
Aulas expositivas e leitura de texto.

Avaliação
Não há avaliação.

Bibliografia
Pede-se a leitura do verbete Educação para a segunda aula. A tradução inédita será fornecida pelo ministrante. Esta é a única leitura exigida para todas as aulas.
Becker, C. – The Heavenly City of the Eighteen-Century Philosophers. New Haven: Yale University Press, 2003
Boto, C. – A Escola do Homem Novo: Entre o Iluminismo e a Revolução Francesa. São Paulo: Editora da Unesp, 1996
Cassirer, Ernst – Enlightenment. In: Gesammlte Werke. Hamburger Ausgabe, vol.17. Hamburg: Felix Meiner Verlag, 1980.
Darnton, R. - The Literary Underground of the Old Regime. Cambridge: Harvard University Press, 1985.
Diderot, D. – Enciclopédia ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios. Tradução de Pedro Paulo Pimenta, Maria das Graças de Souza e Luís Fernandes do Nascimento. São Paulo: Editora Unesp, 2015, 5vols.
Gay, Peter – The Enlightement: the Science of Freedom. New York: W. W. Norton & Company, 1996
Isidoro de Sevilha – Etimologías. Tradução de José Oroz Reta e Manuel Marcos Casquero. Madrid: Biblioteca de Auctores Cristianos, 2009.
Pallares-Burke, M. L. G – “Educação das massas: uma ‘sombra’ no século das Luzes”. In: Brasil 500 anos: tópicas em história da educação. São Paulo: Edusp, 2001
__________________ . – “Iluminismo, Educação e Doutrinação: algumas reflexões” In: Cadernos de História e Filosofia da Educação, vol.III, n.5, 2000
Plínio – Histoire naturelle. Tradução de Stéphane Schmitt. Paris: Gallimard, 2013
Pomeau, R. - La Europa de Las Luces: cosmopolitismo y unidad europea em el siglo XVIII. Tradução de Juan José Utrilla. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica
Rouanet, S. P. – “Razões do neo-iluminismo” in: A criação histórica. Porto Alegre: Artes e Ofícios Editora, 1992,
Vierhaus, R. – “The Historical Interpretation of the Enlightenment: Problems and Viewpoints”. In: Enlightenment in Germany. Editado por Paul Raab e Wilhelm Schmidt-Biggemann. Bonn: Hohwacht Verlag, 1979
_________. – “Aufklärung als Lernprozess”. In: Deutschland im 18 Jahrhundert. Ausgewählte Aufsätze von Rudolf Vierhaus. Göttingen: Vanderhoek und Ruprecht, 1987
_________. – “Bildung”. In: Geschichtliche Grundbegriffe – Historische Lexikon zur politisch-sozialen Sprache in Deutschland. Herausgegeben von Otto Brunner, Werner Conze, Reinhart Koselleck. Band 1 A-D. Ernst Klett Verlag Stuttgart, 1971

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Cauê Cardoso Polla


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP