Atividade

91675 - Cultura Corporal: fundamentação e prática pedagógica 2019

Período da turma: 16/08/2019 a 11/10/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Conteúdos
• Concepções de cultura e escolarização (A natureza cultural do homem; Concepções de cultura e Função social da escola na contemporaneidade);
• A Motricidade Humana (A construção cultural do corpo humano; O corpo: sede de signos sociais; As diferentes interpretações sobre o movimento humano; Diferentes abordagens da Educação Física escolar);
• A cultura corporal como componente da cultura (Crise de identidade da EF: influências da física, biologia, psicologia e semiótica);
• O debate curricular na Educação Física (teorias tecnicistas, críticas e pós-críticas);
• O papel da escola na discussão, reconstrução e ampliação da cultura corporal (Do corpo matéria-prima ao corpo cidadão; cultura corporal x cultura escolar);
• Alternativas metodológicas (a pedagogia da cultura corporal).

Metodologia
• Tempestade de ideias sobre os aspectos que serão abordados ao longo do curso.
• Atividades em grupo (G.V. G.O. / Phillips 6.6 / Análise de trechos de vídeo / Discussão de textos etc.).
• Proposição de situações-problema para reflexão e debate.
• Pesquisa bibliográfica.

Carga horária
15 horas.

Cronograma
16/08; 30/08; 13/09; 27/09 e 11/10, das 19h00 às 22h00.

Avaliação:

Dado que o presente curso de extensão se propõe ao oferecimento de subsídios para a reflexão de uma prática educacional diferenciada com a cultura corporal de movimento, ao seu término, os participantes deverão apresentar uma análise crítica de uma experiência pedagógica a partir da teorização cultural da Educação Física.

Referências bibliográficas

BERNSTEIN, B. Pedagogia, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1998.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
CANDAU, V.M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A F. e CANDAU, V.M. (Orgs.) Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
CANEN, A. e OLIVEIRA, A. M. A. Multiculturalismo e currículo em ação: um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação. n. 21, 2002, pp. 61-74.
CORAZZA, S. M. Artistagens: filosofia da diferença e educação: Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
DOLL Jr., W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artmed, 1997
ESCOSTEGUY, A.C. Cartografia dos Estudos Culturais: uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
FANON, F. Pele Negra, Mascaras Brancas. Rio de Janeiro: Fator, 1983.
FEATHERSTONE, M. O Desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel, Sesc, 1997.
FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
GARCIA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1998.
GIROUX, H. Teoria Crítica e Resistência em Educação. Petrópolis: Vozes, 1986.
_________. Atos impuros: a prática podítica dos estudos culturais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. In: Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 22, n. 2, jul./dez. 1997. pp. 15-46.
_________. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
_________. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.
McLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 1997.
_________. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para novo milênio. Porto Alegre: Artmed, 2000.
MOREIRA, A. F. B. (Org.) Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997.
MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Revista Brasileira de Educação, n.23, maio/jun/jul/ago, 2003. pp.156-168
MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC/SEB, 2007.
NEIRA, M. G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
__________. A Cultura Corporal Popular como conteúdo do currículo multicultural da Educação Física. Pensar a prática, Goiânia, v. 11, n. 1, jan./mar., 2008a. pp. 81-90.
NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.
NEIRA, M. G. e UVINHA, R. R. Cultura corporal: diálogos entre Educação Física e Lazer. Petrópolis: Vozes, 2009.
SILVA, T.T. (Org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
__________. Teoria cultural da educação: Um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autentica, 2000.
__________. (Org.) Nunca Fomos Humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
__________. O currículo como fetiche: a política e a poética do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
__________. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
TORRES SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Marcos Garcia Neira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP